quinta-feira, 27 de maio de 2021

JUNOON

título original: Junoon
título brasileiro: inexistente (inédito no Brasil)
ano de lançamento: 1992
país: Índia
elenco principal: Avinash Wadhavan, Pooja Bhatt, Rahul Roy
direção: Mahesh Bhatt
roteiro: Robin Bhatt

No século XVIII, um sacerdote ensinou a um rei estéril uma simpatia pra ficar fértil: ele tinha que ir a uma floresta indiana numa noite de lua-cheia, procurar um tigre cruzando com uma tigresa, matar o tigre e beber o sangue dele.
O rei fez exatamente isso. Mas a tigresa, que sobreviveu, lançou uma maldição sobre ele pra vingar a morte do companheiro: o espírito do tigre, que morreu irado, se incorporou no rei, transformando ele num tigre sobrenatural que assombra aquela floresta em noites de lua-cheia.

Essa lenda, lançada pelo filme Junoon, é lida pelos personagens Arun e Vikram assim que entram na tal floresta pra caçar numa noite de lua-cheia.
Nem preciso dizer que eles encontram o tal tigre, né? E a fera, depois de matar o Arun, funde o corpo dela com o corpo do Vikram...
Alguns dias depois, o espírito do Arun aparece pro Vikram incentivando ele a se suicidar, pois agora ele recebeu uma maldição inquebrável que deu a ele grandes poderes que vão se desenvolver cada vez mais, mas só podem ser usados pro mal. Mas o Vikram, que nunca foi uma pessoa do bem, resolve não só continuar vivo como também fazer uso dos tais poderes em benefício próprio.
Ele se casa com a Dra. Nita, que cuidou dele no hospital depois do evento do tigre. Mas não revela a ela nada sobre os poderes dele, o que deve fazer dela uma das próximas vítimas dele, já que ele se transforma num tigre com tendências assassinas em todas as noites de lua-cheia. E com a evolução dos poderes dele, vai acabar se transformando num monstruoso tigre humanoide!
Mas um guarda florestal chamado Inamdar segue os passos do Vikram e deduz o que tá acontecendo. E com a ajuda do ex namorado da Nita, vai tentar salvar ela antes que os poderes dele se desenvolvam tanto que ele vai se tornar indestrutível!
A 1ª metade de Junoon foi inspirada na 1ª parte do clássico Um Lobisomem Americano em Londres (1981). Com algumas diferenças, evidentemente: substituindo as charnecas inglesas por uma floresta indiana e o lobisomem por um tigre sobrenatural.
Dos 40 minutos pra frente, a história toma outro rumo completamente diferente, até porque o Vikram tem um caráter 1000 vezes pior que o do David.
Os efeitos especiais e as cenas de violências são bastante simples. Mas Junoon tem um bom ritmo, apesar de ser desnecessariamente longo (tem 2 horas e 3 minutos).
O excesso de cenas musicais também incomoda um pouco, já que deixa o filme com um aspecto bem distante dos filmes de terror ocidentais. Mas essa é uma característica dos filmes indianos de qualquer gênero, né?
Junoon tem boas cenas de aventura e algumas boas cenas de suspense também. E o clima, como um todo, é mais sério.
Foi uma produção praticamente feita em família: o diretor Mahesh Bhatt é irmão do roteirista Robin Bhatt e pai da atriz Pooja Bhatt (que interpretou a Nita).
Mais informações sobre Junoon. Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘produções inglesas’ que você acha um post sobre Um Lobisomem Americano em Londres.
Até a próxima!

Nenhum comentário: