sábado, 1 de outubro de 2022

NINJA SENTAI KAKURANGER

título original: Ninja Sentai Kakuranger
título brasileiro: inexistente (inédito no Brasil)
ano de lançamento: 1994
país: Japão
elenco principal: Hiroshi Tsuchida, Kane Kosug, Satomi Hirose, Shu Kawai, Teruaki Ogawa
direção: Yoshiaki Kobayashi
roteiro: Noboru Sugimura

Japão. Período Sengoku.
A líder de um grupo de ninjas justiceiros chamada Tsuruhime andava pelo país com seus aliados Jiraiya, Saizo, Sasuke e Seikai.
Juntos eles combatiam os bandidos da época. Até o dia em que se viram frente a frente com um yokai. E vendo que não tinham força pra derrubar o monstro, eles decidiram prender ele dentro de um portão mágico atrás do qual é possível aprisionar criaturas sobrenaturais, chamado Fuin No Tobira.
Eles cravaram as 5 espadas deles no solo, fazendo a Fuin No Tobira se abrir na frente deles. Mas acabaram ficando presos lá dentro junto com o yokai que tavam combatendo...
Japão. 1994.
Um yokai consegue fazer os descendentes dos antigos Saizo e Sasuke, também chamados Saizo e Sasuke, caírem numa armadilha e abrirem o Fuin No Tobira, soltando todos os yokais que tavam presos lá dentro. E esses se juntam aos yokais que já tavam soltos e começam a espalhar caos pelo Mundo.
Vendo a situação, um feiticeiro chamado Sandayu guia os 2 rapazes até o lugar onde as 5 espadas ficaram cravadas na terra. E lá, eles encontram uma garota chamada Tsuruhime, descendente da antiga Tsuruhime, que vai explicar a eles como combater os yokais. Mas ela também explica que eles precisam encontrar 2 outros rapazes, descendentes de 2 outros antigos ninjas, pra formar assim o único grupo capaz de restabelecer a paz, o Esquadrão Ninja Kakuranger.

Yokais, antes que alguém pergunte, são assombrações do Folclore Japonês. E como já tá claro, eles são os vilões de Ninja Sentai Kakuranger.
Até que os primeiros episódios desse sentai inovaram um pouco...
Em relação aos heróis, enquanto em quase todos os sentais o guerreiro vermelho do grupo é o mais poderoso e também o líder do grupo, aqui, embora o guerreiro vermelho também seja o mais poderoso, a líder do grupo é a guerreira branca.
Em relação aos vilões, não há um vilão fixo nos primeiros 11 episódios: numa situação bem parecida com a dos heróis de Scooby-Doo, Cadê Você? (1969), os kakurangers vão andando com o furgão deles pelo Japão e enfrentando os yokais que eles vão encontrando ao acaso pelo caminho. E o vilão principal, chamado Daimao, só entra em cena pessoalmente no 31º episódio.
E sem dar spoilers, o final também é relativamente diferente: não pensem que o vilão principal vai ser explodido pelos heróis numa luta mano a mano no último episódio, como acontece na maioria dos sentais.
Quanto ao Sandayu, é claro que ele é um aliado dos kakurangers. Mas... Dá pra comparar ele bem com o Mestre dos Magos da Caverna do Dragão (1983): ele orienta, mas raramente ajuda os heróis de forma direta, só fazendo isso quando a situação tá muito braba mesmo.
Assim como aconteceu em Comando Estelar Flashman (1986), em Kakuranger a coisa começou mais num clima de comédia. Mas foi ficando mais séria mais ou menos do meio do seriado pra frente.
Em 1995, várias cenas de Kakuranger foram utilizadas como stock footage na 3ª temporada de Power Rangers. Inclusive o Dom Ritão e o Rito Revolto, que foram 2 vilões fixos de Power Rangers criados naquela época, foram inspirados em 2 vilões fixos de Kakurangers: o Daimao e o Gashadokuro.
O ator Takayuki Godai, que aqui interpretou o guerreiro Hakumenro, já tinha interpretado o 2º guerreiro vermelho de Taiyo Sentai San Barukan (1981).
O ator Keisuke Tsuchiya, que aqui interpretou o herói Jiro, já tinha interpretado o guerreiro amarelo Kazu em Gosei Sentai Dairanger (1993).
O ator Daisuke Tsuchiya, irmão do Keisuke, que aqui interpretou o herói Taro, já tinha interpretado uma cópia perversa do Kazu em 1 episódio de Dairanger.
A atriz Ryo Narushima, que aqui interpretou a vilã Sakura, já tinha tido uma pequena personagem em Kosoku Sentai Turboranger (1989) e também já tinha interpretado a guerreira amarela Remi em Chikyu Sentai Fiveman (1990).
O ator Hideaki Kusaka, que aqui interpretou o soberano yokai Daimao, já tinha interpretado o Heru Satan em San Barukan; o Mau Saíke em Sharivan, o Guardião do Espaço; o Aton em Kagaku Sentai Dynaman (ambos de 1983); o Saigon em Chodenshi Bioman (1984); o Satan Goss em O Fantástico Jaspion; o Gyodai em Esquadrão Relâmpago Changeman (ambos de 1985); o La Deus em Flashman; o Zeba em Defensores da Luz Maskman (1987); o Ragon em Turboranger; o vilão redimido Gunsa em Fiveman; o Gurei em Chojin Sentai Jetman (1991); o vampiro Totopato em Kyoryu Sentai Zyuranger (1992); e um dos reis de Goma em Dairanger.
A atriz Ami Kawai, que aqui interpretou a aparência humana do monstro do 17º episódio, já tinha interpretado as vilãs Marshal em Jiban (1989) e Rami em Zyuranger.
E a atriz Reiko Chiba, que aqui apareceu em 1 episódio como uma borboleta transformada em mulher, já tinha interpretado a guerreira rosa Mei em Zyuranger.
Mais informações sobre Kakuranger? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘seriados’ que você acha posts sobre A Caverna do Dragão, Bioman, Changeman, Dairanger, Dynaman, Fiveman, Flashman, Jaspion, Jetman, Jiban, Maskman, San Barukan, Scooby-Doo, Sharivan, Turboranger e Zyuranger.
ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!

Nenhum comentário: