terça-feira, 20 de dezembro de 2022

HEBE

título original: Hebe
ano de lançamento: 2020
país: Brasil
elenco principal: Andréa Beltrão, Marco Ricca, Valentina Herszage
direção: Maurício Frias
roteiro: Carolina Kotscho

Vinda de Taubaté junto com a família nos anos 40, uma adolescente pobre chamada Hebe tenta trabalhar como empregada doméstica na casa de uma mulher rica no Centro de São Paulo. Mas, como não dá certo, ela resolve fazer a única coisa que sabe: cantar.
Conhecendo empresários famosos, ela consegue seguir na carreira de cantora, a coisa não vai mal e logo de cara ela consegue ganhar uma certa fama e dinheiro, dando melhores condições de vida à família.
Anos depois, a Hebe troca a carreira de cantora pela de apresentadora de programas de variedades na televisão, passando pela Bandeirantes e depois chegando ao ponto mais alto da carreira dela no SBT.

Em Setembro de 2019, foi lançado o filme Hebe: a Estrela do Brasil, contando um pequeno trecho da vida da apresentadora Hebe Camargo, que tinha morrido em 2012.
A intenção ao fazer o filme já era aproveitar as cenas dele como material pra uma série de TV. E isso realmente não demorou a acontecer: a série Hebe foi lançada na Globoplay em Julho de 2020.
O programa conta a vida da Hebe desde o dia em que ela teve a ideia de começar a trabalhar como cantora até a época em que ela começou a fraquejar definitivamente, vindo a morrer aos 83 anos.
A série recebeu várias críticas negativas por fantasiar demais a história: embora a grande maioria das situações mostradas ali sejam reais, foram retratadas se passando em datas diferentes de quando se passaram na vida real, foram intensificadas ou tiveram a importância diminuída comparado a como elas aconteceram na vida real...
Outras coisas foram simplesmente inventadas.
Devido a essas críticas, algum tempo depois, a roteirista Carolina Kotscho veio a público e disse que o programa contava uma história de ficção inspirada na vida da Hebe, mas não procurava retratar passo a passo a vida da apresentadora.
Na verdade, parece que a série se preocupou mais em fazer certas críticas sociais (falar contra a censura, falar contra as mulheres recebendo assédios, falar contra a violência doméstica, falar contra o preconceito que os padres dos anos 80 tinham contra o meio artístico e contra os homossexuais...) do que em retratar a vida da Hebe de forma realista.
A atriz Valentina Herszage interpreta a Hebe na adolescência e a atriz Andréa Beltrão interpreta ela em todas as outras fases da vida.
Aliás, a interpretação da Andréa foi impressionante: ela conseguiu imitar todos os trejeitos da Hebe!
Bom, foi uma produção muito boa; o roteiro conseguiu contar uma história com início, meio e fim; e passou as mensagens que queria passar. Então, acho que essa série só não vai agradar a quem esperava ver a biografia da Hebe sendo contada de forma realista.
Mais informações sobre Hebe? Lá vai:


ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!

Nenhum comentário: