segunda-feira, 6 de outubro de 2025

VIÚVAS DA MANCHETE


É possível que quem tem menos de 25 anos tenha ouvido falar pouco ou nada da Rede Manchete. Então, só pra orientar esses, se tratava de uma emissora de TV que tinha sede no Rio de Janeiro no final do século passado (fundada em 1983 e falida em 1999).
E quem chegou a ver a Manchete com certeza se lembra de uma característica da programação infantil / adolescente da emissora: a grande quantidade de seriados japoneses que ela exibia.
Entre as produções que a Multibússola, passaram por lá Lion-Man (1972); O Poderoso Lion-Man (1973); Esquadrão Relâmpago Changeman; O Fantástico Jaspion (ambos de 1985); Comando Estelar Flashman; Spielvan (ambos de 1986); Black Kamen Rider; Defensores da Luz Maskman (ambos de 1987); Cybercops, os Policiais do Futuro; Jiraiya, o Incrível Ninja; Kamen Rider Black RX (os 3 de 1988) e Jiban (1989).
Tudo isso chegou a passar na tela da Manchete quase ao mesmo tempo, entre o final dos anos 80 e início dos 90.
E como dá pra ver, a maioria desses seriados foram lançados na 2ª metade dos anos 80, ou seja, já chegavam aqui poucos anos depois de terem sido feitos.
Pois bem. Isso mexeu TANTO com os sentimentos de algumas crianças e adolescentes daquela época, elas desenvolveram um amor tão grande por esses seriados, que literalmente se fecharam pra qualquer outra produção japonesa de aventura lançada antes ou depois dos anos 80. Talvez com medo de que as produções de outras épocas ofusquem as produções oitenteiras exibidas pela Manchete.
Então, quando alguém menciona alguma produção desse tipo lançada nos anos 90 ou depois disso, algumas dessas antigas crianças e adolescentes (que hoje já são adultos com por volta de 40 ou 50 anos) tacam pedra nessas novas produções, dizendo que elas são muito abobalhadas, que elas são infantis demais, que os heróis delas não passam uma imagem tão destemida e vigorosa quanto os heróis dos anos 80...
Os seriados lançados a partir de 2020, principalmente, são considerados politicamente corretos demais por esse público.
Enfim, é aquele velho discurso do “No meu tempo era tudo melhor!!!”.
Bom, esse grupo de fãs de seriados japoneses de aventura que fazem louvores às produções dos anos 80 e desprezam as outras foram apelidados na Tokunet de “Viúvas da Manchete”.
Não é uma expressão nova, não! Pelo que eu já pesquisei, em 2007, ainda na época do Orkut, já se usava essa expressão pra definir esse tipo de fã de tokusatsu.
Pra quem não sabe, é uma expressão considerada ofensiva por muita gente. E eu não tô fazendo apologia a ela. Só tô explicando do que se trata.
É bom lembrar que nenhum extremismo tem bons resultados. E se você começa a declarar que só uma coisa específica é o máximo e todo o resto não presta, isso não costuma acabar bem.
É claro que você pode ter as suas preferências. Todo mundo tem. Não conheço ninguém que goste de todas as coisas no mesmo peso e na mesma medida.
Então, é evidente que você tem o direito de não gostar e/ou de não querer ver essa ou aquela produção. Mas cuidado com os maniqueísmos (do tipo “Só isso é bom e todo o resto é mau!!!”, “Só isso está certo e todo o resto está errado!!!”).
Quem leva as coisas pra esse lado geralmente vai acabar fazendo escândalos em praças e transportes públicos gritando frases do tipo “Vocês têm que ir pra minha igreja, porque tudo que não é da minha igreja é do diabo!!!”.
Espero que você tenha cérebro suficiente pra nunca chegar a esse ponto.

💔💔💔

Outras vezes em que a Multibússola falou sobre...

BLACK KAMEN RIDER






CHANGEMAN











CYBERCOPS






FLASHMAN






JASPION







JIBAN




JIRAIYA





LION-MAN



MASKMAN




O PODEROSO LION-MAN 




RX




SPIELVAN








Até a próxima!😉

Nenhum comentário: