sábado, 17 de dezembro de 2022

REFORMA

título original: Reforma
ano de lançamento: 2018
país: Brasil
elenco principal: Fábio Leal, Mariah Teixeira, Paulo César Freire
direção e roteiro: Fábio Leal

O Francisco é aquilo que a comunidade gay chama de bear: um homossexual gordo. E enquanto ajuda sua amiga Flávia a reformar o novo apartamento dela, ele conversa com ela sobre o dilema em que vive: a paixão dele por comer doces levou ele a engordar; mas ao mesmo tempo em que ele se incomoda com a gordura, quer que as pessoas aceitem ele sendo gordo.
Ele chega mesmo a declarar que gosta mais de doces do que de sexo, ao mesmo tempo em que acredita que só não consegue um namorado fixo porque os gordos são mal vistos entre os homens de quem ele se aproxima.

Reforma mal tem aquilo que a gente chamaria tecnicamente de história: é um curta-metragem que mostra um personagem que claramente não sabe muito bem o que quer da vida (a única certeza que ele tem é que quer mandar pra dentro um doce atrás do outro). E ele atravessa o filme do início ao fim sem mudar nada em termos de opinião nem de comportamento.
Eu indicaria esse filme só ao público gay masculino e a quem quiser filosofar sobre questões de estética relacionadas à obesidade.
Se você se interessa por outros temas além desses, já posso adiantar que você não vai gostar. Afinal, não tem nada além disso pra ver em Reforma.
Outro filme do Fábio Leal que eu já indiquei aqui foi O Porteiro do Dia (2016).
Mais informações sobre Reforma? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘produções brasileiras’ que você acha o post sobre O Porteiro do Dia.
ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!

Nenhum comentário: