segunda-feira, 3 de novembro de 2025

ARRAIAS AO ATAQUE


Curiosamente, as arraias sempre inspiraram muito pouco os roteiristas que criam monstros de produções de terror e ficção científica.
Não que as arraias sejam animais ferozes por natureza (ao contrário: elas só costumam atacar quando são tocadas). Mas vamos lembrar que até as baratas já foram mais usadas pra inspirar monstros do que as arraias. E temos que admitir que, em termos de aparência ameaçadora, comparando uma arraia com uma barata, a arraia ganha. Se você tá nadando no Mar e uma arraia de repente passa na sua frente e se você tá andando na rua e uma barata de repente passa na sua frente, você vai se assustar mais com qual situação?
Bom, de qualquer forma, alguns monstros já foram, sim, inspirados em arraias. Vamos ver alguns?
EI-NEJIRE

Em Denji Sentai Megaranger (1997), esse foi o 1º nejire, ou seja, o 1º monstro mutante criado por Nejirejia a atacar os heróis, no 1º episódio do seriado.
Devido à falta de prática, eles não conseguiram matar o Ei-Nejire diretamente e ele fugiu, indo se refugiar numa das naves de Nejirejia. Mas os megarangers conseguiram destruir a nave logo depois com o monstro dentro.
FALSA SEREIA

No episódio 32 do Gênio Maluco (1969), esse monstro apareceu num pesadelo que o Zeca teve.
Essa arraia odiava os humanos pelo fato de eles matarem os peixes. E assim, quando viu o Zeca, o Gênio e a Geniazinha chegando ao fundo do mar, aproveitou a chance pra se vingar: ela se disfarçou numa rainha sereia e fez eles beberem uma poção mágica que transformou eles em peixes, pra que um dia também morressem sendo pescados por algum humano.
IKAGERASSU

No episódio 7 de Robô Gigante (1967), essa arraia monstruosa foi mandanda pela BF pra aterrorizar o litoral, tendo o poder de cuspir ácido. E por sinal, acabou matando acidentalmente seu próprio aliado Supaida ao fazer isso.
O Ikagerassu foi morto pelo Robô Gigante no final do episódio. Mas, no último episódio do seriado, um clone dele foi criado pela BF e mandado pra atacar os membros da Yunikon, sendo igualmente vencido pelo Robô Gigante.
PESSUTA

No episódio 13 de Ultraman (1966), esse monstro bebedor de petróleo saiu do Mar pra atacar o litoral do Japão. Mas foi ferido mortalmente pela resistência humana que ele encontrou, apesar de ter tido tempo de começar um incêndio por onde tinha passado. E quando o Ultraman chegou pra apagar o fogo, o monstro, apesar de já quase morto, ainda cometeu um débil ataque contra ele, sendo morto pelo herói imediatamente depois.
A intenção inicial dos roteiristas é que o Pessuta fosse uma cabeça de monstro com 2 estrelas do mar gigantes que cresceram à direita e à esquerda dela. Mas, quando a fantasia ficou pronta na prática, ele ficou parecendo mais uma quimera de arraia, estrela do mar e morcego.
MONSTROS DO MAR DE BERING

Em O Monstro do Mar de Bering (2013), essas arraias monstruosas viviam nas águas geladas do Noroeste da América do Norte. E se aproximavam de criaturas de outras espécies tanto pra beber o sangue delas quanto pra botar filhotes dentro delas e usar como hospedeiras.
Apesar de serem criaturas marinhas, elas tinham o poder de voar como aves. Mas tinham um ponto fraco que permitia que fossem derrotadas: elas explodiam se fossem atingidas por luz forte.

🐉🐉🐉

Outras vezes em que a Multibússola já falou sobre...

MEGARANGER



O GÊNIO MALUCO



O MONSTRO DO MAR DE BERING




ROBÔ GIGANTE


ULTRAMAN












Até a próxima!😉

Nenhum comentário: