título original: Dengeki Sentai Chenjiman
título brasileiro: Esquadrão Relâmpago Changeman
ano de lançamento: 1985
país: Japão
elenco principal: Haruki Hamada, Hiroko Nishimoto, Kazuoki Takahashi (creditado aqui como Hiroshi Kawai), Mai Oishi, Shiro Izumi
direção: Minoru Yamada
roteiro: Hirohisa Soda
Quando o Planeta Terra sente que vai ser atacado por alguma força não natural, ele começa a emanar uma energia chamada Força Terrestre. E os terráqueos que forem atingidos por essa energia ganham armaduras, armas e poderes que permitem que eles defendam o planeta da ameaça em questão.
Em 1985, um grupo chamado Defensores da Terra, composto por vários rapazes e moças, tão participando de um severo treinamento, comandado pelo Sargento Ibuki numa floresta do Japão. Mas, cansados do autoritarismo dele, todos abandonam o grupo ao mesmo tempo.
Poucas horas depois, eles são atacados por um exército de criaturas estranhas, que matam a maior parte deles! E logo descobrimos que esses invasores são uma organização extraterrestre chamada Gozma, que pretende dominar a Terra.
Quando só sobram 3 rapazes e 2 moças do grupo, a Força Terrestre se manifesta e envolve os 5, concedendo a eles poderes pra enfrentar Gozma. Ou seja: eles se tornam o Esquadrão Relâmpago Changeman.
Até o início dos anos 80, a exibição de seriados japoneses de aventura não chegava a ser nada fora do comum na TV Brasileira. Principalmente Ultraman (1966) e Spectreman (1971) eram bem conhecidos por quem foi criança ou adolescente naquela época. Mas foi exatamente a partir do início dos anos 80 que essas produções foram sumindo das telinhas brasucas, que nos horários antes ocupados pelos seriados nipônicos viraram um território quase exclusivo de algumas centenas de desenhos animados vindos dos Estados Unidos.
Só que a situação se reverteu no final da década, quando a hoje extinta Rede Manchete lançou ao mesmo tempo os 2 seriados japoneses de aventura considerados os grandes clássicos recentes desse gênero pelo público brasileiro: O Fantástico Jaspion e Esquadrão Relâmpago Changeman (ambos lançados no Japão em 1985 pela Toei).
Changeman tá longe de ser o 1º sentai da História (sentais já eram produzidos no Japão desde 1975). Mas foi o 1º seriado desse tipo a ser exibido no Brasil, chamando a atenção do público brasuca pra uma coisa até então desconhecida por aqui. E assim, foi sem dúvida o sentai que fez mais sucesso no Brasil (principalmente entre as crianças e adolescentes, evidentemente).
Goggle Five, os Guerreiros do Espaço (1982) é o único sentai mais antigo do que esse que também já foi exibido na TV aberta do Brasil. Mas ele só chegou à TV Brasileira 1 ano depois de Changeman.
Além disso, esse é um dos sentais que têm o roteiro mais bem construído: todos os personagens principais, tanto no núcleo dos heróis quanto no dos vilões, têm personalidades definidas e histórias pessoais. Nada de ‘personagens figurantes’ que entram mudos e saem calados. E nada de personagens que só aparecem direito nas cenas de luta.
Os vilões, principalmente, têm todos histórias tão consistentes que, mesmo que você não simpatize com eles, fica impossível não compreender por que é que cada um age da forma que age. E todos têm um passado dramático.
O vilão principal, chamado Bazu, é o Rei de Gozma.
Ele tá eternamente puto da vida, tá sempre com cara de mau, já chega sempre gritando com todo mundo e castiga os subordinados dele com extremo sadismo até pelos mínimos erros que eles cometem... Se você tem contato frequente com sargentos, muito provavelmente já viu alguém exatamente assim por aí, né?
Abaixo dele, vem o Comandante Giluke, personagem que passa por várias fases: no 1º terço do seriado, ele se limita a traçar os planos de batalha e mandar os súditos dele pegarem no pesado; no 2º terço, ele fica medindo forças com a Rainha Ahames, que começa abertamente a fazer frente a ele; no 3º terço, ele morre, é sucedido no posto dele pela Ahames, ressuscita como um ser sobrenatural e fica até o final do seriado tentando recuperar o posto dele e se vingar dos antigos súditos, que se juntaram à Ahames depois da morte dele.
Apesar de Changeman ter um clima relativamente mais sério do que outros sentais (principalmente nas subtramas que envolvem o Change Dragon Tsurugi), claro que não faltam várias pinceladas de humor aqui, já que há um personagem cômico entre os heróis e outro entre os vilões (o Change Pegasus Ozora e o Gata, respectivamente). Mas mesmo esses têm suas cenas mais dramáticas.
Eu só não gosto muito da cena final, porque acho que acaba de forma muito abrupta. O narrador podia falar mais sobre cada um dos heróis antes de encerrar. No resto, tenho que concordar que, pros padrões de um sentai, Changeman é Classe A.
A atriz Mai Oishi, que interpretou a Change Phoenix May, já tinha interpretado uma das meninas do Planeta Iga em Sharivan, o Guardião do Espaço (1983) e a vilã Garota 2 em Shaider, o Detetive do Espaço (1984). E aliás, ela saiu de Shaider exatamente porque iam começar as gravações de Changeman.
O ator Yoshinori Okamoto, que aqui interpretou o pirata espacial Buba, já tinha feito participações simples em Denshi Sentai Denziman (1980); Taiyo Sentai San Barukan (1981); Goggle Five; Space Cop (1982); Sharivan; e Shaider e já tinha interpretado o robô Shiruba em Chodenshi Bioman (1984).
A atriz Kyoko Nashiro, que tinha interpretado a heroína Mimi em Space Cop, Sharivan e Shaider, fez uma participação especial em 1 capitulo aqui.
A atriz Toki Shibata, que aqui interpretou a heroína Nana, já tinha interpretado uma androide em 1 capítulo de Bioman.
O ator Hideaki Kusaka, que aqui interpretou o Gyodai, já tinha interpretado os vilões Heru Satan em San Barukan e Mau Saíke em Sharivan.
O ator Asao Matsumoto, que já tinha interpretado um cientista em 1 episódio de Bioman, aqui interpretou o Comandante Honda.
E o hoje falecido ator Rikiya Iwaki, que aqui interpretou o profeta Zel, já tinha feito personagens menores em Denziman, San Barukan e Bioman.
Ah! E eu não me esqueci de Jaspion, não! Vai ter um post sobre isso aqui em breve.
Mais informações sobre Changeman? Lá vai:
E dê uma clicada aí do lado em ‘produções japonesas’ que você acha posts sobre Bioman, Denziman, Goggle Five, San Barukan, Shaider, Sharivan, Space Cop, Spectreman e Ultraman.
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário