segunda-feira, 26 de maio de 2025

40 ANOS DE BALA DE PRATA


Em Outubro desse ano vão se completar 40 anos de lançamento do filme Bala de Prata, também conhecido no Brasil como A Hora do Lobisomem.
Assim, vamos ver algumas curiosidades sobre essa produção?
Foi a estreia do Daniel Attias como diretor. Mas também foi o único longa-metragem que ele dirigiu pro cinema: depois disso, ele se fixaria como um diretor de produções televisivas (principalmente seriados).
Nos primeiros rascunhos do filme, tinham pensado em retratar o lobisomem falando com as vítimas antes de atacar. Mas a ideia foi descartada, por passar uma imagem boba demais.
O filme foi lançado em 1985, mas a história se passa em 1976.
Ao longo do filme ouvimos a voz de uma narradora contando a história. E na última cena, entendemos que era a personagem Jane contando o passado dela. Isso faz pensar que se trata da Jane em 1985, se lembrando das situações que tinham ocorrido em 1976.
Embora a história se passe em 1976, aparecem várias situações ali que ainda não existiam naquele ano, mas que só surgiram em anos seguintes. Sem falar de jornais lançados na ocasião e datando de 1980...
Aí foi simplesmente falta de atenção da direção e da produção.
Há um menino que o lobisomem matou porque insistiu em ficar soltando pipa até de noite...
É possível soltar pipa de noite? Como ele fazia pra enxergar a pipa lá em cima?
Numa das cenas principais do filme, o Marty foi sozinho soltar fogos de artifício, incentivado pelo Red...
Não é meio sem sentido que ele incentivasse o menino a sair sozinho de noite sabendo que tinha alguém (ou alguma coisa) andando lá pelas redondezas, matando pessoas brutalmente? Ainda mais levando em conta que todos os ataques tinham ocorrido exatamente de noite.
Bom, eu suponho que isso tenha sido simplesmente uma conveniência de roteiro. De outro modo, a cena do lobisomem na ponte não teria como acontecer.
A cena em que o pastor viu os membros da congregação dele se transformando em lobisomens e se preparando pra atacar ele parece vagamente inspirada na cena de Um Lobisomem Americano em Londres (1981) em que o David se viu num pesadelo na casa dele sendo atacado por um bando de monstros (a cena dá continuidade à ideia de que, na forma humana, os lobisomens têm alucinações e/ou pesadelos envolvendo ao mesmo tempo assombrações e pessoas que eles conhecem).
Falando nele, é um pouco difícil entender a qual tipo de congregação cristã aquele pastor pertencia...
Era uma congregação protestante, sem dúvida, já que a igreja tinha uma aparência completamente protestante (mais pra anglicana). Mas ele era solteiro (o que não é comum entre pastores protestantes) e se vestia como um padre católico.
Aliás, na tradução que o filme recebeu no Brasil, esse personagem foi chamado de “padre”.
Depois que o Marty e a Jane descobriram que o pastor era o lobisomem, começaram a mandar cartas anônimas pra ele sugerindo que ele se matasse...
O que eles pretendiam conseguir com essa atitude? Desde quando alguém se mata só porque você sugere que ele faça isso?
A cena da luta final entre o lobisomem e os heróis da história foi filmada sem ensaio, porque o diretor queria que a fisionomia de espanto dos atores fosse o mais realista possível.
O ator Gary Busey se machucou de verdade nessa cena, na parte em que o lobisomem empurrou ele contra um espelho.
Como vocês sabem, são poucos os filmes de horror que mostram o monstro desde o início: a maioria, pelo contrário, não mostra a criatura pelo menos até a metade do filme. Alguns, inclusive, só mostram nas cenas finais.
E nesse aqui, curiosamente, o diretor não optou por nenhuma dessas alternativas.rsrs Tudo bem: somente na cena final é que vemos ele propriamente com detalhes. Mas o monstro já é mostrado mais ou menos desde o início, só que sempre em cenas muito rápidas e/ou com a câmera fechando em partes específicas do corpo dele, em que não dá pra ver basicamente nenhum detalhe. Contudo, o que é mostrado ali já é o suficiente pra que o público entenda que o monstro da história é um lobisomem. Vemos isso mesmo quando os heróis do filme ainda não entenderam o que eles tão enfrentando.
A casa usada no filme como a residência dos protagonistas foi demolida nos anos 90. Atualmente existe um shopping no terreno onde ela ficava.

🐺🐺🐺

Outras vezes em que o blog já falou sobre...

BALA DA PRATA



UM LOBISOMEM AMERICANO EM LONDRES







Até a próxima!😉

Nenhum comentário: