quinta-feira, 1 de junho de 2023

DRACULA 2000

títulos original e brasileiro: Dracula 2000
ano de lançamento: 2000
países: Canadá / Estados Unidos / Inglaterra
elenco principal: Gerard Butler, Jonny Lee Miller, Justine Waddell
direção: Patrick Lussier
roteiro: Joel Soisson e Patrick Lussier

Em 1897, o Conde Drácula chegou à Inglaterra através do navio Demeter. Mas foi enfrentado pelo cientista Abraham Van Helsing.
Ele capturou o vampiro. Mas nunca conseguiu matar o monstro, apesar de ter tentado fazer isso de várias formas diferentes.
A única coisa que o Abraham pôde fazer foi manter o Drácula preso dentro de um caixão. E tirando o sangue do vampiro com sanguessugas, o cientista injetou esse sangue nele mesmo, de forma que ele também ficasse imortal, numa tentativa de poder vigiar o caixão pra sempre e impedir que a criatura fugisse.
Pra não despertar suspeitas, no final do século XX o velho decidiu declarar que o Abraham Van Helsing já tinha morrido e que ele era o neto dele, chamado Matthew. E passou a colecionar outras relíquias históricas, pra que o caixão não fosse tão notado entre outros objetos antigos.
Mas, no ano 2000, a coleção dele é atacada por uma quadrilha especializada em roubar tesouros históricos. E depois de se apossar do caixão, eles fogem de avião pros Estados Unidos.
Durante o voo, acreditando que o caixão tá cheio de preciosidades, eles arrombam o artefato, o que obviamente liberta o Drácula. E depois de morder todos os membros da quadrilha e transformar eles em novos vampiros, ele sai em busca de uma pessoa dos Estados Unidos com quem o Abraham acabou acidentalmente conectando ele graças à tática das sanguessugas...

Dracula 2000 é um bom filme de terror? Bom, funciona mais como um filme de aventura com toques de terror.
Não que não apareça nenhuma cena de terror. Mas parece que o diretor quis pegar mais leve nesse ponto.
O próprio Drácula só aparece explicitamente com um aspecto mais monstruoso durante menos de 20 segundos, depois que ele é libertado do caixão. Durante todo o resto do filme, ele é retratado como aquele vampiro bonitão que seduz as mulheres.
Dracula 2000 só inovou por mostrar uma origem diferente pro vilão: no final do filme, é revelado que a identidade verdadeira dele é uma das figuras mais odiadas do Cristianismo.
Se você tá pensando em ver esse filme junto com um pentecostal, se prepare pra ouvir muito mimimi depois.
Bom, eu recomendo Dracula 2000 a quem gosta de produções de aventura e a fãs de filmes de vampiros (nesse último caso, eu me refiro mais àqueles que gostam de filmes de vampiros com um visual mais moderno e menos gótico, é claro).
O filme teve 2 continuações (2003 e 2005).
Mais informações sobre Dracula 2000? Lá vai:


ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!

Nenhum comentário: