quinta-feira, 24 de novembro de 2022

POSEIDON REX

títulos original e brasileiro: Poseidon Rex
ano de lançamento: 2013
países: Belize / Estados Unidos
elenco principal: Anne McDaniels, Brian Krause, Steven Helmkamp
direção: Mark L. Lester
roteiro: Rafael Jordan

Um ex membro de uma quadrilha chamado Jackson tenta se livrar das dívidas que tem com o antigo chefe. E pra isso, ele mergulha nas proximidades de uma ilha do Caribe pra recolher um tesouro perdido que foi encontrado por lá. E ao ver um grande objeto soterrado sob um morro subaquático, ele decide dinamitar aquilo, supondo que o objeto em questão é um navio afundado ou alguma coisa assim...
Pro azar do Jackson e de todas as pessoas que tão na ilha, o que jazia ali embaixo era um grande ninho cheio de ovos de um monstro marinho muito feroz, soterrado naquele local há milhões de anos.
E a pior parte não é essa: a mãe desses ovos, soterrada junto com o ninho, acordou com a explosão, disposta a devorar qualquer coisa que se mexa na frente dela!

Quem já viu Up From the Depths (1979) e O Monstro do Mar de Bering (2013), ao dar uma olhada em Poseidon Rex inevitavelmente vai ter algumas sensações de deja vu...
Aqui você vai ver um monstro marinho pré-histórico, gigantesco, muito feroz e com uma aparente predileção por comer carne humana que ficou soterrado no fundo do Mar por milhões de anos até se soltar acidentalmente; uma grande quantidade de turistas hospedados numa praia perto dali sendo atacados e eventualmente devorados pela criatura; uma cena em que o braço arrancado de uma das vítimas é encontrado; um grupo de pessoas que saem de barco pra encarar a criatura mano a mano e tem como resultado disso apenas derrota e um barco afundado; e um tesouro afundado que o pessoal mergulha pra recolher.
Tudo isso já tinha aparecido em Up From the Depths.
aqui você vai ver também um cara que vai mexer numa coisa que ele vê enterrada na areia do fundo do Mar acabando por soltar acidentalmente um monstro marinho de espécie desconhecida que tava ali, uma oceanógrafa que recolhe um filhote de monstro e leva pro laboratório dela pra analisar e que acaba perdendo o controle sobre o ‘bichinho’ e uma máfia de bandidinhos provincianos que não chegam a fazer nada na prática durante o filme quase todo.
Tudo isso já tinha aparecido no Monstro do Mar de Bering. Mas, nesse último caso, temos que lembrar que tanto Poseidon Rex quanto O Monstro do Mar de Bering foram lançados em 2013. Aí, já que os 2 filmes foram feitos simultaneamente, fica difícil dizer quem seguiu os passos de quem.
Além de tudo isso, dá pra ver que várias cenas de Poseidon Rex foram postas no filme só pra encher linguiça, como as cenas em que aparece a tal máfia de bandidos inúteis que vivem na ilha, as cenas em que o exército entra em ação pra enfrentar o monstro (só que os militares aí ameaçam muito e não fazem nada) e uma cena de sexo ridícula entre o Jackson e a oceanógrafa Sarah, em que nenhum dos 2 nem sequer tira a roupa.
O filme também tem várias bizarrices que acabam transformando ele numa piada: um grupo de pessoas encontram um homem desconhecido boiando desmaiado no Mar e levam pra casa de um deles (será que o procedimento nesse tipo de situação não seria levar a pessoa pro hospital e/ou chamar a polícia?); quando ele acorda, acontece uma conversa de poucos minutos com os salvadores dele e todo mundo, do nada, se dispõe a mergulhar com aquele desconhecido pra procurar um tesouro afundado que ele diz que localizou; e vemos várias pegadas que a ‘mamãe monstro’ deixou no fundo do Mar (ué: ela nadava ou caminhava no fundo do Mar?).
Falando nisso, podemos acrescentar que, em várias cenas em que ela é vista na superfície do Mar, parece que ela tá em pé sobre a água ou mesmo caminhando ali!
Resumindo: Poseidon Rex é uma comédia involuntária, já que pretendia contar uma história séria, mas passou bem longe disso.
Então, não tem nada de bom? Claro que sim.
Tem boas cenas de aventura (principalmente de perseguição). E também surpreende um pouco em relação aos protagonistas, já que, na 1ª meia hora, o filme é focado num casal de namorados que foram passar as férias na ilha...
Você acha que eles são o mocinho e a mocinha do filme, certo? Errado. O bandido arrependido Jackson e a oceanógrafa Sarah protagonizam essa pérola.
Aliás, é a Sarah que dá ao monstro o nome de Poseidon Rex, já que se trata de um monstro marinho, mas se parece muito com um tiranossauro rex.
A última cena deixa claro que vamos ver uma continuação algum dia. Mas ainda não chegou.
Outro filme do Mark L. Lester que eu já indiquei aqui foi A Ameaça Jurássica (2005).
Mais informações sobre Poseidon Rex? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘animais enfurecidos’ que você acha posts sobre A Ameaça Jurássica, O Monstro do Mar de Bering e Up From the Depths
Até a próxima!

Nenhum comentário: