sábado, 3 de agosto de 2019

A FERA DAS NEVES / O MONSTRO DA NEVE

título original: Snowbeast
títulos brasileiros: A Fera das Neves / O Monstro da Neve
ano de lançamento: 1977
país: Estados Unidos
elenco principal: Bo Svenson, Robert Logan, Yvette Mimieux
direção: Herb Wallerstein
roteiro: Joseph Stefano

Quando uma esquiadora desaparece nas proximidades de um hotel no alto de uma montanha, o gerente Tony vai até lá em cima procurar a garota. E depois de ouvir um rosnado estranho, ele vê um vulto coberto de pelos brancos se escondendo entre as árvores próximas.
Ele conta o que se passou à avó dele, que é a dona do hotel. Mas a velha decide ocultar o fato, já que uma festividade muito importante pros cofres do hotel vai se passar nos próximos dias e ela não quer perder o público.
Pro azar dela, na noite da festa eles vão ter um convidado inesperado. Um convidado grande, peludo, selvagem e que adora comer carne humana...

Snowbeast foi lançado no Brasil com 2 títulos: O Monstro da Neve quando passava na televisão e A Fera das Neves quando foi lançado em VHS.
Se você nunca viu filmes de terror sobre sasquatches e pretende começar por um simples e despretensioso, esse aqui é uma boa pedida.
É um telefilme sem grandes efeitos especiais, sem cenas de violência explícita e... quase que também podemos dizer, sem monstro!rs
Acontece que a criatura aparece pouquíssimo. Mas pouquíssimo MESMO! A cara do bicho, então, só aparece numa cena de 1 segundo (tô falando sério!) quando o filme já passou do meio e depois volta a aparecer por mais uns poucos segundos na última cena. E o que aparece nem chega a dar medo em ninguém. O bicho parece um esquimó com a cara pintada de preto.
De qualquer forma, A Fera das Neves conta com bons momentos de suspense e até um certo clima de aventura em algumas cenas.
Também dá pra perceber no roteiro várias semelhanças com o roteiro da Fera Assassina (1976).
Mas o que talvez seja mais curioso nesse filme é que ele sugere um triângulo amoroso fechado entre os heróis principais. Algumas cenas que mostram o Tony dão a entender que ele faz o ‘teste do sofá’ com os homens que trabalham pra ele (embora isso seja apenas insinuado de uma forma muito superficial). E não demora a chegar ao hotel a ex-namorada dele, chamada Ellen, que agora tá casada com um ex-campeão de esqui chamado Gar... Bom, a Ellen demonstra que ainda tem um certo interesse pelo Tony em algumas cenas e o Gar foi lá exatamente pra pedir um emprego novo a ele. E o Tony dá um emprego ao Gar, depois de tomar um banho de piscina sozinho com ele, bater um papo a sós com ele só de roupão... Então, parece que entre os 3 ali todo mundo pega todo mundo.
Em 2011, foi lançado o filme Besta da Neve, que na época foi anunciado por alguns sites como um remake da Fera da Neve. Mas não se trata de nada disso. Embora o filme também se chame Snow Beast em Inglês e embora também seja um filme de terror sobre um sasquatch que vive numa montanha coberta de neve, a história é outra completamente diferente.
Mais informações sobre A Fera da Neve? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘criaturas pré-históricas’ que você acha um post sobre A Fera Assassina.
Até a próxima!

Nenhum comentário: