sexta-feira, 26 de maio de 2023

A MALDIÇÃO DA FLORESTA

títulos originais: Le Sanctuaire / The Hallow
título brasileiro: A Maldição da Floresta
ano de lançamento: 2015
países: Canadá / Inglaterra / República da Irlanda
elenco principal: Bojana Novakovic, Joseph Mawle, Michael McElhatton
direção: Corin Hardy
roteiro: Corin Hardy, Felipe Marino e Tom de Ville

Um casal de ingleses chamados Adam e Clare se mudam pra República da Irlanda com o filho recém-nascido.
Eles vão morar numa casa no meio de uma grande floresta irlandesa, já que o Adam foi escalado no trabalho dele pra inspecionar quais árvores daquela região podem ser derrubadas.
O único vizinho nas proximidades, chamado Colm, se aproxima e diz que eles não devem entrar na floresta: é perigoso.
Quando o Adam vai fazer a 1ª vistoria na floresta, vê que algumas árvores tão parcialmente lambuzadas com um misterioso óleo preto.
Enquanto isso, a Clare começa a estranhar que todas as janelas da casa são protegidas por barras de ferro. E ela começa a arrancar essas barras...
Pouco depois, o Adam e a Clare encontram a janela de um dos quartos quebrada e algumas coisas reviradas no chão.
O Adam chama a polícia e um guarda vai até lá. E ele levanta a suposição de que foi o Colm que fez aquilo. Mas o guarda explica que o comportamento estranho do vizinho se deve a uma situação do passado: ele teve uma filha desaparecida que ele acredita que tenha sido raptada pelas criaturas da floresta...
No dia seguinte, o Adam leva a janela quebrada pra ser consertada por um marceneiro. E o homem não se recusa a consertar, mas diz que, se eles tiverem tirado as barras de ferro que protegiam a janela, consertar aquilo não vai resolver nada...
O marceneiro também adverte o Adam de que, se ele entrou nas terras das criaturas, agora as criaturas vão entrar nas terras dele.

A Maldição da Floresta não foi inspirado numa lenda específica do Folclore Europeu, mas é um filme que pinça alguns acontecimentos comuns que vemos em várias lendas dessa origem: uma floresta habitada por seres sobrenaturais (aparentemente, banshees), seres sobrenaturais raptando crianças humanas e substituindo elas por filhos deles sem que os humanos percebam, seres sobrenaturais que fogem quando veem o Sol nascer...
Quanto ao desenvolvimento em si da história, como vocês veem, ele segue a velha fórmula de alguém se mudando pra algum lugar isolado, os habitantes das proximidades tentando (mais ou menos) convencer esse alguém a ir embora, a pessoa não acreditando no que os habitantes locais dizem e um bizarro perigo local atacando a pessoa depois disso. Se você gosta de filmes de terror com esse roteiro, A Maldição da Floresta tem tudo pra agradar você.
Continuação à vista? Até agora, nenhuma informação oficial sobre isso. Mas a última cena deixa bem claro que a história não acabou ali.
A Maldição da Floresta foi o 1º longa do Corin Hardy. E foi produzido na Inglaterra e filmado quase todo na Irlanda, com algumas poucas cenas filmadas no Canadá.
Mais informações sobre o filme? Lá vai:


ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!

Nenhum comentário: