terça-feira, 13 de setembro de 2022

10 LUGARES DE PASSADO SINISTRO X

ILHA DO MEL
Onde se localiza?
De acordo com o filme Terror no Pântano, a Ilha do Mel se localiza num pântano da Louisiana.
Na verdade, é um pouco difícil entender se o que chamam de “Ilha do Mel” é uma ilha fluvial ou um arquipélago palustre, pois tanto no 1º filme em que ela foi mencionada quanto nas suas continuações, os personagens parecem se referir àquela região toda com esse nome.
E a Marybeth Dunstan deixa claro que existe uma estrada alguns quilômetros atrás da casa da Família Crowley que leva à cidade. Ou seja, a não ser que a tal estrada passe por uma ponte sobre o rio do pântano, a Ilha do Mel não é exatamente uma ilha.

Por que o passado desse lugar é considerado sinistro?
Aparentemente, a Ilha do Mel foi um lugar pacífico até os primeiros anos depois da chegada do Casal Crowley: um lenhador chamado Thomas e uma feiticeira vodu chamada Shyann.
Em 1944, eles foram morar sozinhos numa casa isolada ali. Mas um dia, a mulher foi derrubada por uma espécie de câncer no estômago que consumiu ela por anos. E assim, o marido contratou uma enfermeira chamada Lena pra cuidar dela. Mas, enquanto a Shyann se acabava, o Thomas e a Lena se tornaram amantes. E quase 1 ano depois disso, a Lena tava grávida e a Shyann começou a dar os últimos suspiros...
Ao verem ela aparentemente morta, o Thomas e a Lena se beijaram, acreditando que agora podiam se casar e começar uma nova vida. Mas a Shyann ainda chegou a ver a cena. E reunindo as últimas forças dela, amaldiçoou o feto que a Lena carregava, caindo morta logo depois.
Com efeito, o bebê nasceu tão carregado de energias negativas e com uma aparência tão monstruosa que a Lena morreu horrorizada no mesmo segundo em que olhou pra ele. E os animais ao redor da casa adoeceram e morreram.
O Thomas deu ao filho o nome de Victor e criou ele sem contato com outras pessoas. A princípio, querendo esconder o passado dele; depois, porque realmente ficou preocupado com o bullying que o menino sofria das outras crianças devido à aparência dele. E passou a deixar o Victor trancado em casa quando saía, pra que ele ficasse seguro.
Anos depois, numa noite de Halloween, 3 meninos foram até a casa do Victor num momento em que ele se encontrava sozinho e incendiaram o lugar. E o Thomas, que chegou logo depois, começou a arrombar a porta a golpes de machado. Mas uma das machadadas acertou a cara do Victor do outro lado da porta, matando ele.
O Thomas morreu de depressão 10 anos depois. E quando isso aconteceu, o Victor ressuscitou (provavelmente como parte da maldição vodu que ele tinha recebido), passando a vagar pelo pântano à procura do pai e matando sadicamente todas as pessoas que ele encontrava ali. Agora, dotado de uma força física ilimitada e capaz de sobreviver a qualquer tipo de golpe mortal.
Há muito tempo já se perdeu as contas de quantas pessoas morreram na Ilha do Mel nessas condições. E essa situação começou a passar por algumas mudanças a partir de 2006, quando o Victor matou um dos garotos que incendiaram a casa dele no passado, chamado Sampson Dunstan (em 2006, já um coroa com filhos adultos), que tinha ido ao pântano caçar aligátores. E a filha dele, a Marybeth mencionada acima, sabendo que o pai tinha sumido no pântano, mas sem imaginar que ele tinha sido morto pelo Victor, foi até lá acompanhando um grupo turístico, pretendendo resgatar o pai.
O Victor foi abatendo todos que tavam no grupo da Marybeth, mas ela conseguiu fugir depois de muitas dificuldades.
A garota voltou à Ilha do Mel mais 2 vezes pouco depois disso, acompanhada por outros grupos de pessoas (o que resultou em mais 2 massacres, é claro). E na 2ª, ela conseguiu dissolver o Victor, jogando nele as cinzas do falecido Thomas (já que o Victor tava todos aqueles anos à procura do pai, jogar o que sobrou do corpo do pai contra ele deu fim à maldição).
Entretanto, 10 anos depois disso, outro grupo de pessoas que foram até o pântano acabaram trazendo o Victor de volta através de um feitiço vodu. E isso fez com que o terror na Ilha do Mel se prolongasse até hoje.

Como esse lugar se encontra atualmente?
A Ilha do Mel nunca foi um lugar extremamente movimentado. Só quem costuma ir lá são caçadores, pescadores e eventuais curiosos (os únicos residentes fixos parecem ter sido o Casal Crowley e depois o próprio Victor). E assim, o lugar nunca sofreu nenhuma grande alteração até hoje.

Alguém ainda mora lá?
Vejam a resposta anterior.
ILHA DOS SASQUATCHES
Onde se localiza?
De acordo com o filme A Tribo, essa ilha faz parte do Arquipélago das Antillas Mayores.

Por que o passado desse lugar é considerado sinistro?
Em 1922, uma expedição científica que foi à ilha descobriu ali uma manada de sasquatches. Mas as feras acabaram matando todos os humanos que se encontravam ali na ocasião.
Em 2009, 5 jovens náufragos chegaram à ilha, não demorando a ser atacados pelos sasquatches.
Só uma garota do grupo, chamada Liz, sobreviveu, já que ela matou o líder da manada na frente dos outros, fazendo com que eles recuassem ao ver a cena e permitissem que ela voltasse à praia e escapasse da ilha numa embarcação improvisada.

Como esse lugar se encontra atualmente?
A ilha nunca sofreu nenhuma mudança conhecida.

Alguém ainda mora lá?
Os sasquatches nunca foram tirados de lá. Assim, provavelmente eles ainda são os habitantes dominantes da ilha.
ILHA DOS TROGLODITAS
Onde se localiza?
O filme A Tribo II não dá nenhuma informação significativa sobre a localização exata da ilha.

Por que o passado desse lugar é considerado sinistro?
A ilha é habitada por trogloditas que, por motivos desconhecidos, não evoluíram e mantiveram a estrutura física pré-histórica que tinham antes.
Em 2009, um grupo de náufragos chegaram ali, encontrando também um grupo de católicos fundamentalistas que pretendiam matar os humanos que tivessem visto os trogloditas: se a existência das criaturas fosse divulgada, isso seria uma prova muito concreta do Darwinismo, dando fim às velhas ignorâncias cristãs sobre o assunto.
Incomodados com a presença humana na ilha, os trogloditas foram dando fim a 1 por 1 dos invasores.
Só uma garota do grupo, chamada Anna, sobreviveu, já que ela matou o líder da tribo na frente dos outros, fazendo com que eles recuassem ao ver a cena e permitissem que ela voltasse à praia e escapasse da ilha num bote.

Como esse lugar se encontra atualmente?
A ilha como um todo não sofreu nenhuma mudança.

Alguém ainda mora lá?
Os trogloditas nunca foram tirados de lá. Assim, provavelmente eles ainda são os habitantes dominantes da ilha.
LAGO PROTRACHIAN
Onde se localiza?
De acordo com o filme Terror na Água 3D, esse lago se localiza numa área meio isolada da Louisiana, embora o lugar exato nunca seja explicado com clareza.

Por que o passado desse lugar é considerado sinistro?
Em 2011, o xerife da cidade vizinha ao lago, chamado Sabin, se juntou a 2 psicopatas locais, chamados Dennis e Red, com a intenção de filmar tubarões matando pessoas. E assim, encheram o Lago Protrachian com dezenas de tubarões, depois de terem prendido câmeras nos corpos das feras.
Essa situação durou até que uma ex namorada do Dennis, chamada Sara, chegou lá com um grupo de amigos pra passar uns dias na casa que ela tinha à beira do lago.
Depois que os tubarões já tinham vitimado a maioria dos amigos da Sara, o Sabin prendeu um dos rapazes, chamado Nick, pretendendo filmar ele sendo devorado pelos tubarões. Mas o Nick conseguiu reverter a situação no último segundo, fazendo o Sabin cair na própria armadilha que ele tinha preparado e morrer entre os dentes da fera.
Depois disso, o Nick nadou até um barco no qual o Dennis e o Red tinham prendido a Sara numa jaula, pretendendo afundar ela no lago nessas condições.
O Nick agarrou o Red, fazendo ele de refém e mandando o Dennis soltar a Sara. Mas, pra surpresa dele, o Dennis matou o Red com um golpe de faca e partiu pra cima do Nick. E os 3 acabaram caindo na água.
Um dos tubarões atacou e devorou o Dennis logo de cara. E depois tentou arrebentar a jaula onde a Sara se encontrava presa pra comer ela. Mas o Nick conseguiu matar o tubarão e salvar a Sara.

Como esse lugar se encontra atualmente?
A última cena do filme mostra que o lago continuou tão cheio de tubarões quanto tava desde a 1ª cena. Então, as condições atuais do lago ainda são as mesmas em que ele se encontrava durante o filme todo.

Alguém ainda mora lá?
Embora algumas pessoas tivessem casas de veraneio instaladas às margens do lago, aparentemente ninguém MORAVA propriamente ali. As pessoas iam ao lago mais a passeio ou pra passar as férias.
MANSÃO HEELSHIRE
Onde se localiza?
De acordo com o filme Boneco do Mal, essa mansão se localiza numa região florestal da Inglaterra.

Por que o passado desse lugar é considerado sinistro?
Essa mansão pertencia à Família Heelshire, cujos últimos membros conhecidos eram um homem e uma mulher (identificados apenas como “Sr. Heelshire” e “Sra. Heelshire”) e o filho único deles, chamado Brahms.
O menino sempre foi considerado estranho tanto pelo pai quanto pelos habitantes da cidade vizinha. E em 1991, ele matou uma menina que costumava ir à mansão pra brincar com ele, deixou o cadáver dela na floresta e, aparentemente, incendiou a mansão depois disso, ficando com o rosto deformado pelo fogo.
O Sr. e a Sra. Heelshire disseram à polícia que o Brahms tinha morrido no incêndio, pretendendo forjar a morte dele pra que ele não precisasse responder pela morte da menina. E assim, construíram passagens secretas por trás de todas as paredes da casa, dando acesso a um quarto sem janelas onde ele ficava escondido quando algum visitante chegava.
Ele também passou a usar uma máscara de porcelana pra cobrir as deformações que adquiriu.
O casal passou a ‘criar’ um boneco de porcelana do tamanho de uma criança humana como se aquilo fosse o verdadeiro Brahms, se deixando ver em público com o boneco (dá pra ver que isso foi resultado de algum desequilíbrio mental da mulher, já que o homem, ao contrário dela, não via grandes problemas em admitir diante de estranhos que ele sabia que o boneco não era o menino).
Eles viveram nessas condições e se isolando cada vez mais até 2016, quando só permitiam que um rapaz chamado Malcolm, dono de um mercado da cidade vizinha, entrasse na casa pra levar as compras deles.
Naquele ano, o casal decidiu se suicidar, não conseguindo mais suportar a situação. E depois de contratar uma babá americana chamada Greta pra cuidar do boneco, eles foram embora da casa pra sempre, sem revelar o que iam fazer. E depois mandaram uma carta pro Brahms dizendo que a Greta cuidaria dele dali pra frente.
Ao ver que tava começando um romance entre o Malcolm e a Greta, o Brahms, sem se revelar, tentou atrapalhar, deixando objetos e o próprio boneco fora dos lugares em que ela tinha deixado, pra assustar ela.
Depois disso, o ex namorado violento da Greta, chamado Cole, descobriu o paradeiro dela e foi até a mansão, tentando reatar com ela. Mas o Brahms tentou assustar o cara, deixando ratos mortos perto dele e escrevendo um “VÁ EMBORA!!!” com sangue na parede da sala.
Achando que foi a Greta quem fez aquilo, o Cole tomou o boneco das mãos dela e espatifou ele contra uma cadeira. E isso fez o verdadeiro Brahms sair do seu esconderijo atrás das paredes e matar o Cole.
Depois disso, o Brahms também atacou o Malcolm e a Greta, mas eles conseguiram fugir pela mansão por algum tempo, até que o Brahms golpeou o Malcolm e fez ele cair imóvel.
A Greta escondeu uma chave de fenda na roupa dela e disse ao Brahms que tinha que cuidar dele e que ele tinha que seguir as regras. E não demorou a conseguir enfiar a chave de fenda na barriga dele, matando ele depois de muito sacrifício.

