segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

RESGATE MORTAL

títulos originais: Deadly Descent / The Legend of the Abominable Snowman
título brasileiro: Resgate Mortal
ano de lançamento: 2013
países: Bulgária / Estados Unidos
elenco principal: Adrian Paul, Chuck Campbell, Lauren O’Neil
direção: Marko Mäkilaakso
roteiro: Nate Atkins

Desde os anos 50, pessoas têm desaparecido sem explicação no Pico Glacier. E gente que passou pelas proximidades mencionou que viu um estranho animal grande e peludo andando pela neve do morro.
Um soldado do Exército dos Estados Unidos chamado Brian teve o pai dele desaparecido ali em 1988, quando ele era criança. E desde aquela época, ele tem pesquisado a região, tentando entender o que aconteceu com o pai. Até que, em 2013, ele decide subir a montanha com um amigo.
Mas, de repente, um yeti de uns 3 metros aparece e agarra o cara, diante do chocado Brian.
Ele desce a montanha e prepara uma nova ida até lá. Mas, dessa vez, ele some na montanha.
Preocupada, a irmã dele, chamada Nina, organiza um grupo particular de resgate pra ir procurar ele.

Produzido nos Estados Unidos e filmado na Bulgária, Resgate Mortal é um filme cheio de contradições e situações que forçam a barra pra entrar no clima da aventura.
E entre as contradições da história, a mais gritante de todas sem dúvida é a localização geográfica dos monstros: como levar a sério um filme que mostra yetis vivendo numa montanha dos Estados Unidos? Todos os mitos e lendas sobre essas criaturas concordam que elas vivem no Himalaia.
E uma passagem do filme dá a entender que os yetis só apareceram no Pico Glacier 60 anos antes dos eventos mostrados... Ih! Aí complica mais ainda a explicação. Se é que houve uma tentativa de explicar alguma coisa.
Aliás, os yetis desse filme só são yetis porque o roteiro diz que eles são yetis. Não há nenhuma evidência que mostre isso.
Outra bizarrice: o Brian se arma com uma pistolinha ridícula pra matar criaturas enormes e que têm super força física e uma velocidade incrível... Coitado! Ele pirou!
Enfim, Resgate Mortal acabou virando uma comédia involuntária.
O CGI é muito usado (aliás, os monstros são 100% CGI). E vamos dizer que ele fica entre o mediano e o ruim.
A história só se desenvolve até o ponto em que o grupo da Nina chega até o alto da montanha e é atacado pelos yetis. Daí pra frente, até o filme acabar, são os yetis atacando e os humanos tentando se defender e fugir. E é claro que pouca gente vai conseguir escapar no final do filme e não é difícil deduzir quem vai ser.rsrs
Então, se é isso que você quer ver, beleza. Você vai gostar. Só sugiro que você veja se preparando pra soltar umas risadas de vez em quando, mesmo que seja sem querer.
Mais informações sobre Resgate Mortal? Lá vai:


ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!

Nenhum comentário: