sábado, 5 de fevereiro de 2022

ALLIGATOR / O JACARÉ ASSASSINO / O JACARÉ GIGANTE

título original: Alligator
títulos brasileiros: Alligator / O Jacaré Assassino / O Jacaré Gigante
ano de lançamento: 1980
país: Estados Unidos
elenco principal: Michael V. Gazzo, Robert Forster, Robin Riker
direção: Lewis Teague
roteiro: Frank Ray Perilli e John Sayles

Em 1968, uma menina chamada Marisa foi a um evento com répteis aquáticos e, na saída, comprou um filhote de crocodilo e levou pra casa. Mas o pai dela, irritado com o bichinho, jogou ele na privada e deu descarga.
Em 1980, pedaços de cadáveres humanos começam a ser encontrados nos esgotos da cidade. E o policial David recebe a missão de investigar essas mortes, decidindo ir até lá junto com um colega. Só que eles encontram lá embaixo uma criatura parecida com um crocodilo gigante, que ataca eles e mata o outro policial, mal dando tempo ao David de escapar por um bueiro.
Quando ele conta o que houve, ninguém acredita a princípio. Mas a história dele não demora a ser confirmada, já que o monstro não demora a subir pra superfície pra espalhar o caos na cidade.

Alligator foi exibido na TV aberta do Brasil algumas vezes com o título original, outras vezes com o título de O Jacaré Assassino e outras vezes com o título de O Jacaré Gigante.
Por falar em jacaré, no texto original a criatura vista ali é um aligátor, embora na tradução que o filme teve no Brasil ela seja chamada o tempo todo de “crocodilo”.
Apesar dos crocodilos e dos aligátores serem répteis com estruturas físicas bem parecidas, não são animais da mesma espécie (os jacarés que existem no Brasil, por exemplo, são raças de aligátores, não de crocodilos).
Aliás, em algumas cenas, o diretor filmou um aligátor de verdade andando no meio de um cenário em miniatura (mas nas cenas em que a câmera mostrava só partes do corpo do monstro fazendo movimentos específicos, era o ator Kane Hodder que tava ali fantasiado de aligátor).
E por qual motivo fizeram um filme de terror sobre um aligátor? Ué! Porque era 1980.rsrsrs
Quem já se informou um mínimo que seja sobre o cinema de terror na 2ª metade dos anos 70 sabe que, devido à influência de Tubarão (1975), aquela época teve um filme de terror atrás do outro sobre animais enfurecidos: A Fera Assassina, Abelhas Selvagens, O Ataque das Cobras (os 3 de 1976), Tentáculos (1977), O Enxame, Um Longo Fim de Semana (ambos de 1978) e vários outros. Mas, nos anos 80, os slashers passaram a frente desses filmes em popularidade entre os fãs de terror.
Então, Alligator foi um dos últimos filmes daquela fase a tentar seguir os passos de Tubarão (embora com outro animal monstruoso em foco).
E a parte em que os policiais entram no esgoto pra procurar a criatura também lembra um pouco o final de Nasce um Monstro (1974).
O que talvez seja mais estranho aqui é que não dá pra entender direito onde a história se passa: o filme começa com um grupo de personagens voltando de uma viagem e passando por uma placa onde se lê escrito “Bem-Vindos ao Missouri”, mas, de acordo com o que os personagens falam durante o filme, eles tão em Chicago (ou seja, no Illinois).
O curioso é que Alligator não foi filmado nem no Illinois nem no Missouri, mas sim na California.
Bom, se você gostou de qualquer um dos filmes que eu mencionei acima, também vai gostar de Alligator. Afinal, como eu já disse, ele tem bastante em comum com eles.
Vale lembrar que o ator Robert Forster, que protagonizou o filme, faleceu recentemente devido a um câncer no cérebro.
Alligator teve uma assim chamada “continuação” (1991). Contudo, na verdade, aquilo foi um reboot, já que não continua a história do filme original, mas sim conta outra história que, apesar de ter o mesmo tema principal, tem outros personagens e se passa em outro lugar.
Mais informações sobre o filme de 1980? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘animais enfurecidos’ pra ver posts sobre A Fera Assassina, Abelhas Selvagens, O Ataque das Cobras, O Enxame, Tentáculos, Tubarão e Um Longo Fim de Semana e em ‘séries cinematográficas’ pra ver um post sobre Nasce um Monstro.
ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!

Nenhum comentário: