domingo, 5 de julho de 2020

COMANDO ESTELAR FLASHMAN

título original: Choshinsei Furasshuman
título brasileiro: Comando Estelar Flashman
ano de lançamento: 1986
país: Japão
elenco principal: Kihachiro Uemura, Mayumi Yoshida, Touta Tarumi, Yasuhiro Ishiwata (creditado aqui como Joji Ishiwata), Youko Nakamura
direção: Minoru Yamada
roteiro: Hirohisa Soda e Toshiki Inoue

“Um dia, 5 crianças foram raptadas da Terra e levadas para os confins do Universo. E após 20 anos...”

Quem foi criança ou adolescente no Brasil na virada dos anos 80 pros 90 muito provavelmente alguma vez ouviu essa frase, na voz do hoje falecido narrador Francisco Borges, toda vez que passava a abertura de Comando Estelar Flashman, um dos programas de maior audiência exibidos pela extinta Rede Manchete na época.
Flashman é provavelmente o 2º sentai mais popular já exibido no Brasil. Eu diria que só perde pra Esquadrão Relâmpago Changeman (1985). E foi exatamente pra pegar carona na fama desse último que a Manchete viu com bons olhos a exibição de Flashman.
Bom, a frase que iniciava a abertura do seriado já explica em grande parte o tema da história: em 1966, 5 crianças recém-nascidas foram abduzidas do Japão por caçadores espaciais e levadas pra partes distantes da galáxia por ordem do Império Mess (a quadrilha de vilões espaciais da vez). Mas, devido a um acidente na nave dos caçadores, as crianças foram ejetadas e caíram no exótico Planeta Flash, sendo acolhidas e criadas pelos habitantes de lá... Só que, passados 20 anos, eles ficam sabendo que Mess pretende atacar e dominar a Terra. E aí, agora transformados em 5 jovens guerreiros e munidos com as armas e poderes que adquiriram no Planeta Flash, eles decidem voltar pra cá e impedir que isso aconteça. Pois é: eles é que são o Comando Estelar Flashman.rs
É claro que, além de proteger a Terra, eles têm outro objetivo: encontrar as famílias das quais foram separados há 20 anos. Mas isso só 1 deles vai conseguir fazer...
Quanto ao núcleo dos vilões, o problema principal foi o excesso de personagens: 14 vilões fixos apareceram aqui! E isso, é claro, impediu que a maioria se destacasse ao longo da história e deixou vários personagens mal aproveitados.
Por exemplo, tem um vilão chamado Medusan que tem 2 formas: uma de monstro gigante; outra de minimonstro. Isso podia ser muito bem trabalhado, com ele aparecendo em diferentes situações correspondentes aos diferentes tamanhos dele, né? Mas esse personagem só aparece nas cenas em que o monstro do capítulo morre e ressuscita em tamanho gigante (cena corriqueira em sentais, né?rs).
E o vilão principal? Bom, nesse seriado temos aquela situação em que é difícil definir quem é o vilão principal...
Hierarquicamente, o Monarca La Deus é o Soberano de Mess e podemos dizer que o Doutor Kéflen é o 2º no comando. Mas, nos últimos capítulos do seriado, essa posição se inverte completamente.
Outra particularidade aqui é que, embora Flashman tenha começado com um clima de comédia, a história foi ficando cada vez mais dramática conforme o seriado foi avançando. O último capítulo, então, é quase uma tragédia! Nenhum personagem tem um final feliz no encerramento do último episódio, embora fique claro que um dia eles vão ter um futuro melhor.
As cenas de luta e ação são muito boas. Então, Flashman vai agradar a quem gosta de sentais e de seriados de aventura e ficção científica em geral.
O ator Touta Tarumi, que aqui interpretou o Red Flash Jin, já tinha feito uma pequena participação em Space Cop (1982).
A atriz Yoko Nakamura, que aqui interpretou a Yellow Flash Sara, já tinha feito uma pequena participação em Changeman.
O ator Hideaki Kusaka, que aqui interpretou o La Deus, já tinha interpretado os vilões Heru Satan em Taiyo Sentai San Barukan (1981); Mau Saíke em Sharivan, o Guardião do Espaço (1983); e Satan Goss em O Fantástico Jaspion (1985) e Gyodai em Changeman.
O ator Yutaka Hirose, que aqui interpretou o vilão Wandar, já tinha feito participações simples em Chodenshi Bioman (1984), Jaspion e Changeman.
A atriz Miyuki Nagato, que aqui interpretou a vilã Urk, já tinha interpretado a Miss Akuma 1 em Sharivan, além de ter feito uma participação simples em Bioman.
O ator Yoshimori Okamoto interpretou 2 personagens em Flashman: o herói Deus Titan e o vilão Galdan. Mas ele já tinha interpretado o robô destruidor Shiruba em Bioman e o pirata espacial Buba em Changeman.
O ator Kazuoki Takahashi, que aqui interpretou um rapaz terráqueo transformado num monstro guerreiro pelo Kéflen, já tinha interpretado o Change Gryphon Hayate em Changeman.
A atriz Tami Kubota, que aqui interpretou a heroína Setsuko Tokimura, já tinha interpretado a mãe do Gyaban em Space Cop, além de ter feito participações simples em San Barukan e Jaspion.
E a atriz Megumi Kiyofuji, que aqui interpretou a menina Kaori Tokimura, já tinha feito uma participação simples em Changeman.
Mais informações sobre Flashman? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘produções japonesas’ que você acha posts sobre Bioman, Changeman, Jaspion, San Barukan, Sharivan e Space Cop.
Até a próxima!

Nenhum comentário: