domingo, 9 de junho de 2019

OS MUSSARELAS

título original: The Roman Holidays
título brasileiro: Os Mussarelas
ano de lançamento: 1972
país: Estados Unidos
produção: Hanna-Barbera Productions

Uma família que vive dentro dos padrões da classe média estadunidense dos meados do século XX (embora viva em outro século) e passa por uma série de aventuras cômicas.

A Hanna-Barbera já tinha conseguido produzir um dos seus desenhos mais clássicos usando esse tema em 1960: Os Flintstones.
Em 1962, vendo que a fórmula tinha dado certo, eles usaram o mesmo recurso pra lançar Os Jetsons, que não fez o mesmo sucesso que Os Flintstones, mas conseguiu dar conta do recado, adquirindo também o status de desenho clássico.
O 1º se passa numa Pré-História utópica (ou, de acordo com as teorias de alguns fãs, no mundo pós-apocalíptico que se formou depois da 3ª Guerra Mundial) e o 2º se passa num ano 2062 utópico.
Poucos anos depois, na 2ª metade dos anos 60, a Hanna-Barbera tentou investir em alguns desenhos de aventura um pouco mais violentos, como Frankenstein Jr. (1966), O Poderoso Mightor e Os Herculoides (ambos de 1967), que às vezes mostravam até os heróis matando os vilões. Mas isso desagradou aos pais e mães da época, que começaram a reclamar.
Com medo de perder a audiência das suas produções, a Hanna-Barbera tentou resgatar o estilo dominante dos desenhos deles até o início daquela década: a comédia.
A 1ª grande demonstração disso foi Scooby-Doo, Cadê Você? (1969), que, apesar de ser uma história de aventura envolvendo mistérios, não tinha cenas de violência explícita.
E como Os Flintstones era lembrado como o desenho de comédia que tinha dado mais certo, a Hanna-Barbera fez uma nova tentativa de lançar um seriado usando o mesmo tema em 1972: eles apresentaram ao público Os Mussarelas, que viviam num Império Romano utópico (aparentemente, no século I).
A família é composta pelo pai Zecas, a mãe Laura, o filho mais velho Jocas e a filha mais nova Precócia. Além do leão de estimação Brutos, que é o principal motivo de brigas entre a família e o senhorio Chatos, já que ele não admite leões de estimação no condomínio.
Esse seriado é bem menos conhecido do que Os Flintstones e Os Jetsons, até porque muito menos capítulos dele foram produzidos, já que ele não repetiu o mesmo sucesso dos 2 precedentes. Mas, se você gosta de desenhos animados que seguem esse estilo, com certeza vale a pena ver Os Mussarelas.
Outras produções da Hanna-Barbera que eu já indiquei aqui além das mencionadas acima foram A Feiticeira Faceira, A Formiga Atômica, A Lula Lelé, O Esquilo Sem Grilo, O Xodó da Vovó, Zé Buscapé (todos esses de 1965) e Os Impossíveis (1966).
Mais informações sobre Os Mussarelas? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘seriados’ que você acha posts sobre A Feiticeira Faceira, A Formiga Atômica, A Lula Lelé, Frankenstein Jr., Mightor, O Esquilo Sem Grilo, O Xodó da Vovó, Os Flintstones, Os Herculoides, Os Impossíveis, Os Jetsons, Scooby-Doo e Zé Buscapé.
Até a próxima!

Nenhum comentário: