terça-feira, 2 de novembro de 2021

PRESOS NO GELO

título original: Fritt Vilt
título brasileiro: Presos no Gelo
ano de lançamento: 2006
país: Noruega
elenco principal: Ingrid Bolsø Berdal, Rolf Kristian Larsen, Tomas Alf Larsen
direção: Roar Uthaug
roteiro: Jan Eirik Langoen, Magne Lyngner, Martin Sundland, Roar Uthaug e Thomas Moldestad

Em 1975, um menino que nasceu com o lado esquerdo do rosto deformado desapareceu nas montanhas da Noruega em condições misteriosas.
Nos anos que se seguiram a isso, mais de 100 pessoas também desapareceram sem deixar rastro na mesma região.
Em 2006, 5 amigos pós-adolescentes vão esquiar ali. E quando um deles se acidenta, eles não sabem o que fazer, pois vai anoitecer daqui a pouco, os celulares deles não pegam no alto daquela montanha nevada e eles não têm como descer lá de cima carregando um ferido.
A única alternativa parece ser se abrigar por essa noite no único vestígio de civilização visível nas redondezas: um hotel abandonado.
A princípio, tudo corre bem. Mas o livro de registros do hotel mostra que ninguém se hospeda lá desde os anos 70. E quando eles andam pelos quartos e corredores, veem vários sinais de que teve gente ali até bem pouco tempo atrás. E o pior: marcas de sangue, objetos encontrados em lugares incomuns e outros indícios mostram que teve gente sendo morta ali recentemente!
Quando eles começam a ouvir barulhos estranhos pelo hotel e depois entram num dos quartos e encontram um lampião ainda aceso, não restam dúvidas de que o assassino ainda se encontra ali, espreitando eles e vagando e se escondendo pelos corredores do hotel!
Agora os garotos vão ter que dar um jeito de fugir dali antes que seja tarde. Se é que já não é...

Tendo completado 15 anos de lançamento em Outubro, Presos no Gelo por si só já é um filme com ar de novidade: é um slasher norueguês. Quantos outros slashers noruegueses você já viu?rsrs
Bom, ele segue quase passo a passo a fórmula dos slashers norte-americanos dos anos 80: um pequeno grupo de jovens ficam presos num lugar de difícil acesso sem poder receber ajuda imediata, começam a ser atacados e mortos por um maníaco deformado, anormalmente forte, que se cobre com uma máscara e que tá ligado a uma tragédia que ocorreu há muitos anos. Sem mencionar que o final do filme é aquele mesmo que era o mais comum nos slashers oitenteiros.rsrs
Mas eu disse que Presos no Gelo QUASE segue a fórmula mencionada passo a passo porque ele foge de alguns clichês. Por exemplo, a 1ª vítima que o vilão faz no grupo de heróis é a garota virgem que se recusa a transar, chamada Ingunn. O único slasher oitenteiro em que eu também vi isso acontecer foi A Vingança de Cropsy (1981).
Aqui, o cara engraçado do grupo dos heróis, chamado Morten, não é aquele babacão que fica só fazendo brincadeirinhas sem graça e falando merda o tempo todo. Ele brinca com todo mundo, mas ele também é inteligente, sabe falar sério na hora de falar sério...
Claro que Presos no Gelo também tem algumas falhas: o Morten teve uma fratura exposta na perna e caminha mancando como se tivesse só torcido o pé, os garotos vão comer a comida da dispensa sem se preocupar com a data de validade vencida (e bota VENCIDA nisso, visto que a dispensa se encontrava trancada há mais de 30 anos!)...
Enfim, claro que não é nenhum clássico que vai entrar pra História do Cinema. Mas dentro do que se espera de um slasher, esse filme supera a maioria.
Imperdível pra fãs desse subgênero do terror. Principalmente pros que gostam de slashers que se passam em construções sombrias de aparência abandonada, como Tower of Evil (1972), Antropophagus (1980), Noite Infernal (1981), A Ilha dos Cães, Madman (ambos de 1982) e O Castelo Maldito (1995).
Presos no Gelo abriu as portas pra uma franquia com mais 2 filmes: uma continuação (2008) que conta o que se passou depois desse aqui e uma pré-sequência (2010) que conta o passado do vilão.
Por falar nele, sem dar muitos spoilers, posso dizer que ele é simplesmente um produto da forma como foi criado pela mãe e pelo padrasto.
Mais informações sobre Presos no Gelo? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘slashers’ que você acha posts sobre A Ilha dos Cães, A Vingança de Cropsy, Antropophagus, Madman, Noite Infernal, O Castelo Maldito e Tower of Evil.
Até a próxima!

Nenhum comentário: