terça-feira, 13 de dezembro de 2022

AOS TEUS OLHOS

título original: Aos Teus Olhos
ano de lançamento: 2017
país: Brasil
elenco principal: Daniel de Oliveira, Malu Galli, Marco Ricca
direção: Carolina Jabor
roteiro: Josep Maria Miró e Lucas Paraizo

Um dia, um menino chega em casa e diz aos pais que o professor de natação dele, chamado Rubens, deu um beijo na boca dele quando eles estavam sozinhos no vestiário.
Entendendo o que ela quis entender sobre aquilo que o menino contou, a mãe dele entra no grupo da rede social que ela frequenta e conta as coisas que ela entendeu que aconteceram.
A partir daí, a vida do Rubens vira um inferno tanto no lado pessoal quanto no profissional. Quase todos acreditam que ele estuprou ou, no mínimo, tentou estuprar o menino. E quem não acredita, no mínimo, desconfia.

Bom, não é preciso ser muito realista pra saber que o que acontece com a criança quando ela está na escola é uma coisa, aquilo que ela conta que aconteceu (na forma infantil dela de se expressar) quando ela chega em casa é uma 2ª coisa e aquilo que a mãe entende que a criança está dizendo é uma 3ª coisa.
Também não é preciso ser muito realista pra saber que aquilo que a mãe entende que a criança está contando é sempre 50 vezes pior do que aquilo que aconteceu de fato.
E é exatamente o que a gente vê em Aos Teus Olhos.
O filme chama atenção principalmente pro preconceito que existe contra os homens que trabalham com crianças. Preconceito esse que as mulheres não sofrem.
Por exemplo: se uma mulher adulta trabalha com crianças e se ela dá um beijo numa dessas crianças, as pessoas que chegarem a ver isso não vão pensar nada negativo sobre o assunto e vão ver isso até como um ato maternal; se um homem adulto trabalha com crianças e se ele dá um beijo numa dessas crianças, a maioria das pessoas que chegarem a ver isso vão achar que ele tem intenções sexuais dirigidas à criança.
Isso faz a gente lembrar diretamente daquela situação que aconteceu em Setembro de 2017, quando o performer Wagner Schwartz se apresentou nu numa exposição num museu e causou toda aquela polêmica.
Se fosse uma mulher adulta completamente nua no lugar do Wagner fazendo a mesmíssima coisa que ele estava fazendo ali e sendo tocada por crianças, aquilo não ia provocar nem a 10ª parte da polêmica que provocou.
Em Fúria de Titãs (1981), pra quem não lembra, existe uma cena que mostra uma mulher adulta completamente nua andando por uma praia de mãos dadas com um menino de uns 5 anos também completamente nu... Nunca vi ninguém dar nem 1 pio contra essa cena. Nem contra cenas bem parecidas com essa que a gente vê em vários outros filmes.
Se os conservadores acham um absurdo que uma criança seja exposta a imagens de nudez total numa manifestação artística (mesmo que seja uma imagem de nudez sem nenhum mínimo componente sexual), OK. Eles têm o direito de ter a opinião deles. Mas, se é assim, por que eles querem que isso seja aplicado só contra homens nus e não contra mulheres nuas? Dois pesos e duas medidas? Ou será que é só hipocrisia mesmo?
E depois ainda tem gente que diz que homem não sofre nenhum tipo de preconceito só porque é homem...
Mas enfim: Aos Teus Olhos não tem uma história que apresenta mudanças. O tema é esse que eu disse acima e que vai ficando cada vez mais pesado pro lado do Rubens conforme o filme vai avançando.
Mais informações sobre o filme? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘produções maltesas’ que você acha um post sobre Fúria de Titãs.
ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!

Nenhum comentário: