segunda-feira, 19 de janeiro de 2026

40 ANOS DE COMANDO ESTELAR FLASHMAN I


Em Março vão se completar 40 anos do lançamento de Comando Estelar Flashman, um dos sentais com a maior quantidade de fãs no Brasil.
Então, vamos marcar esse festejo de esmeralda vendo algumas curiosidades sobre o seriado?
Vou dividir o post em 2 partes, porque tem muita coisa pra ver.

A Pré-Produção:
Flashman tava previsto pra estrear em Fevereiro de 1986. Mas um problema não muito claro na pré-produção atrasou a estreia por algumas semanas, levando o 1º episódio a só ser exibido em 01 de Março.
Inclusive, pra poder cobrir esse tempo, Esquadrão Relâmpago Changeman (1985), o sentai anterior, teve que ficar no ar por algumas semanas a mais do que tava previsto.
O ator Yutaka Hirose tava previsto pra interpretar o Jin nos primeiros esboços do seriado. Mas depois escalaram ele pra interpretar o Wandar. E o ator Tota Tarumi foi escalado pra interpretar o Jin.

Produções mais antigas nas quais os roteiristas se inspiraram (ou, pelo menos, é o que parece):
As naves combatentes clone foram inspiradas nas naves vistas no filme A Guerra dos Mundos (1953).
O 3º monstro guerreiro Sconder usa como tática de ataque o ato de miniaturizar os humanos e prender eles dentro de cápsulas.
Isso foi inspirado no modus operandi dos dadas, de Ultraman (1966).
A partir do episódio 28, os poderes dos Flashman, de repente, começam a falhar. E ao mesmo tempo o Kéflen começa um processo de fortalecer o Gals, o Wandar e a Néfer, que vai acabar transformando os 2 últimos nos monstros Wandalo e Néfeli.
Essa parte da história foi claramente inspirada no episódio 31 de Chodenshi Bioman (1984): lá, os poderes dos heróis começaram a falhar quando um cometa passou perto da Terra e causou uma interferência nas energias deles, ao mesmo tempo em que o vilão Man fortaleceu os súditos dele, fazendo com que eles vagamente mudassem de aparência.
Dá pra ver que o Kaura foi projetado pra ser uma mistura da Ahames com o Buba, de Changeman: como a Ahames, ele chega atacando os heróis com um chicote e se posicionando como um poder que os heróis nunca enfrentaram antes; como o Buba, ele é uma espécie de pirata espacial.
O Gals foi inspirado no monstro espacial Savu, de Changeman. Embora a gente também perceba vagamente alguma coisa da aparência do Buba nele.
Muito possivelmente o Wandar foi inspirado no Ícaro, também de Changeman: ambos são vilões alados, topetudos e arrogantes.
Mas isso é suposição minha, OK?

Curiosidades sobre os heróis principais:
Diferente dos líderes de outros sentais, o Jin se comporta mais como um irmão mais velho dos colegas do que como uma autoridade. E quando surge um problema, geralmente ele conversa com os outros em vez de tentar se impor no grito.
Embora o Go fosse um personagem projetado pra ser o alívio cômico no grupo dos heróis, os episódios protagonizados por ele quase sempre têm um tema mais triste. Ou, no mínimo, alguma cena muito triste.
A Sara talvez seja a personagem mais fundamental pra destruir os monstros guerreiros tanto em tamanho humano quanto em tamanho gigante: sem ela não seria possível disparar o Cosmic Vulcan e sem ela também não seria possível o Star Condor ejetar o Cosmic Laser.
Curiosamente, a Lu foi uma personagem quase esquecida pelos roteiristas do seriado: só há 2 episódios em que ela sozinha recebe destaque.

Curiosidades sobre os vilões principais:
Em algumas cenas, o lado esquerdo da máscara do La Deus aparece se partindo e revelando uma pequena parte da cara dele. Mas nunca apareceu nenhum detalhe a mais do que isso sobre a aparência que ele tinha por baixo da armadura dele. E nos episódios finais ficou claro que o corpo dele era totalmente feito de líquido. Qual seria explicação pra tudo isso?
Bom, nenhuma explicação foi dada pelo próprio seriado sobre essa parte da cara dele se mostrando por baixo da máscara. E sim: tanto o corpo dele era feito de líquido que, quando a armadura dele foi destruída, o corpo dele se espalhou pelo chão do Cruzador Imperial Mess na forma de uma grande poça de água. E mesmo antes disso já dava pra ver água vazando pelos dedos dele contendo as biomoléculas de zeus.
A única suposição que dá pra levantar e que faz algum sentido é que ele passou muito tempo usando os poderes dele pra tentar solidificar o corpo dele dentro da armadura. Mas, como ele só tinha força pra fazer isso numa parte da cabeça (nem sequer na cabeça toda), ele tirava uma parte da máscara de vez em quando pra testar se já tava sólido o suficiente. Como nunca tava, ele recolocava a máscara.
O episódio 24 marca o início da inimizade entre o Kéflen e o Kaura: o caçador usa o Gals, sem a aprovação do cientista, num plano dele pra atacar o Go e depois os outros Flashman.
Dali pra frente, os 2 vilões nunca mais se bicaram.
A partir do episódio 36, eles passam a se tratar reciprocamente como inimigos declarados, já que o Kaura se autopromove, dando a entender que ele tem a mesma autoridade que o Kéflen: nesse episódio, ele chega mesmo a usar o Wandar e a Néfer como subordinados no plano que ele tá executando.
Diante da indignação do Kéflen, o caçador desafia o cientista, avisando que sabe sobre um segredo dele que vai acabar com ele.
Bom, como todo mundo já sabe, o segredo é que o Kéflen era um terráqueo, raptado por Mess 300 anos antes dos eventos mostrados no seriado, quando ainda era bebê.
Só que isso deixa um super buraco na história, né? Será que, ao longo de 300 anos, o Kéflen nunca se questionou sobre a origem dele? E como é que, além do La Deus, só o Kaura sabia disso?
Com a chegada do Kaura no episódio 15, fica claro que o Gals, a Néfer, o Wandar, a Kirt e a Urk são todos criações recentes do Kéflen.
Afinal, nenhum deles conhecia o Kaura pessoalmente. Mas ele tinha contato direto com o La Deus e o Kéflen 20 anos antes dos eventos mostrados no seriado. Então, 20 anos antes, os 5 vilões aí ainda não existiam.
O Kéflen pode ter criado eles no máximo 19 anos antes dos eventos mostrados no seriado, ou seja, depois que o Kaura já tinha se afastado.
No episódio 39, a cara da Néfeli muda de aparência sem explicação.
O Gals tava previsto pra ficar até o fim do seriado, pra aparecer em mais episódios e pra ter uma história pessoal: no final do seriado, ele se mostraria triste por ter uma aparência tão monstruosa e pediria ao Kéflen que transformasse ele num mutante de aparência mais humanoide, como a Néfer e o Wandar.
Esse seria o pontapé inicial pra luta final dele contra os Flashman.
Nada disso aconteceu porque, na prática, a fantasia dele ficou muito pesada e sem mobilidade. E o dublê que vestia ela tinha muita dificuldade de se movimentar nas cenas de ação.
Conclusão: em vários episódios em que o Gals apareceria com destaque ele foi substituído pela Néfer e pelo Wandar. E como o personagem se tornou desnecessário, os roteiristas decidiram retirar ele do seriado por volta do episódio 30, e não no fim do seriado, como tava previsto inicialmente.
Os soldados zolor foram retratados no 1º episódio como extremamente violentos, massacrando o povo de Tokyo com teias que eles cuspiam e, quando atingiam uma pessoa, desintegravam.
Depois dessa estreia mais chocante, eles foram meio deixados de lado, passando mais a ser retratados como soldados comuns de sentais.

💪💪💪

Outras vezes em que o blog já falou sobre...

BIOMAN









CHANGEMAN











FLASHMAN






ULTRAMAN














Foi bom você ter passado por aqui! Até a próxima!😉

Nenhum comentário: