sábado, 31 de maio de 2025

MIKE GINN

O neozelandês Mike Ginn é mais conhecido no Brasil por ter interpretado o ranger dourado da 17ª temporada de Power Rangers (2009).
Aparentemente, ele deixou a carreira de ator, já que os trabalhos mais recentes dele foram em 2018. Mas, enquanto tava na ativa, o único trabalho que ele teve na área do terror foi o filme Blood Punch (2014).
Mais informações sobre o Mike? Lá vai:













Até Junho!😄

segunda-feira, 26 de maio de 2025

40 ANOS DE BALA DE PRATA


Em Outubro desse ano vão se completar 40 anos de lançamento do filme Bala de Prata, também conhecido no Brasil como A Hora do Lobisomem.
Assim, vamos ver algumas curiosidades sobre essa produção?
Foi a estreia do Daniel Attias como diretor. Mas também foi o único longa-metragem que ele dirigiu pro cinema: depois disso, ele se fixaria como um diretor de produções televisivas (principalmente seriados).
Nos primeiros rascunhos do filme, tinham pensado em retratar o lobisomem falando com as vítimas antes de atacar. Mas a ideia foi descartada, por passar uma imagem boba demais.
O filme foi lançado em 1985, mas a história se passa em 1976.
Ao longo do filme ouvimos a voz de uma narradora contando a história. E na última cena, entendemos que era a personagem Jane contando o passado dela. Isso faz pensar que se trata da Jane em 1985, se lembrando das situações que tinham ocorrido em 1976.
Embora a história se passe em 1976, aparecem várias situações ali que ainda não existiam naquele ano, mas que só surgiram em anos seguintes. Sem falar de jornais lançados na ocasião e datando de 1980...
Aí foi simplesmente falta de atenção da direção e da produção.
Há um menino que o lobisomem matou porque insistiu em ficar soltando pipa até de noite...
É possível soltar pipa de noite? Como ele fazia pra enxergar a pipa lá em cima?
Numa das cenas principais do filme, o Marty foi sozinho soltar fogos de artifício, incentivado pelo Red...
Não é meio sem sentido que ele incentivasse o menino a sair sozinho de noite sabendo que tinha alguém (ou alguma coisa) andando lá pelas redondezas, matando pessoas brutalmente? Ainda mais levando em conta que todos os ataques tinham ocorrido exatamente de noite.
Bom, eu suponho que isso tenha sido simplesmente uma conveniência de roteiro. De outro modo, a cena do lobisomem na ponte não teria como acontecer.
A cena em que o pastor viu os membros da congregação dele se transformando em lobisomens e se preparando pra atacar ele parece vagamente inspirada na cena de Um Lobisomem Americano em Londres (1981) em que o David se viu num pesadelo na casa dele sendo atacado por um bando de monstros (a cena dá continuidade à ideia de que, na forma humana, os lobisomens têm alucinações e/ou pesadelos envolvendo ao mesmo tempo assombrações e pessoas que eles conhecem).
Falando nele, é um pouco difícil entender a qual tipo de congregação cristã aquele pastor pertencia...
Era uma congregação protestante, sem dúvida, já que a igreja tinha uma aparência completamente protestante (mais pra anglicana). Mas ele era solteiro (o que não é comum entre pastores protestantes) e se vestia como um padre católico.
Aliás, na tradução que o filme recebeu no Brasil, esse personagem foi chamado de “padre”.
Depois que o Marty e a Jane descobriram que o pastor era o lobisomem, começaram a mandar cartas anônimas pra ele sugerindo que ele se matasse...
O que eles pretendiam conseguir com essa atitude? Desde quando alguém se mata só porque você sugere que ele faça isso?
A cena da luta final entre o lobisomem e os heróis da história foi filmada sem ensaio, porque o diretor queria que a fisionomia de espanto dos atores fosse o mais realista possível.
O ator Gary Busey se machucou de verdade nessa cena, na parte em que o lobisomem empurrou ele contra um espelho.
Como vocês sabem, são poucos os filmes de horror que mostram o monstro desde o início: a maioria, pelo contrário, não mostra a criatura pelo menos até a metade do filme. Alguns, inclusive, só mostram nas cenas finais.
E nesse aqui, curiosamente, o diretor não optou por nenhuma dessas alternativas.rsrs Tudo bem: somente na cena final é que vemos ele propriamente com detalhes. Mas o monstro já é mostrado mais ou menos desde o início, só que sempre em cenas muito rápidas e/ou com a câmera fechando em partes específicas do corpo dele, em que não dá pra ver basicamente nenhum detalhe. Contudo, o que é mostrado ali já é o suficiente pra que o público entenda que o monstro da história é um lobisomem. Vemos isso mesmo quando os heróis do filme ainda não entenderam o que eles tão enfrentando.
A casa usada no filme como a residência dos protagonistas foi demolida nos anos 90. Atualmente existe um shopping no terreno onde ela ficava.

🐺🐺🐺

Outras vezes em que o blog já falou sobre...

BALA DA PRATA



UM LOBISOMEM AMERICANO EM LONDRES







Até a próxima!😉

sábado, 24 de maio de 2025

MICHEL NOHER

O argentino Michel Noher é mais conhecido no Brasil por ter participado das novelas O Rebu (2014) e Sete Vidas (2015).
Embora seja um ator mais de televisão, uma das passagens que ele teve pelo cinema foi um filme de terror. Se trata de Viagem do Medo (2010), remake do filme inglês De Repente a Escuridão (1970).
Essa nova versão é uma coprodução França/Argentina/Estados Unidos (mas foi toda filmada na Argentina).
Mais informações sobre o Michel? Lá vai:







Até a próxima!😉

segunda-feira, 19 de maio de 2025

A ILHA PERDIDA

título original: Hydra - the Lost Island
título brasileiro: A Ilha Perdida
ano de lançamento: 2009
país: Estados Unidos
elenco principal: Dwan Olivieri, Dwayne Adway, George Stults
direção: Andrew Prendergast
roteiro: Peter Sullivan

Os antigos mitos gregos contam que a Hidra de Lerna, uma monstruosa serpente com várias cabeças, foi morta pelo próprio Hércules há milênios atrás.
A verdade que ninguém sabe é que o monstro ficou preso por motivos desconhecidos numa ilha do Mar Mediterrâneo, aonde nenhum humano vai desde tempos imemoriais...
Em 2009, um empresário rico organiza uma expedição de caça humana: ele foi pago por 4 milionários pra levar eles até uma ilha deserta, onde vão poder perseguir e matar pessoas a seu bel-prazer.
As vítimas são 4 aparentes criminosos, que foram dopados e colocados no porão do navio sem ninguém saber.
Como a ilha pra onde eles pretendiam ir foi despedaçada e afundou por causa de um terremoto recente, eles decidem fazer o serviço na ilha mais próxima que encontram e que aparentemente é deserta. Mas nem supõem que vão encontrar lá várias bocas famintas num mesmo corpo de serpente. E que tanto as caças quanto os caçadores vão passar a ser perseguidos pela floresta da ilha com intenções alimentares...

A única novidade que A Ilha Perdida traz é ser um filme de terror sobre a Hidra de Lerna. Afinal, embora essa criatura já tenha aparecido em alguns filmes e seriados de aventura, nunca tinha sido feito um filme de terror sobre o monstro.
No resto, não esperem nenhuma grande surpresa: vocês vão ver aqui um grupo de pessoas tentando fugir de um monstro num ambiente florestal. E algumas dessas pessoas se revelam boazinhas, outras revelam que não prestam...
Aliás, se você tiver uma mínima experiência em ver filmes desse tipo, na 1ª meia hora já vai saber bem quem vai morrer e quem vai sobreviver no final.
Violência? Por incrível que pareça, embora A Ilha Perdida seja um telefilme e, portanto, tenha as cenas mais fortes bem reduzidas, até que as cenas de ataque da Hidra são bem agressivas.
Ação? Nas cenas em que o monstro aparece, sim.
Comédia? Não. Tentaram contar aqui uma história séria.
Foi uma das raras vezes em que o produtor Andrew Prendergast se meteu a dirigir um filme. E obviamente não é nenhum clássico. Mas conta uma história legalzinha de terror misturado com aventura. E com início, meio e fim bem definidos.
Se é isso que você tá procurando, você vai gostar da Ilha Perdida.
Mais informações sobre o filme? Lá vai:


ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!😉

sábado, 17 de maio de 2025

MICHAEL ROSENBAUM

Talvez o nova-iorquino Michael Rosenbaum seja mais lembrado no Brasil por ter interpretado o vilão Lex Luthor em Smallville, entre 2001 e 2011.
A maioria das produções em que ele apareceu até hoje foram de aventura e ficção científica. Mas ele também é figurinha fácil em produções de terror. E não só como ator, mas também como diretor, roteirista e produtor.
A estreia do Michael na área foi no slasher Lenda Urbana (1998).
Em 2005, ele teve um pequeno personagem em Amaldiçoados.
Em 2010, o Michael foi visto na comédia de terror Fudgy Wudgy Fudge Face.
Em 2012, ele dirigiu, escreveu e produziu o curta-metragem de terror Fade Into You.
E em 2014, o Michael trabalhou na produção de outro curta-metragem de terror: The Visitant.
Em 2016, ele foi um dos produtores de Patient Seven.
E no ano seguinte, o Michael apareceu em 1 episódio do seriado Horrified.
Mais informações sobre o Michael? Lá vai:


Mais informações sobre Amaldiçoados? Lá vai:


Até a próxima!😉

segunda-feira, 12 de maio de 2025

QUANDO O VERMELHO NÃO É O LÍDER...


Se você só viu 1 único sentai na sua vida, podemos afirmar com certeza quase absoluta que o guerreiro vermelho desse seriado era o líder e também era o guerreiro mais poderoso do grupo de heróis.
Sim. Esse é o padrão mesmo: um sentai quase sempre mostra um pequeno grupo de heróis que usam trajes de combate de cores diferentes, mas com destaque total pro herói que se veste de vermelho. Quase todos são assim.
Mas existem sentais em que o guerreiro vermelho não é o líder dos heróis? É raro, mas existem.
E existem sentais em que o guerreiro vermelho não é o mais poderoso? É mais raro ainda, mas também existem.
Vamos ver isso melhor:

O 1º sentai que existiu foi Himitsu Sentai Gorenger (1975). E tava lá o guerreiro mais poderoso liderando o grupo com seu traje de combate vermelho. A regra tava lançada.
Logo depois dele, veio uma exceção: JAKQ Dengekitai (1977).
Alguns devem estar pensando:

“Ué?! Mas nesse sentai o líder e guerreiro mais poderoso do grupo também se vestia de vermelho!”

É verdade. Mas o roteiro desse sentai foi meio diferente da maioria mesmo: até o episódio 22, o guerreiro vermelho Ace foi o líder e membro mais poderoso da equipe de heróis; no episódio 23, chegou o guerreiro branco Big One, que assumiu o comando do grupo e era mais poderoso do que os outros.
A empresa que criou os sentais foi a Toei Company. Portanto, é ela que dá a palavra final se um seriado é ou não um sentai oficialmente. E a exceção seguinte, pelo menos na prática, apareceu exatamente num seriado que a Toei nunca reconheceu como um sentai (até porque não é uma produção dela). Se trata de Cybercops, os Policiais do Futuro (1988).
Nessa produção da Toho Co, tava lá o grupo de heróis, cada um usando uma armadura de uma cor diferente. Mas o líder deles era o guerreiro verde Marte.
Entretanto, o mais poderoso entre eles era o guerreiro vermelho Júpiter.
E assim, durante as lutas, era ele que assumia o papel de destaque.
Quanto aos sentais oficiais, a exceção seguinte só apareceu 17 anos depois de JAKQ. Tamos falando de Ninja Sentai Kakuranger (1994).
Aqui a líder do grupo era a guerreira branca Tsuruhime.
Contudo, durante as lutas, o guerreiro vermelho Sasuke assumia o papel de destaque, por ser o mais poderoso da equipe.
Será que os roteiristas da Toei foram influenciados por Cybercops, decidindo manter o guerreiro vermelho como o mais poderoso mesmo sem ser o líder?
Não se sabe se o motivo foi esse. Mas a tendência seguida nas exceções seguintes foi essa mesmo:
A próxima vez em que isso aconteceu foi em Denji Sentai Megaranger (1997), que trazia o guerreiro preto Koichiro como líder do grupo.
Na hora de encarar os inimigos na prática, o papel de destaque ia pro guerreiro vermelho Kenta, por ser o mais poderoso da equipe.
Em Mirai Sentai Timeranger (2000), a líder do grupo era a guerreira rosa Yuri.
Na hora de enfrentar os vilões, entretanto, o papel de destaque ia pro 1º guerreiro vermelho Tatsuya, por ser o mais poderoso da equipe (vamos lembrar que aqui existiam 2 guerreiros vermelhos).
E em Hyakuju Sentai Gaoranger (2001) o roteiro foi um pouco diferente: na parte não televisionada da história, o grupo de heróis era formado por 4 integrantes, tendo o guerreiro amarelo Gaku como líder; a parte televisionada começa com a chegada do 5º integrante, o guerreiro vermelho Kakeru, que aí se tornou o novo líder por ser o mais poderoso.
Bom, foram esses os sentais que eu já indiquei aqui no blog em que o guerreiro vermelho não foi sempre o líder. Mas mesmo quando ele não era o líder, na hora do pega pra capar, era ele que assumia o comando (o único sentai em que o guerreiro vermelho foi empurrado pro lado e transformado numa figura secundária foi JAKQ).
Mas eu ainda pretendo indicar mais sentais daqui pra frente. Quem sabe aparecem outros desse tipo, né?

💪💪💪

Outras vezes em que o blog já falou sobre...

CYBERCOPS





GAORANGER


GORENGER



JAKQ


KAKURANGER





MEGARANGER


TIMERANGER



Até a próxima!😉

sábado, 10 de maio de 2025

MICHAEL FASSBENDER

O alemão Michael Fassbender é um ator mais de dramas. Mas as produções de terror não chegam a ser incomuns no currículo dele.
A estreia dele na área foi em 2004, no seriado de terror Hex.
Em 2008, o Michael foi visto em Sem Saída.
No ano seguinte, ele apareceu em Renascido das Trevas.
Em 2012, o Michael participou de Prometheus, que alguns consideram um filme de terror light.
Em 2017, ele protagonizou Boneco de Neve e também foi visto em Alien: Covenant. E é interessante lembrar que esse último rendeu vários curtas-metragens ligados a ele e lançados no mesmo ano: Alien: Covenant - Phobos; Alien: Covenant -Prologue: Last Supper; Alien: Covenant - Meet Walter; Alien: Covenant - Prologue: Advent; e Alien: Covenant - Prologue: The Crossing. E o Michael foi visto em todos eles.
Mais informações sobre o ator? Lá vai:


Mais informações sobre Alien (1979), o pontapé inicial de várias produções mencionadas acima? Lá vai:


Até a próxima!😉

segunda-feira, 5 de maio de 2025

MICHAEL COPON

O virginiano Michael Copon é mais conhecido no Brasil por ter interpretado o ranger azul da 9ª temporada de Power Rangers (2001). E realmente são as produções de aventura que aparecem em maior quantidade no curriculum dele.
Mas as participações dele em produções de terror não foram poucas.
Em 2002, o Michael protagonizou O Escorpião Rei - A Saga de um Guerreiro, que só passou raspando no terror.rsrs
É que, embora não seja um filme de terror, mas sim de aventura, O Escorpião Rei tá ligado a uma franquia de terror, lançada pelo filme A Múmia (1999).
Em 2009, o Michael apareceu nos filmes A Noite dos Demônios e Dark House.
Em 2011, ele foi visto no filme 119 Graus.
Em 2013, o Michael protagonizou e produziu o filme Killer Holiday.
Em 2015, A Perfect Vacation contou com ele no elenco.
Em 2017, o Michael participou de Black Creek.
E em 2024, ele protagonizou New Year’s Absolution.
Mais informações sobre o Michael? Lá vai:


Até a próxima!😉

sábado, 3 de maio de 2025

MATTHEW MCCONAUGHEY

O texano Matthew McConaughey, ao longo da sua carreira como um dos astros principais de Hollywood, se especializou mais em comédias, embora também já tenha participado de filmes de quase todos os outros gêneros.
Quanto às produções de terror...
Em 1992, o Matthew apareceu em 1 episódio do seriado de terror Released Dates.
No ano seguinte, ele foi visto na comédia de terror Namorado Gelado, Coração Quente!
Em 1994, O Massacre da Serra Elétrica – O Retorno contou com o Matthew no elenco.
Em 1999, ele apareceu no telefilme Bonne Nuit.
Em 2001, o Matthew foi visto em A Mão do Diabo.
No ano seguinte, ele participou do filme de terror light Reino de Fogo.
E em 2017, o Matthew apareceu em A Torre Negra.
Mais informações sobre o ator? Lá vai:



Mais informações sobre Reino de Fogo? Lá vai:


Até a próxima!😉