sexta-feira, 26 de abril de 2019

SCOOBY-DOO, CADÊ VOCÊ?

título original: Scooby-Doo, Where Are You?
título brasileiro: Scooby-Doo, Cadê Você?
ano de lançamento: 1969
país: Estados Unidos
produção: Hanna-Barbera Productions

Pra algumas pessoas, provavelmente parece contraditório falar em terror infantil. Afinal, histórias de terror são voltadas especificamente pro público adulto. Ou, no mínimo, adolescente. Mas o terror infantil sempre existiu. E o maior marco dele (pelo menos na grande mídia) possivelmente foi o seriado Scooby-Doo, Cadê Você?, lançado pela Hanna-Barbera no final dos anos 60.
O desenho pretendia fazer um resgate da comédia nos desenhos animados, já que alguns desenhos lançados poucos anos antes pela Hanna-Barbera, como Frankenstein Jr. (1966) e Os Herculóides (1967), tinham sido considerados violentos demais por alguns pais e mães, que começaram a reclamar.
Então, a Hanna-Barbera decidiu fazer uma coisa parecida com A Turma do Archie, um desenho que a Filmation tinha lançado em 1968 e que tava dando ótima audiência, mostrando um grupo de jovens amigos e o cachorro deles passando por várias aventuras.
E o terror não seria tão terror assim: os monstros, fantasmas e adjacências que os heróis encontrariam pelo caminho seriam simplesmente bandidos humanos, disfarçados como criaturas bizarras pra ocultar algum crime (o único monstro de verdade que chegaria a aparecer em 1 capítulo do seriado seria um yeti).
Nessas condições, dando vida aos personagens Fred, Salsicha, Velma, Daphne e Scooby-Doo, tão familiares a tantas gerações que se passaram de lá pra cá, o seriado estabilizou o estilo do terror infantil mais usado desde então: a apresentação de personagens clássicos do terror (vampiros, lobisomens, fantasmas...) sem violência explícita e com um ar quase sempre cômico e dentro de um contexto de aventura.
Scooby-Doo, Cadê Você? foi sucedido por vários desenhos (tanto seriados quanto desenhos de longa-metragem) com os mesmos personagens e seguindo quase sempre o mesmo estilo. E também inspirou alguns filmes com atores de carne e osso.
Eu não sei qual emissora de TV aberta no Brasil tá com os direitos autorais desse seriado atualmente. Mas ele já passou pelo SBT, pela Globo e pela Bandeirantes ao longo dos anos. Sem mencionar, é claro, os canais de TV a cabo.
De qualquer forma, se um seriado que tá completando 50 anos esse ano ainda é exibido até hoje chamando a atenção do público e já inspirou tantas continuações de tipos diferentes, não se pode negar que é um clássico.
Se a Hanna-Barbera tivesse um museu, Scooby-Doo, Cadê Você? teria que estar num lugar de destaque lá.
Outras produções da Hanna-Barbera que eu já indiquei aqui foram Os Flintstones (1960), Os Jetsons (1962), A Feiticeira Faceira, A Formiga Atômica, A Lula Lelé, O Esquilo Sem Grilo, O Xodó da Vovó, Zé Buscapé (todos esses de 1965), Os Impossíveis (1966) e O Poderoso Mightor (1967).
Mais informações sobre Scooby-Doo, Cadê Você? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘seriados’ que você acha posts sobre A Feiticeira Faceira, A Formiga Atômica, A Lula Lelé, Frankenstein Jr., Mightor, O Esquilo Sem Grilo, O Xodó da Vovó, Os Flintstones, Os Herculóides, Os Impossíveis, Os Jetsons e Zé Buscapé.
Até a próxima!

Nenhum comentário: