segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

SUPER-HOMEM

título original: Superman
título brasileiro: Super-Homem
ano de lançamento: 1941
país: Estados Unidos
produção: Famous Studios e Fleischer Studios

O Planeta Krypton era habitado por humanos com superforça física e outros superpoderes, como voar e ser imune a ferimentos. Mas, como o planeta começou a sofrer terremotos e o maior cientista kryptoniano não conseguiu convencer ninguém a tomar nenhuma providência, pôs o filho recém-nascido dele numa nave com piloto automático e mandou ele pra Terra, enquanto os terremotos terminavam de destruir Krypton.
Na Terra, o bebê foi encontrado e levado a um orfanato, onde foi batizado com o nome de Clark Kent. E quando cresceu, começou a trabalhar num jornal como repórter, junto com outra repórter chamada Lois Lane. Mas ninguém sabe nada sobre a identidade dele.

Essas informações, dadas na abertura do seriado Super-Homem, são o único esclarecimento que se faz sobre o passado do herói nessa versão sobre ele. E aparecem só na abertura do seriado. Nas histórias em si, ele já aparece como Clark Kent.
Vale lembrar que essa produção foi o 1º seriado em desenho animado a retratar o personagem. Mas só teve 9 episódios produzidos pelos Fleischer Studios e depois mais 8 episódios produzidos pelos Famous Studios (17 ao todo).
Os inimigos do Super-Homem aqui são cientistas loucos, múmias, terroristas, bandidos comuns, animais enfurecidos, dinossauros e às vezes apenas fenômenos naturais (como cometas e vulcões).
Como na época em que o seriado foi lançado os Estados Unidos tavam em plena 2ª Guerra Mundial, os alemães e os japoneses são retratados aqui como vilões, mais ou menos como aconteceria logo depois com o seriado O Morcego (1943), protagonizado pelo Batman. E tem até um capítulo em que o Clark e a Lois são enviados ao Japão pra fazer uma cobertura sobre a guerra e a Lois é presa e condenada à morte lá.
Quanto aos inimigos clássicos do Super-Homem (como o Lex Luthor, o Bizarro e o Brainiac), nenhum aparece no desenho. Esses vilões só vão aparecer em versões às vezes décadas mais recentes sobre o herói.
Pra terminar, só uma observação sobre o nome do herói, já que o pessoal mais novo com certeza cresceu ouvindo ele ser chamado de “Superman”, e não de “Super-Homem”: a gente não consegue entender muito bem o motivo, mas, até o início dos anos 90, todas as traduções brasileiras de filmes, desenhos e seriados que mostravam esse personagem davam a ele o nome de Super-Homem; só que, dali pra frente, os tradutores passaram a dar preferência à forma Superman. Então, como esse seriado é de 1941, foi lançado no Brasil como Super-Homem.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre o seriado:


E dê uma clicada aí do lado em ‘seriados’ que você acha um post sobre O Morcego.
ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!

2 comentários:

Marcelo Castro Moraes disse...

Eu tenho esses curtas animados no DVD duplo de Superman II

Leo Rib disse...

É? Legal!
Eu vi todos no YouTube mesmo.rs