Como esse lugar se encontra atualmente?
Com uma aparência visivelmente abandonada, mas ainda de pé.

Alguém ainda mora lá?
Depois da morte do Brahms, ninguém nunca mais morou na mansão.
MANSÃO JEKYLL
Onde se localiza?
De acordo com o filme Jekyll & Hyde, essa mansão se localiza em Budapeste.

Por que o passado desse lugar é considerado sinistro?
O cientista Henry Jekyll, dono da mansão, era completamente pudico em relação a sexo. E assim, criou uma fórmula no laboratório que ele tinha na mansão, pensando que isso deixaria ele mais solto sexualmente.
De fato, isso aconteceu. Mas teve um efeito colateral: a cada vez que bebia a fórmula, ele se deformava, adquiria uma personalidade violenta e passava a se identificar com o nome de Edward Hyde.
Depois de matar várias mulheres com as quais tinha acabado de transar transformado em Edward Hyde, o Henry Jekyll não aguentou a pressão e se suicidou (o filme não deixa claro se isso ocorreu em 1879 ou 1887).
O mordomo Jack ficou tomando conta da mansão até a filha do cientista, chamada Molly Jekyll, ir até lá pra tomar posse da casa. Mas ela recriou a fórmula com as instruções deixadas pelo pai no laboratório da mansão e, sem saber exatamente do que se tratava, bebeu aquilo. E se transformou numa mutante chamada Flora com as mesmas características do Edward Hyde.
Depois de matar vários homens com os quais tinha acabado de transar transformada em Flora, a Molly acabou decidindo dar fim a tudo aquilo. E no jardim da mansão, ela queimou os papéis nos quais a fórmula pra se transformar se encontrava escrita.
Depois disso, ela voltou pra dentro da mansão e foi transar com o Jack. Mas, durante o sexo, ela ficou indo e voltando na aparência da Flora, mesmo não tendo tomado mais a fórmula. E ao ver que não tinha mais saída (dali pra frente, ela continuaria se transformando pra sempre e fora de controle), ela correu pro laboratório e bebeu um pote de arsênico, caindo morta logo depois.

Como esse lugar se encontra atualmente?
A mansão em si nunca apareceu sofrendo alteração nenhuma.
Assim, se ainda existir, a Mansão Jekyll deve continuar basicamente como era no final do século XIX.

Alguém ainda mora lá?
Depois do suicídio do Henry e, mais tarde, do suicídio da Molly, só quem ficou vivo na Mansão Jekyll foi o Jack. Mas não se sabe se ele continuou morando lá ou se a mansão foi reivindicada por algum outro membro da Família Jekyll.
METRÔ DE LONDRES
Onde se localiza?
Como já ficou óbvio, se localiza no subterrâneo de Londres.

Por que o passado desse lugar é considerado sinistro?
De acordo com o filme Plataforma do Medo, uma parte do metrô foi abandonada na 2ª metade do século XX, com todas as portas que davam acesso àquele lugar bloqueadas com paredes de tijolos. Mas ali, um médico instalou uma clínica de aborto clandestina.
Ele guardou alguns dos fetos abortados. E submeteu 1 deles a experiências mutantes, resultando num humanoide com limitações mentais extremas, que conseguia no máximo rosnar e repetir algumas frases que ouvia.
Ele foi criado ali, vendo o médico praticar novos abortos ao longo dos anos. E aparentemente recebeu o nome de Craig, já que ele usava uma fita com esse nome amarrada no braço dele (provavelmente, posta lá pelo médico).
Em 2004, o médico morreu (ou foi embora por motivos desconhecidos, já que nunca se viu nenhum sinal do cadáver dele), deixando o Craig sozinho e completamente desnorteado. E assim, ele derrubou o bloqueio de um dos corredores, procurando comida. E aí foi agarrando os humanos que foi encontrando pelo caminho e usando eles com essa finalidade. Quase sempre, mantendo as pessoas que ele capturava prisioneiras numa espécie de engradados, localizados numa divisão do sistema de esgoto.
Às vezes, ele levava alguma mulher capturada pras ruínas da clínica de aborto, amarrava ela na cadeira de aborto e tentava imitar o procedimento que via o médico fazendo. Mas, como ele próprio nem tinha muita noção do que tava fazendo, acabava sempre matando a mulher.
Essa situação durou vários dias seguidos. Até a noite em que uma garota chamada Kate ficou acidentalmente presa numa estação do metrô assim que o estabelecimento fechou: depois de passar todas as horas da madrugada escapando como podia do Craig através das divisões do metrô e do esgoto, ela encontrou um gancho de ferro com uma corrente grudada ali perto do trilho do metrô. E cravando o gancho no pescoço do Craig, ela jogou a corrente no trem seguinte que passou por ali, fazendo com que o mutante morresse degolado.

Como esse lugar se encontra atualmente?
Além de algumas paredes derrubadas, o lugar não sofreu nenhum tipo de destruição. Então, continua como era antes.

Alguém ainda mora lá?
Não.
MOINHO AMALDIÇOADO
Onde se localiza?
De acordo com o filme Massacre no Moinho, essa construção se localiza no meio de uma floresta do interior dos Países Baixos.

Por que o passado desse lugar é considerado sinistro?
Há muitos anos, esse moinho era operado por um moleiro chamado Hendrik. Mas, quando os habitantes da cidade vizinha descobriram que ele fazia sacrifícios humanos ao diabo, tacaram fogo no moinho com o moleiro dentro.
Quando o Hendrik chegou no Inferno, o diabo transformou ele numa espécie de demônio serviçal, encarregado de matar pecadores que não se arrependem e levar eles pro Inferno.
O diabo também deu a ele um demônio serviçal de posto mais baixo chamado Abe, com o poder de matar os inocentes e os arrependidos, já que o Hendrik não teria poder pra fazer mal a esses.
Por fim, o diabo reconstruiu o moinho, fazendo dele a base de operações do Hendrik e do Abe e também tornando o moinho indestrutível: mesmo que ele seja incendiado, ele se reconstrói pouco depois disso.
E o Hendrik eventualmente deixa as armas dele e restos mortais das vítimas dele lá dentro.
Parecem existir tabus locais relacionados ao moinho, já que não há registros recentes sobre ele nos mapas, ou seja, os habitantes da cidade vizinha parecem querer fazer de conta que ele nem existe.

Como esse lugar se encontra atualmente?
Seguindo exatamente o processo descrito acima: sendo eventualmente destruído por vítimas do Hendrik que tentam se defender dele, mas se reconstruindo logo depois devido ao poder do diabo.

Alguém ainda mora lá?
Ninguém parece morar propriamente lá.
O próprio Hendrik é visto com mais frequência rondando pelas imediações do moinho do que lá dentro.
MONTE LINCOLN
Onde se localiza?
De acordo com o filme A Criatura da Montanha, o Monte Lincoln é um vulcão extinto que se localiza ao lado da cidade de Ascenção.

Por que o passado desse lugar é considerado sinistro?
Em 2010, o monstro Behemoth, do tamanho de uma montanha, aparentemente recebendo ordens de deuses de civilizações antigas, começou a se movimentar na direção da superfície, aproveitando pra usar a cratera do Monte Lincoln como caminho.
Detetando a movimentação daquele corpo gigantesco no subterrâneo subindo na direção daquela região, o Serviço de Missões Secretas dos Estados Unidos mandou 2 agentes até lá em 2011. Não só pra estudar o fenômeno, mas também pra matar a criatura assim que ela aparecesse, atingindo ela com uma espécie de bazuca superpotente.
Como o vulcão é coberto por uma floresta e terremotos cada vez mais comuns começaram a se manifestar ali, os agentes apoiaram o equipamento entre as árvores. Mas ambos foram mortos por desabamentos de pedras causados pelos terremotos.
No mesmo dia, do outro lado do vulcão, um grupo de madeireiros cortavam lenha quando um dos terremotos derrubou uma árvore sobre um dos homens e quebrou a perna dele. Mas, apesar de reagir sem nenhum incômodo além da dor da fratura, o cara morreu logo depois enquanto tava deitado no chão da floresta, assim como os animais de pequeno porte que andavam pelo chão da floresta: existia um vazamento de gás carbônico que, por ser mais pesado do que o ar, fica só a poucas dezenas de centímetros do chão, ou seja, quem ficava a essa altura do chão respirava aquilo e poucos minutos depois morria asfixiado.
Com o desaparecimento dos 2 agentes, a instituição deles mandou um 3º, chamado Jack, pra recuperar o equipamento que tinha ficado na floresta do vulcão. E ele se identificou a um morador de Ascenção chamado Thomas como um geólogo e contratou o cara pra guiar ele até o alto do vulcão, frisando que precisava chegar lá a qualquer preço.
Enquanto andavam entre as árvores, eles encontraram a ex namorada do Thomas, uma geóloga chamada Emily, que deduziu que o vulcão tava entrando em erupção devido ao comportamento da Natureza como um todo na região.
Assim, eles desceram às pressas pra evacuar a cidade, mas o Jack decidiu subir sozinho.
No dia seguinte, o Thomas e a Emily subiram de novo pra procurar a Grace, a irmã do Thomas, que tinha ido passear no vulcão com o namorado Jerrod. E eles reencontraram o Jack ferido devido a um dos terremotos que não paravam, explicando finalmente a eles o que se passava.
O Jack contou ao Thomas sobre uma maleta com a arma que os outros agentes tinham levado pra lá. E disse que ele tinha que recuperar a arma pra matar a criatura quando ela aparecesse. Mas um dos tentáculos do monstro saiu pelo alto do vulcão, chicoteou aleatoriamente toda a região ali e matou o Jack ao fazer isso.
Depois de terem encontrado a arma, o Thomas e a Emily encontraram o Jerrod e a Grace pendurados na beira de um abismo, enquanto o Behemoth mostrava a cara num buraco no chão lá embaixo. E embora eles conseguissem salvar a Grace, o Jerrod despencou direto dentro da boca da criatura.
Depois disso, o Thomas terminou de montar a bazuca e atirou na boca do Behemoth assim que ela se abriu, o que explodiu o corpo da criatura de dentro pra fora e deu fim a ela.

Como esse lugar se encontra atualmente?
Depois que o Thomas matou o Behemoth, parece que tudo se acalmou. Mas o vulcão ficou cheio de marcas das avalanches causadas pelos terremotos.

Alguém ainda mora lá?
Até onde se pode ver, ninguém nunca morou na floresta do vulcão.
As residências mais próximas ficavam na cidade de Ascenção, ao lado dele.
ORR ISLAND
Onde se localiza?
De acordo com o filme Hospedeiros – A Ameaça Interior, Orr Island é uma ilha que se localiza no litoral do Maine.

Por que o passado desse lugar é considerado sinistro?
Pra início de conversa, os habitantes de Orr Island nunca gostaram de forasteiros. Então, quem chegava lá já tinha que esperar receber todas as mensagens diretas e indiretas de “Você não é bem-vindo aqui!” vindas dos moradores da ilha.
Mas o pior aconteceu no ano 2000, quando a ilha foi invadida por um enxame de insetos-tatus, já que essas criaturas mataram quase todos os humanos e animais da ilha e obrigaram os poucos sobreviventes a fugirem.

Como esse lugar se encontra atualmente?
Apesar dos ataques dos insetos-tatus e do extermínio generalizado que ocorreu em Orr Island, as construções não sofreram nenhum tipo de grande destruição em momento nenhum.
Assim, os vestígios da passagem humana pela ilha continuam de pé.

Alguém ainda mora lá?
Até 2ª ordem, Orr Island é uma ilha abandonada.
Não se sabe se, depois do extermínio dos insetos-tatus, os moradores sobreviventes voltaram pra lá.

Posts sobre as produções em que esses lugares apareceram:

A Criatura da Montanha (2011)


A Tribo e A Tribo II (ambos de 2009)


Boneco do Mal (2016)


Hospedeiros (2000)


Jekyll & Hyde (2000)


Massacre no Moinho (2016)


Plataforma do Medo (2004)


Terror na Água 3D (2011)


Terror no Pântano (2006)


Até a próxima!

Nenhum comentário: