título original: Jaianto Robo
título brasileiro: Robô Gigante
ano de lançamento: 1967
país: Japão
elenco principal: Akio Ito, Mitsunobo Kaneko, Shozaburo Date
direção: Itaru Orita, Katsuhiko Taguchi, Koichi Takemoto, Michio Konishi e Minoru Yamada
roteiro: Hiro Matsuda, Masaru Igami, Mon Shichijo e Shu Abe
Pouco depois que um misterioso extraterrestre identificado como Imperador Girochin chega à Terra e afunda no Mar, um navio é atacado por um feroz monstro gigante, que afunda a embarcação.
Os únicos sobreviventes são um rapaz chamado Juro e um menino chamado Daisaku, que conseguem nadar até uma ilha. E lá, eles são capturados pelos soldados da BF, a organização comandada pelo Girochin.
Eles ficam sabendo que o alien mandou construir um robô gigante de 30 metros, disposto a usar ele pra conquistar a Terra. Mas o cientista terráqueo que foi forçado a construir esse robô se revolta contra a BF e decide destruir aquela base, ao mesmo tempo em que ele aconselha o Juro e o Daisuku a fugirem dali.
O cientista realmente faz isso. Mas o robô é tão resistente que suporta a explosão sem nenhum arranhão! E como o Daisuku, meio brincando, fala ao lado de um mecanismo que controla o robô, esse registra a voz dele como a voz de comando que ele tem que obedecer. E agora, ele só serve ao menino.
Uma arma valiosa, já que, daqui pra frente, o Girochin vai atacar com vários monstros gigantes seguidos, além de outros robôs gigantes menos poderosos.
Em Maio de 1967, foi lançada no Japão uma série de revista em quadrinhos de aventura chamada Jaianto Robo.
Em Outubro do mesmo ano, a Toei lançou um seriado live-action com mais ou menos os mesmos personagens principais daquela série, igualmente chamado Jaianto Robo. Mas que no Brasil seria lançado como Robô Gigante.
É bem evidente eles pegaram carona na moda de Ultraman e Os Vingadores do Espaço (ambos de 1966), que mostravam heróis robóticos gigantes lutando contra monstros gigantes, embora o robô gigante visto aqui seja muito mais desprovido de personalidade própria do que aqueles que foram vistos nos 2 seriados anteriores, pelo menos até o final do seriado...
Robô Gigante não é um seriado longo (tem só 26 episódios). E mostra o que se espera ver num seriado japonês de aventura dos anos 60.
Claro que a história tem as suas esquisitices. Por exemplo, o menino Daisaku: é um personagem que, apesar de ser criança, anda por aí sozinho e não tem família nem ninguém responsável por ele!
A impressão que dá é que o personagem foi projetado pra ser um adulto no seriado (porque ele é tratado como adulto durante 90% do tempo), mas decidiram botar uma criança pra interpretar ele, pro seriado parecer mais atrativo pro público infantil.
Os efeitos especiais são bem datados. Mas eram os efeitos daquela época, né?
A história também mostra algumas situações que nunca seriam aceitas num programa infanto-juvenil de hoje, como crianças enfrentando os vilões com armas de fogo. E até crianças sendo mortas pelos vilões.
Contudo, se você gosta de programas desse tipo, Robô Gigante tem tudo pra agradar.
Eu até diria que, se você é fã de Frankenstein Jr. (1966), você também vai gostar de Robô Gigante. Afinal, o tema é bem parecido, né?
O hoje falecido ator Mitsuo Ando, que aqui interpretou o vilão Oba, interpretaria o Presidente de Kuro Jujigun em Himitsu Sentai Gorenger (1975), teria um pequeno personagem em 1 episódio de Denshi Sentai Denziman (1980) e interpretaria o vilão Leider em Sharivan, o Guardião do Espaço (1983).
Mais informações sobre Robô Gigante? Lá vai:
Mais informações sobre Denziman? Lá vai:
Mais informações sobre Frankenstein Jr? Lá vai:
Mais informações sobre Gorenger? Lá vai:
Mais informações sobre Os Vingadores do Espaço? Lá vai:
Mais informações sobre Sharivan? Lá vai:
Mais informações sobre Ultraman? Lá vai:
ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!😉
Nenhum comentário:
Postar um comentário