quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

NO DIA DO SALVA-VIDAS, ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE TUBARÃO


28 de Dezembro, Dia do Salva-Vidas.
Quando alguém fala em salva-vidas com um fã de filmes de terror, talvez a 1ª coisa que vem à mente dele sejam os tubarões. Então, vou aproveitar essa data pra lembrar algumas curiosidades sobre Tubarão (1975):
Quando o filme se encontrava em fase de pré-produção, os produtores tiveram a ideia de usar um tubarão de verdade pra fazer as cenas. Mas logo foram informados de que não é possível treinar um tubarão a ponto de fazer ele se enquadrar num roteiro cinematográfico. E assim, foram feitos 3 bonecos pra interpretar o monstro.
De qualquer forma, também foram usadas algumas cenas de tubarões de verdade. E isso aparece quando a câmera mostra só a cabeça da criatura em close.
Embora, até 2ª ordem, o animal que ataca os humanos no filme seja um tubarão branco, analisando o filme ficam várias insinuações de que não era bem isso: a criatura tinha características de que era uma aberração ou então que já tinha sido um tubarão normal e depois sofreu algum tipo de mutação.
Vejam 5 pistas disso:
1ª A princípio, o oceanógrafo Matt (alguém que entendia bem de tubarões!) não sabia qual era o tipo de tubarão que eles tavam enfrentando, mencionando várias raças como possibilidades diferentes. Ou seja, fosse a criatura o que fosse, não era um tubarão com características que os oceanógrafos veem todo dia.
2ª A força física que o tubarão demonstrou em todos os ataques mais diretos que ele fez contra os humanos e quando mergulhou a grande profundidade com galões de ar presos ao corpo dele também não seria vista em nenhum tubarão normal.
3ª Tubarões nadam se sacudindo sem parar da direita pra esquerda. Mas o tubarão visto no filme se mostrou duro durante várias cenas em que apareceu nadando, o que dá a entender que ele tomava algum outro tipo de impulso pra nadar.
4ª Enquanto nadava ao redor do barco Orca, o tubarão espreitava os 3 humanos lá dentro como se tivesse planejando uma maneira de acabar com eles de forma conscientemente sádica, o que dá a entender que ele tinha uma certa capacidade de raciocínio e de perversidade gratuita (até onde se sabe, tubarões não têm um lado psicológico que funcione assim rsrs).
5ª No ataque final que o tubarão fez contra o Orca, quando só tinha sobrado o delegado Martin lá dentro, a fera enfiou a cabeça dentro do barco rugindo. Mas ao ver que não ia conseguir pegar o Martin ali, o tubarão nadou em marcha ré e se retirou...
Tubarões não emitem nenhum som nem conseguem nadar pra trás.
Quando os restos mortais da garota atacada na 1ª cena foram encontrados na praia, dá pra ver umas marcas de dedos na areia à esquerda, como se alguém tivesse enterrado aquilo ali com as mãos...
Bom, realmente havia uma mulher enterrada ali embaixo com as mãos dela pra fora da areia: uma figurante foi enterrada, ficando só com a cabeça e as mãos de fora (com a câmera evitando mostrar a cabeça dela), pra fazer a cena.
Originalmente, tava previsto que um braço cenográfico fosse usado pra fazer essa cena. Mas, como o objeto tinha uma aparência muito fake, eles decidiram usar pra isso a figurante que tava lá na hora. E como a coisa foi feita meio no improviso, não devem ter se lembrado de apagar as marcas de dedos que ficaram na areia enquanto enterravam ela.
O barco usado pra ir combater o tubarão se chamava Orca como um simbolismo: as orcas são os únicos animais conhecidos que atacam abertamente os tubarões brancos.
Na cena do 2º ataque do tubarão à praia, o roteiro previa que a fera matasse mais 1 homem além do que se aproximou dos meninos no bote. E isso chegou a ser filmado, mas o diretor achou que a imagem ficou violenta demais e decidiu não incluir isso na edição final do filme.
Contando todas as cenas em que o tubarão apareceu explicitamente em tela, temos menos de 5 minutos.

Inspirações que o filme de 1975 deu a algumas outras produções:

A Pantera Cor de Rosa (1964)Um episódio do desenho lançado em 1975 mostra um tubarão nadando num fosso de água potável, num castelo da Transilvânia. E por mais estranho que seja retratar um animal marinho em tal situação, não é difícil entender o que houve ali: o episódio satirizava filmes de terror e foi lançado apenas 2 meses depois do lançamento de Tubarão, época em que tava mais na moda associar a imagem de um tubarão a qualquer situação de terror do que qualquer outro monstro.

A Fera Assassina (1976)Embora a história desse filme não envolva tubarões e nem sequer se passe no Mar, dá pra ver claramente que o roteiro segue passo a passo vários acontecimentos do roteiro de Tubarão, mas substituindo o tubarão por um urso pré-histórico e o Mar por uma floresta.

Tentáculos (1977)Até que os acontecimentos no roteiro desse aqui não são tãããããããããão espelhados nos acontecimentos do roteiro de Tubarão. Mas o título do filme é: o nome original de Tubarão em Inglês é Jaws (“mandíbulas”), que se refere a uma parte do corpo do tubarão; o nome original de Tentáculos em Italiano é Tentacoli (“tentáculos” mesmo), igualmente se referindo a uma parte do corpo do monstro do filme, que é um polvo gigante.

Up from the Depths (1979)Essa foi a 1ª paródia de Tubarão feita com uma certa qualidade ainda nos anos 70. E várias cenas aqui satirizam cenas do filme de 1975.

Alligator (1980)Embora esse filme não se inspire diretamente em Tubarão, uma cena dele é uma óbvia imitação da cena de abertura da sua continuação direta Tubarão 2 (1978): um repórter sensacionalista chamado Thomas decide ir até os esgotos pra ver se há mesmo um monstro lá como ele ouviu falar e, depois de poucos minutos, ele é atacado pela criatura e morre tirando fotos do próprio ataque.

Antropophagus (1980)A cena de abertura desse filme é uma imitação da cena de abertura de Tubarão, mostrando um casal de namorados chegando a uma praia deserta, a moça entrando na água e sendo atacada e morta por uma figura não mostrada pela câmera que se aproxima dela por baixo enquanto o rapaz, que não mergulhou, nem vê o ataque porque ficou deitado na areia ouvindo música.
Obs.: Claro que essa cena é até meio sem sentido, já que o vilão desse filme era humano, e não uma criatura aquática. Portanto, não teria lógica ele vir nadando até a garota por baixo da água. Mas, como Antropophagus é um filme do Joe D’Amato, a gente não pode esperar muita coerência das cenas, né?

Terror na Água 3D (2011)A cena de abertura desse filme é outra imitação da cena de abertura de Tubarão, com um casal de namorados se aproximando da água, a moça entrando na água e sendo morta por um tubarão e o rapaz, que não mergulhou, nem vendo o ataque porque ficou ouvindo rádio.

👹👹👹

Outras vezes em que a Multibússola já falou sobre...

A FERA ASSASSINA



A PANTERA COR DE ROSA




ALLIGATOR



ANTROPOPHAGUS








TENTÁCULOS


TERROR NA ÁGUA 3D



TUBARÃO








UP FROM THE DEPTHS



Até a próxima!

Nenhum comentário: