sábado, 20 de abril de 2024

50 ANOS DO ELO PERDIDO (e algumas curiosidades sobre A CAVERNA DO DRAGÃO)


Em Setembro vão se completar 50 anos do lançamento do seriado O Elo Perdido.
Pra marcar a data, decidi fazer um post lembrando algumas curiosidades sobre essa produção. E também comparando ela com um desenho muito popular dos anos 80 e que teve vários pontos em comum com ela: A Caverna do Dragão (1983).

O ELO PERDIDO versus A CAVERNA DO DRAGÃO: as semelhanças!

Tanto em O Elo Perdido quanto em A Caverna do Dragão vemos um grupo de pessoas que, enquanto se divertiam em atividades sem nada de sobrenaturais, foram engolidas por passagens mágicas que transportaram elas pra outro lugar, onde ficaram presas.
A Família Marshall foi lançada numa espécie de outra dimensão onde viviam criaturas dos mais variados lugares e épocas; o grupo de amigos liderados pelo Hank foi lançado em outro planeta, o Reino, também com algumas criaturas de lugares e épocas diferentes, mas com a maioria dos habitantes sendo criaturas nativas de lá mesmo.
Tanto em O Elo Perdido quanto em A Caverna do Dragão vemos um irmão e uma irmã nos grupos de heróis: o Will e a Holly no 1º seriado e o Bobby e a Sheila no 2º.
Os heróis de ambos os seriados receberam como novo membro do grupo uma criatura de outra espécie que encontraram: o Cha-Ka em O Elo Perdido e a Uni em A Caverna do Dragão.
Tanto em O Elo Perdido quanto em A Caverna do Dragão os heróis se deparam de vez em quando com répteis humanoides mal intencionados que enchem o saco deles.
Os sleestaks em O Elo Perdido e os orcs em A Caverna do Dragão.
Tanto em O Elo Perdido quanto em A Caverna do Dragão existe um mago sábio que ajuda o grupo de heróis... pero no mucho.
No 1º seriado, um antepassado dos sleestaks, chamado Enik, tenta controlar os fenômenos sobrenaturais que ele encontra naquela dimensão. E ele procura ajudar, no mesmo peso e na mesma medida, tanto a Família Marshall quanto os sleestaks, o que faz com que todos olhem meio de lado pras ajudas que ele oferece.
No 2º seriado, o Mestre dos Magos aparece sempre pra avisar aos garotos sobre o próximo perigo que eles vão encontrar pelo caminho e dá uma dica, através de enigmas, de como resolver os problemas que vão aparecer. Mas rarissimamente ele ajuda os garotos diretamente.
Tanto em O Elo Perdido quanto em A Caverna do Dragão os heróis são frequentemente atacados por monstros gigantes.
Tanto em O Elo Perdido quanto em A Caverna do Dragão existem passagens mágicas que levam a outros mundos. Mas ninguém sabe muito bem como controlar essas passagens e elas nunca ficam abertas por muito tempo.
E aliás, em ambos os seriados existem insinuações vindas do futuro de que os heróis vão conseguir voltar pra Terra algum dia usando alguma dessas passagens, embora nenhum episódio mostre a volta definitiva deles.
Em ambos os seriados são mostrados territórios pantanosos restritos, embora o resto do ambiente seja de outro tipo: a maior parte da outra dimensão vista em O Elo Perdido é florestal e a maior parte do outro planeta visto em A Caverna do Dragão é desértica.

E tanto O Elo Perdido quanto A Caverna do Dragão não tiveram um último episódio lançado.

O ELO PERDIDO versus A CAVERNA DO DRAGÃO: as diferenças!

O Elo Perdido é uma produção live-action; A Caverna do Dragão é um desenho animado.
Na outra dimensão vista em O Elo Perdido era relativamente raro encontrar criaturas com poderes mágicos (muitos que tavam lá eram humanos normais); o outro planeta visto em A Caverna do Dragão era cheio de criaturas mágicas.
Na outra dimensão vista em O Elo Perdido existia 1 único dragão, o Tocha, que só apareceu na fase final do seriado; no outro planeta visto em A Caverna do Dragão existiam dezenas de dragões de tipos diferentes, vistos durante o seriado todo.
Os heróis do 1º seriado estabeleceram residências fixas no novo mundo que encontraram (uma caverna e, depois, um templo abandonado dos sleestaks); os heróis do 2º seriado vagavam a esmo pelo Reino, sem nunca se fixar em lugar nenhum.
Os heróis do 1º seriado nunca lutaram armados contra os vilões que encontraram; os heróis do 2º seriado sempre lutaram contra os vilões que encontraram usando, cada um, o objeto mágico dado pelo Mestre dos Magos.

O Elo Perdido tem um tom mais de aventura sem compromisso com a dramaticidade dos personagens: eles sempre tentavam voltar pra Terra, mas não chegavam a manifestar grandes sofrimentos quando não conseguiam.
A Caverna do Dragão tem um tom um pouco mais pesado: os dramas pessoais dos personagens são mais bem trabalhados e todos passaram por seus sofrimentos individuais durante o seriado, às vezes desabando em lágrimas quando algo dava errado.

🐉🐉🐉

Outras vezes em que o blog já falou sobre...

A CAVERNA DO DRAGÃO






O ELO PERDIDO









Até a próxima!
Brasil 2024: tempo de pensar no que é melhor pra sua cidade.

Nenhum comentário: