sexta-feira, 2 de abril de 2021

TENTÁCULOS

títulos originais: Tentacles / Tentacoli
título brasileiro: Tentáculos
ano de lançamento: 1977
países: Estados Unidos / Itália
elenco principal: Alan Boyd, Bo Hopkins, John Huston
direção: Ovidio G. Assonitis (creditado aqui como Oliver Hellman)
roteiro: Jerome Max, Steven W. Carabatsos e Tito Carpi

A cidade praiana de Solana se encontra às vésperas de uma corrida de barcos de crianças... Mas várias pessoas que se encontravam no Mar ou à beira da praia começam a sumir repentinamente. E os cadáveres deformados delas são encontrados depois, apresentando marcas do ataque de alguma fera marinha.
Como uma empresa local anda realizando obras submarinas usando sons de alta frequência, o repórter Ned, dias depois, supõe que algum animal que até ali era normal tenha enlouquecido com o barulho e começado a atacar as pessoas depois disso. E um especialista em animais marinhos chamado Will supõe que seja um polvo. E provavelmente um polvo muito maior do que o normal!
Só que a solução do mistério chegou tarde demais: a corrida das crianças no Mar já começou e o polvo, atraído pelo barulho, já começou a nadar na direção dos barcos delas!

Se você é fã meeeeesmo do Cinema de Terror e alguém chega pra você e fala “filmes de terror do final dos anos 70”, com certeza uma das coisas que vão vir à sua mente na mesma hora são filmes de animais enfurecidos, certo? Afinal, o sucesso de Tubarão (1975) fez com que vários cineastas investissem nesse tema naqueles anos. E Tentáculos foi um dos filmes que seguiram mais diretamente os passos de Tubarão, só que substituindo o tubarão gigante por um polvo gigante.
Até o nome original do filme, Tentacoli (“tentáculos”, em Italiano), faz uma alusão a uma parte do corpo do polvo, no mesmo peso e na mesma medida que o nome original de Tubarão, Jaws (“mandíbulas”, em Inglês), faz uma alusão a uma parte do corpo do tubarão.
Contudo, o filme do moluscão não deu tão certo quanto o filme do peixão...
Foi feito um animatronic da criatura, que custou quase 1 milhão de dólares e foi a maior despesa inútil que o filme teve: o boneco simplesmente afundou quando foi posto na água!
Assim, pra representar o polvo mostrado de perto, tiveram que fazer uma cabeça de polvo de borracha, que foi mostrada (muito mal) flutuando na água em algumas cenas. E em outras cenas, pegaram imagens de um polvo de verdade filmado num aquário e editaram da forma como puderam (nessas cenas, o polvo aparece sozinho, sem nenhum humano em volta, é claro).
Além desses problemas técnicos, muitas cenas de Tentáculos são desnecessariamente longas: dava pra cortar pelo menos uns 20 minutos de filme numa boa.
E o excesso de personagens desnecessários também não ajuda. Nada mudaria na história se uma meia dúzia deles simplesmente não existissem. Eles não alteram nada na história e nem sequer são atacados pelo monstro em nenhuma cena.
E é estranhíssima a reação deles quando, em plena véspera da corrida das crianças, fica evidente pra toda a cidade que tem algum bicho perigoso vivendo no Mar nos arredores de Solana: isso não parece incomodar muito ninguém e nem se pensa em cancelar a corrida na manhã seguinte!
Não vou contar o fim, mas a conclusão da história também é bem esquisita: quando faltam cerca de 25 minutos pro filme acabar, 2 personagens específicos resolvem ir encarar a criatura diretamente e todos os outros personagens do filme simplesmente somem daí pra frente! Eles não morrem nem nada parecido. Simplesmente não voltam mais a ser vistos nem mencionados pelo resto do filme, enquanto a história fica 100% focada na tentativa dos 2 lá de matar o polvo.
Dá pra ver que, na última cena, tentaram deixar uma porta aberta pra uma continuação. Mas nunca rolou.
Bom, se você gosta de filmes de terror dos anos 70 que mostram algum animal maior do que o normal tocando o terror contra um grupo de humanos, essa coprodução ítalo-estadunidense provavelmente tem tudo o que você quer ver. Mas, mesmo que esse seja o caso, é pouco provável que Tentáculos seja uma das produções que vão entrar pra sua galeria de filmes preferidos.
Mais informações sobre o filme? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘animais enfurecidos’ que você acha um post sobre Tubarão.
ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!

Nenhum comentário: