domingo, 13 de novembro de 2022

CHORIKI SENTAI OHRANGER

título original: Choriki Sentai Ohranger
título brasileiro: inexistente (inédito no Brasil)
ano de lançamento: 1995
país: Japão
elenco principal: Ayumi Aso, Kunio Masaoka, Masaru Shishido, Masashi Goda, Shoji Yamaguchi, Tamao Sato
direção: Shohei Tojo
roteiro: Hirohisa Soda, Noboru Sugimura, Shozo Uehara, Susumu Takaku e Toshiki Inoue

Em 1997, naves estranhas foram vistas sobrevoando a Terra.
Antevendo uma invasão extraterrestre, o Comandante Naoyuki, líder de uma divisão da Aeronáutica do Japão chamada UA, começou a tomar as devidas providências pra defender a Terra...
Em 1999, Tókyo foi atacada abertamente por um grupo só de robôs chamado Império Baranoia, comandado pelo Imperador Bakasu-Fundo. E ele afirmou que queria levar metade dos humanos como escravos pra outro planeta, avisando que destruiria uma cidade da Terra a cada dia se encontrasse resistência. E assim, tava começando por Tókyo.
Em resposta, a UA convocou 4 oficiais pra enfrentar os invasores, chamados Shohei, Yuji, Juri e Momo. E a eles se juntou um capitão da Força Aérea do Japão, chamado Goro, vestindo uma armadura vermelha. E ele logo levou os recém-chegados pra encontrar o Naoyuki, aprenderem mais sobre a situação que acontecia ali e ganhar, cada um, uma armadura de uma cor diferente do mesmo tipo que a armadura dele.
Assim, os 5 juntos formaram o Esquadrão Super Poderoso Ohranger.

Temos aqui um sentai em que não existem vilões de carne e osso: são todos máquinas.
Não deixa de ser novidade, né? Chodenshi Bioman (1984) mostrou uma situação parecida, mas não igual: o Dr. Man, vilão principal do seriado, era um humano transformado em cyborg, e não uma máquina que sempre foi máquina.
Uma coisa curiosa em Ohranger é que os robôs se casam e têm filhos (não consegui entender como, mas...).
Outra curiosidade aqui é a mudança eventual de vilão principal. Ou melhor: embora os problemas venham sempre de Baranoia, acontece eventualmente a saída de um imperador e a chegada de outro. E o imperador que tá no Trono de Baranoia na época é o vilão principal da vez.
Também podemos destacar aqui uma conveniência de roteiro que foi uma das maiores já vistas em todos os seriados do Mundo. Não vou entrar em spoilers, mas posso dizer que, depois que um dos vilões principais é explodido pelos ohrangers durante uma luta, simplesmente a cabeça dele reaparece num laboratório de um planeta deserto a bilhões de quilômetros de distância dali! E a forma como a cabeça foi parar lá nunca é explicada pelo roteiro e não é compreendida nem pelo próprio personagem (ele comenta isso!).
E é claro que o vilão (ou seria a cabeça?) aproveita a situação pra fazer mais uma maldadezinha e causar mais problemas pros inimigos dele.
Bom, por falar neles, como são os heróis?
Como já vimos, os ohrangers são oficiais da Força Aérea do Japão. E funcionam quase como celebridades mesmo, sendo reconhecidos pelo povo quando andam na rua.
Apesar de juntarem vários robôs gigantes durante o seriado, eles não têm nenhuma lasca de robô gigante até o 6º episódio. Ou seja, quando Baranoia ataca com um robô gigante, no princípio eles têm que enfrentar o inimigo grandão com as próprias mãos mesmo, apesar da diferença de tamanho.
No 1º robô gigante que eles adquirem, de vez em quando cada um dos heróis assume o comando da máquina (e a cabeça do robô muda de formato a cada vez que um dos 5 faz isso).
E lá pelo meio do seriado, aparece um gênio com aparência de robô chamado Gan-Majin pra ajudar os heróis. Sim: um gênio que concede pedidos (embora de uma forma meio parcial).
Em 1996, várias cenas de Ohranger foram utilizadas como stock footage na 4ª temporada de Power Rangers. E os vilões do Império das Máquinas, principalmente, foram diretamente inspirados nos vilões de Baranoia: o Rei Mondo foi inspirado no Imperador Bakasu-Fundo, a Rainha Machina foi inspirada na Imperatriz Hisuteria, o Príncipe Sprocket foi inspirado no Príncipe Burudonto, a Princesa Archerina foi inspirada na Imperatriz Maruchiwa, o Klank foi inspirado no Acha...
O ator Hideaki Kusaka, que aqui interpretou o Gan-Majin, já tinha interpretado os personagens Heru Satan em Taiyo Sentai San Barukan (1981); Mau Saíke em Sharivan, o Guardião do Espaço; Aton em Kagaku Sentai Dynaman (ambos de 1983); Saigon em Bioman; Satan Goss em O Fantástico Jaspion; Gyodai em Esquadrão Relâmpago Changeman (ambos de 1985); La Deus em Comando Estelar Flashman (1986); Zeba em Defensores da Luz Maskman (1987); Ragon em Kosoku Sentai Turboranger (1989); o vilão Gunsa em Chikyu Sentai Fiveman (1990); Gurei em Chojin Sentai Jetman (1991); Totopato em Kyoryu Sentai Zyuranger (1992); um dos reis de Goma em Gosei Sentai Dairanger (1993); e Daimao em Ninja Sentai Kakuranger (1994).
O ator Hiroshi Miyauchi, que aqui interpretou o Comandante Naoyuki, já tinha aparecido em 2 episódios de Space Cop (1982) e em Kamen Rider Black RX (1988) como um dos antigos kamen riders.
O ator Kei Shindachya, que já tinha interpretado o guerreiro azul Ken em Fiveman, fez uma participação em 1 episódio aqui.
E o ator Kazutoshi Yokoyama, que aqui interpretou a vilã Hisuteria, já tinha interpretado o personagem-título transformado em Jiban (1989) e o vilão Gurifoza em Zyuranger.
Mais informações sobre Ohranger? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘produções japonesas’ que você acha posts sobre Bioman, Changeman, Dairanger, Dynaman, Fiveman, Flashman, Jaspion, Jetman, Jiban, Kakuranger, Maskman, RX, San Barukan, Sharivan, Space Cop, Turboranger e Zyuranger.
ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!

Nenhum comentário: