segunda-feira, 18 de julho de 2022

DO COMEÇO AO FIM / DE COMIENZO A FIN

títulos originais: Do Começo ao Fim / De Comienzo a Fin
ano de lançamento: 2009
países: Argentina / Brasil
elenco principal: Fábio Assunção, João Gabriel Vasconcellos, Rafael Cardoso
direção e roteiro: Aluizio Abranches

Os irmãos (só por parte de mãe) Francisco e Tomaz se aproximam na infância mais do que seria comum, se aproximam cada vez mais na adolescência e finalmente se tornam amantes e inseparáveis quando chegam à vida adulta.

Acho que isso não chega a ser nem uma sinopse, mas sim o roteiro todo dessa coprodução brasilo-argentina.rsrs
Esse filme (lançado no Brasil  como Do Começo ao Fim e na Argentina como De Comienzo a Fin) é parado durante a maior parte do tempo. E a história se desenvolve só mais ou menos até o meio do filme. A partir desse ponto, o roteiro encalha e não segue mais em frente. Ou, pelo menos, não mostra mais nada de novo pelo resto do filme. Então, se você é fã incondicional de ação, já posso adiantar que você não vai curtir muito esse filme.
Mas enfim: Do Começo ao Fim conta uma história inverossímil. Por que inverossímil? Porque seria impossível as coisas acontecerem da forma como aparece ali.
Não que o incesto gay seja uma situação impossível. Aliás, quanto mais a gente estuda as relações humanas, mais a gente conclui que NADA é impossível, né? Mas a forma como a família e os amigos dos personagens aceitam a relação deles 100% numa boa, sem nem sequer acharem estranho, tá completamente distante da realidade.
É evidente que, pelo menos nos centros urbanos do Brasil (e a maior parte da história do filme se passa no Rio de Janeiro), a homossexualidade já não é mais nenhum super tabu, a não ser entre os pentecostais e neopentecostais. É claro que, fora desse meio que eu acabei de mencionar, ainda se vê muitos olhares tortos, ainda se ouve muitas pessoas que juram que não têm nada contra os gays defendendo ideias preconceituosas e tal. Mas, exceto quando a situação envolve evangélicos, é raro que passe disso.
Assim, o problema do filme não é nem a homossexualidade, mas sim o incesto. Porque isso, sim, só seria aceito numa boa por meia dúzia de pessoas, se tanto, né? Mesmo que fosse entre um homem e uma mulher.
Outro filme do Aluizio Abranches que eu já indiquei aqui foi Um Copo de Cólera (1999).
Mais informações sobre Do Começo ao Fim? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘produções brasileiras’ que você acha o post sobre Um Copo de Cólera.
Até a próxima!

Nenhum comentário: