sábado, 11 de janeiro de 2025

40 ANOS DE ESQUADRÃO RELÂMPAGO CHANGEMAN II


E agora vamos à 2ª e última parte da nossa homenagem aos 40 anos de Esquadrão Relâmpago Changeman, com mais algumas curiosidades sobre o seriado:

💥Goofs:
Embora o animal que simboliza o Change Griphon seja o grifo, o que aparece de fato durante o seriado todo é um leão da babilônia: grifos são monstros com cabeça de águia e corpo de leão; leões da babilônia são simplesmente leões com asas (e é isso que se vê ali).
No episódio 1 (Os Defensores do Planeta Terra), o Sargento Ibuki nomeia cada membro do esquadrão como responsável por uma área de atuação: o Hiryu Tsurugi pra tropa aérea dos Defensores da Terra, o Sho Hayate pra tropa do comando florestal, o Yuma Ozora pra força defensora da Terra, a Sayaka Nagysa pras operações de ataque e a May Tsuaba pra tropa de espionagem.
No caso da Sayaka e da May, isso até que é mantido, principalmente nos episódios que elas protagonizam. Mas os homens não ficam presos às áreas de atuação que o Ibuki deu a eles.

No episódio 5 (O Mistério do Cristal X), a Mermaid e a Phoenix aparecem pilotando o Heli-Change 2 e o Land-Change 3 no início de uma luta contra Gozma. Mas, poucos minutos depois, quando o Dragon chama a Base Shuttle pra formar o Change Robô, os veículos aparecem de volta dentro da base...
Isso foi erro de continuidade mesmo.

No episódio 12 (Mermaid se torna Mãe) é dito que a Shima foi criada de uma forma rígida, sendo ensinada a odiar as pessoas em vez de amar e a lutar em vez de viver em paz. Mas episódios seguintes que mostram cenas de flashback do passado dela mostram ela brincando com a Uba e com outras crianças durante a infância, sem nada parecido com odiar pessoas e lutar...
A única explicação possível é que essa fase da infância da Shima ocorreu antes que ela fosse separada da família e forçada a levar uma vida rígida e voltada pra luta.

Se a Nana é tão inteligente, não pareceu estranho a ela que o pai dela tivesse muito menos conhecimento do que ela pra cuidar do Gyodai?
No episódio 15 (A Motoqueira May), quando os Changeman explodem o monstro espacial Rogan pela 1ª vez, eles acreditam com muita facilidade que ele morreu.
Em 1º lugar, porque eles apenas atiraram no monstro com pistolas laser. E nenhum monstro espacial nunca morreu ao receber um ataque tão simples (o próprio Sargento Ibuki estranha esse fato logo depois).
Em 2º lugar, porque, se ele tivesse realmente morrido naquela ocasião, o Gyodai teria chegado ali a ressuscitado ele (que inclusive foi o que aconteceu mais tarde).
No episódio 38 (O Espectro do Beisebol), enquanto o Giluke ainda era fantasma, ele invadiu a Base Secreta dos Defensores da Terra pra atacar o Tsurugi.
Se ele sabia a localização da base, por que ele não usou isso como mérito pra ganhar créditos com o Rei Bazu?
E também não tem sentido que depois ele mande a Rainha Ahames transformada em monstro procurar a base secreta, pois ele já sabe onde o lugar fica.
No episódio 53 (A Vingança de Ahames), na hora em que a Ahames de separa da Mezo e enlouquece, ela invade a base dos Defensores da Terra e começa a incendiar/explodir tudo lá dentro...
Mas, nas cenas primeiras cenas que mostram isso, o pessoal dos efeitos especiais se esqueceu de botar o laser saindo do bastão dela e atingindo os alvos. Ou seja, aparece apenas ela apontando o bastão pra algum alvo e uma explosão acontecendo nesse alvo.
O laser só aparece saindo do bastão dela na hora em que ela chega na sala de comando da base.
E já que mencionamos essa cena, vale a pena fazer um comentário a mais: muita gente não entendeu por qual motivo a Ahames enlouqueceu nessa cena.
Bom, há 2 possibilidades:
1ª Pode ter sido um efeito físico, já que ela usou todo o poder dela pra se separar da Mezo (ela pode ter criado alguma sequela no cérebro ao fazer isso).
2ª Naquele momento pode ter finalmente caído a ficha dela de que o planeta dela nunca seria restaurado. E ao mesmo tempo ela viu que era tão desconsiderada pelo Bazu que ele até ajudou o Super Giluke a transformar ela num reles monstro e mandou ela pra matar ou morrer na luta seguinte.
No episódio 54 (A Batalha Final), o Ibuki descobre que o segredo do Bazu tava escondido num arquivo de memória no painel de controle da Nave Gozma...
O Gata era o piloto da Nave Gozma e ele mexeu naquele painel de controle 24 horas por dia durante 3 anos. Será que durante todo esse tempo ele não esbarrou com esse arquivo lá?
No último episódio (Adeus, Heróis do Universo!), a cena em que os Changeman e o Ibuki ficam presos no aparelho digestivo do Planeta Gozma talvez tenha sido a cena que ficou com o cenário mais insatisfatório do seriado todo!
Aqueles pedaços de plástico e borracha mal desenrolados representavam as vísceras do planeta?
Tiveram alguns episódios do Fantástico Jaspion (1985) em que o herói entrou nos corpos de alguns monstros gigantes e que mostraram cenários muito mais bem feitos do que aquilo!
Não adianta dizer que na época das filmagens de Changeman a Toei não tinha recursos pra fazer uma cena melhor pra representar o aparelho digestivo do planeta, porque Changeman e Jaspion foram filmados no mesmo ano.
Além disso, levando em conta que aquilo ali era pra ser retratado como um ‘lugar do mal’, era um lugar exageradamente iluminado e até meio colorido, né? A situação pedia um lugar com uma aparência mais fechadona e mais aterrorizante.

💥Miscelânea:
A partir do episódio 7 (O Enviado do Planeta Atlanta), os mísseis que o Dragon usa pra carregar a bazuca ficam diferentes: até o episódio anterior, os mísseis eram sempre coloridos; a partir daqui, eles passam a ter um tom cinzento de metal comum e, ao serem preparados pra disparar, ficam incandescentes...
Realmente, nunca foi dada nenhuma explicação sobre essa mudança de aparência.

O mesmo episódio deixa claro que os habitantes do Planeta Atlanta já tinham vindo à Terra há muitos milênios atrás e, naquela época, construído a Atlântida. E eles faziam uso de uma energia igual à Força Terrestre, mas que eles chamavam de Força Atlanta. Mas era a mesma coisa?
Não. Porque no final do episódio vemos que o Tarô deixou uma espécie de mensagem de áudio no amuleto dele explicando que, no Planeta Atlanta, eles também foram atacados pelo Bazu e também usaram a energia deles pra tentar defender o planeta. Mas não funcionou.
Então, embora a Força Atlanta fosse do mesmo tipo que a Força Terrestre, ela era menos potente.

Aliás, como o amuleto do Tarô foi parar preso na grade da praça, onde vimos ele no final do episódio?
Provavelmente, quando o Demos foi explodido pela Poderosa Bazuca, o amuleto deve ter voado e se enroscado ali. Afinal, tava bem do lado do lugar onde ele levou o tiro da bazuca.

Por motivos não muito claros, o Ibuki não aparece nem é mencionado nos episódios 9 e 10 (A Bola-Dragão Salva a Humanidade e O Toque dos Bonecos). Mas ele aparece em todos os outros episódios do seriado e a ausência dele nesses 2 nunca é explicada.

O seriado mostra diversas vezes que os membros de Gozma vieram de várias dezenas de planetas das mais diferentes partes do Universo. Como todos eles falam e entendem a mesma língua?
No episódio 11 (A Visita de Koko e Kiki), quando o Koko tenta fazer contato com o Ozora pela 1ª vez, ele começa falando uma língua extraterrestre. Quando o Ozora responde a ele em Japonês, o Koko ajusta um aparelho auditivo (claramente algum tipo de tradutor de línguas) que permite que, a partir daqui, ele entenda e fale Japonês.
Isso faz pensar que os membros de Gozma deviam usar algum aparelho do mesmo tipo instalado nos ouvidos deles que permitisse que cada um entendesse e falasse as línguas dos outros.

Aliás, por que o Koko fala com voz de mulher?
Nesse ponto, a dublagem brasileira apenas seguiu o que se ouvia no áudio original japonês: ele também aparece lá falando com voz de mulher.

Em quase todos os episódios, quando o Gyodai vai ressuscitar um monstro, ele dispara um raio nos destroços do monstro morto, isso provoca uma explosão e a explosão se transforma na versão gigante do monstro. Mas nos episódios 25 e 26 (Canção Fatal e Toque da Primavera), por motivos nunca explicados, o processo é diferente: ele dispara um raio nos destroços do monstro morto, mas isso faz o monstro reaparecer em tamanho humano e depois se esticar até o tamanho gigante.
No episódio 27 (O Sonho da Família Gata), a Zole aparece com uma cara. Mas a partir do episódio 47 (O Sofrimento da Família Gata), ela passa a ter outra cara...
Bom, venhamos e convenhamos, as máscaras da Zole ficam de longe entre as mais mal feitas de todo o seriado. Tanto a 1ª versão quanto a 2ª.
Mas a 1ª me parecia feita de um material muitíssimo barato. Eu não me surpreenderia se alguém dissesse que a 1ª máscara dela quebrou, se despedaçou ou qualquer coisa parecida. E se tiver sido esse o caso (isso é apenas suposição minha: não encontrei nenhum depoimento de ninguém envolvido com o seriado falando sobre esse assunto), tiveram que fazer outra máscara... que também não ficou lá essas coisas, né?

No episódio 41 (O Príncipe das Estrelas), por que nos últimos suspiros antes de morrer o Príncipe Ícaro fica chamando a Sayaka de “mãe”?
Ali ele já tá completamente desnorteado e desorientado depois de ser eletrocutado pelo Bazu. Tá confundindo uma coisa com a outra e não tá mais raciocinando direito.

No episódio 51 (A Mensagem de Nana), ficamos sabendo que a Zole tá grávida do Gata e já tá prestes a parir. E isso pode parecer estranho, pois ela disse que ele já saiu de casa há 3 anos pra e colocar a serviço de Gozma...
Bom, nem tanto, já que não sabemos quanto tempo dura uma gravidez na espécie deles. Pode ser que dure mais de 3 anos.
Por outro lado, vamos lembrar que, no episódio 27, o Gata e a Zole ficaram sozinhos por algumas horas, comemorando a aparente volta do Gata pra casa, já que o Bazu tinha prometido isso, se o plano daquela vez desse certo.
Também pode ser que eles tenham feito o bebê ali.

No último episódio, finalmente é revelado que o Bazu não passa de um holograma projetado pelo Planeta Gozma, que é um planeta vivo que devora outros planetas. Mas será que isso já tava previsto desde o início ou essa conclusão foi inventada no improviso durante o seriado?
É difícil saber. Porque alguns atores que já trabalharam pra Toei já comentaram em entrevistas que muitas coisas sobre o roteiro eram decididas ao longo dos seriados.
Levando em conta que o Bazu tinha o poder de disparar diferentes tipos de raios daquele mecanismo que ele tinha na testa, fica meio contraditório dizer que ele era só um holograma. Afinal, um holograma é só uma imagem projetada no ar, não é um corpo físico de onde uma energia poderia ser disparada.
Além disso, a aparência dele sugeria que ele tivesse sido no passado algum tipo de cyborg gigante que foi semidestruído: os braços dele pareciam ter sido arrancados, os órgãos internos dele ficavam à mostra...
Bom, vou dizer aqui uma suposição minha: eu acho que o plano dos roteiristas a princípio é que, na fase final do seriado, o Bazu seria reconstruído com a aparência que ele teria antes e, no último episódio, ele lutaria contra o Change Robô e seria destruído. Mas, durante as filmagens do seriado, decidiram mudar pra outra coisa.

Nem todos os monstros que lutaram contra os Changeman eram criminosos espaciais de índole perversa. E isso fica bem claro em vários episódios.
Vale lembrar que alguns monstros nem sabiam falar. E esses pareciam ser mais feras irracionais que tinham sido treinadas pra obedecer aos membros de Gozma.
A aparência do Predador foi inspirada na aparência do Buba?
Bom, vamos explicar isso passo a passo.
O técnico em efeitos especiais Steve Wang, que foi um dos responsáveis pela aparência do monstro em O Predador (1987), já declarou em entrevistas que se inspirou na aparência de personagens que aparecerem em “produções japonesas” da época em que o filme tava sendo produzido.
Ele nunca mencionou os nomes “Buba” nem “Changeman” nessas declarações. Mas, se a gente der uma olhada nas produções japonesas da época em que o filme tava sendo produzido (lembrando que Changeman é de 1985 e O Predador é de 1987), quem era o personagem de uma produção japonesa daquela época que tinha uma aparência mais parecida com a do Predador?
Pra bom entendedor...

A roupa da Nana é igual à roupa de uma extraterrestre que apareceu no 1º episódio do Fantástico Jaspion. Por quê?
Reciclagem.

Os uniformes que alguns membros dos Defensores da Terra usam são iguais aos uniformes dos policiais espaciais de Shaider, o Detetive do Espaço (1984). Por quê?
Reciclagem.

💥Consequências de Changeman no Brasil:
Em 24 de Março de 1991, o repórter André Forastieri escreveu um artigo sobre Changeman pra Folha de São Paulo que parecia ter o objetivo de tirar a importância do seriado. Mas, sinceramente, acho que a única coisa que ele conseguiu foi pagar o maior mico diante dos fãs do seriado.
Ele começou dizendo que sentai, palavra usada pra definir os seriados do tipo de Changeman, significa “saga de robôs gigantes”... Bom, sentai significa simplesmente “esquadrão de batalha” em Japonês (sen significa batalha e tai significa esquadrão).
Depois disso, ele se referiu a Changeman como “esquadrão ultra”... É Esquadrão Relâmpago, né?
Depois, ele disse que os heróis da história eram 5 jovens vindos do espaço... Hein?
Depois disso, ele disse que o seriado “começa com criancinhas sendo atacadas pelos bandidos”... Nem aparece criança nenhuma no 1º episódio!
Como sabemos, cada guerreiro do esquadrão tem como símbolo uma criatura mitológica (um dragão, um leão alado, um cavalo alado, uma seria e uma fênix). Mas o nosso amigo repórter disse que cada um tem poderes ligados a um “ser imagiário” (SIC)... Será que o texto não passou por uma mínima revisão antes de ser publicado?
Que materiazinha de qualidade mixuruca essa que ele publicou, hein!

Changeman inspirou 2 paródias brasileiras: um quadro do programa humorístico Tá no Ar: a TV na TV (2014) chamado Electro Five e um curta do Porta dos Fundos chamado Patrulheiros Galáticos (2023).
Muita gente reclamou, dizendo que isso eram deboches contra os fãs de tokusatsu e tal.
Honestamente e com toda a sinceridade: eu sou fã de tokusatsu e a mim isso não ofendeu em nada.
Eu não vi eles dizendo nessas paródias que tokusatsu é algo ruim, que quem é fã de tokusatsu merece ser achincalhado... Nada disso! E vejam que os mesmos roteiristas dessas paródias de Changeman já fizeram produções com críticas duríssimas contra outros assuntos.
Então, não entendi a revolta tão grande de certas pessoas contra essas paródias.

🌟🌟🌟

Outras vezes em que o blog já falou sobre...

ESQUADRÃO RELÂMPAGO CHANGEMAN










O FANTÁSTICO JASPION




O PREDADOR






SHAIDER, O DETETIVE DO ESPAÇO


Até a próxima!

Nenhum comentário: