segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

15 ANOS DO REMAKE DE FÚRIA DE TITÃS


Em Março vão se completar 15 anos do lançamento do remake de Fúria de Titãs.
Pra marcar o festejo de cristal do filme, vamos ver algumas curiosidades sobre ele?
O Fúria de Titãs de 2010 na verdade tem muito pouca inspiração na Mitologia Grega: ele se preocupa muito mais em ser uma versão moderna do Fúria de Titãs de 1981 do que em retratar os mitos gregos originais.
Mesmo assim, vários personagens vistos no remake foram criados especialmente pra essa versão, ou seja, não existem no filme de 1981 (o Draco, a Io, os fanáticos religiosos de Argos e os djins do deserto).
O Kraken, que aparece em ambos os filmes, não existe na Mitologia Grega: ele é um personagem do Folclore Escandinavo (aparece principalmente nas antigas lendas norueguesas).
No mito original, a Princesa Andrômeda realmente tava a ponto de ser devorada por um monstro marinho quando foi salva pelo Perseu. Mas o nome do monstro era Ceto, e não Kraken.
O deus Hades é o vilão principal do remake. Mas nem os mitos gregos nem o filme de 1981 retratam ele causando nenhum tipo de dano ao Perseu nem dificultando o caminho dele.
As bruxas do Estige foram retratadas aqui como 3 monstros. Mas essa parte, sim, ficou mais próxima da Mitologia Grega do que o que foi mostrado no filme de 1981.
Acontece que, no mito grego original, o Perseu enfrentou as greias, que eram 3 monstros vagamente parecidos com mulheres humanas velhas, mas que não tinham olhos. E assim, as 3 compartilhavam 1 único olho entre si.
Ora, foi isso que foi mostrado aqui, né?
Já no filme de 1981, as bruxas do Estige foram retratadas como 3 velhas sem olhos. Mas humanas, e não monstros.
Os únicos deuses que têm propriamente destaque no filme são Zeus e Hades.
Originalmente, tava previsto que todos os deuses e deusas teriam no mínimo algumas falas na 1ª cena em que eles aparecem. E Apolo teria destaque em algumas cenas ao longo do filme todo.
Isso chegou a ser filmado, mas foi cortado na edição final do filme.
No filme de 1981, o Acrísio e o Calibos são 2 vilões diferentes, que aparecem em fases diferentes do filme e não têm nada a ver um com o outro.
No remake, os 2 personagens foram fundidos e tratados como o mesmo vilão.
Numa cena, enquanto o Perseu e os guerreiros de Argos se preparam pra partir e veem quais são as armas que têm disponíveis, o herói encontra uma pequena coruja-robô. Mas o Draco diz pra ele deixar aquilo ali...
É que, no filme de 1981, a coruja-robô Bubo ajudou o Perseu várias vezes ao longo da história. Assim, essa cena do filme de 2010 é só um easter egg pra homenagear o outro filme.

🐉🐉🐉

Outras vezes em que o blog já falou sobre...

A versão de 1981 de FÚRIA DE TITÃS








A versão de 2010 de FÚRIA DE TITÃS








Até Março!😄→

sábado, 22 de fevereiro de 2025

VICENTE WALLENSTEIN

O português Vicente Wallenstein é um ator principalmente de dramas e romances. E assim, foram raríssimos os filmes de terror em que ele apareceu até hoje.
Em 2015, ele protagonizou o curta-metragem de terror Ermida.
E em 2022, o Vicente foi visto em Criança Lobo.
Mais informações sobre o ator? Lá vai:














ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!😉

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

HIMITSU SENTAI GORENGER

título original: Himitsu Sentai Gorenger
título brasileiro: inexistente (inédito no Brasil)
ano de lançamento: 1975
país: Japão
elenco principal: Baku Hatakeyama, Hiroshi Miyauchi, Jiro Daruma, Naoya Makoto, Risa, Komaki, Yukio Ito
direção: Hidetoshi Kitamura, Itaru Orita, Katsuhiko Taguchi, Koichi Takemoto, Michio Konishi e Minoru Yamada
roteiro: Hikaru Arai, Hirohisa Soda, Keisuke Fujikawa, Kimio Hirayama, Shozo Uehara e Susumu Takaku

Em 1975, em 5 regiões diferentes do Japão, divisões de um grupo militar chamado EAGLE tão participando de treinamentos.
De repente, cada uma dessas divisões é atacada por um cyborg cercado por soldados vestidos de preto, que eles identificam como membros de uma organização terrorista chamada Kuro Jujigun.
Os criminosos matam quase todos que tão presentes ali... Mas, em cada uma das divisões resta 1 sobrevivente.
Algum tempo depois, vemos que esses 5 sobreviventes desses ataques tão sendo treinados pra lutar contra Kuro Jujigun. E eles recebem instruções pra se reunir num restaurante, onde existe uma passagem secreta que leva até uma base subterrânea feita pra eles. E lá chegando, eles recebem mais instruções da voz de um líder, que eles não sabem quem é, mas que se comunica pelos autofalantes de um computador da base.
Cada um dos 5 recebe um traje de combate de uma cor diferente e com um número diferente no capacete.
A partir dali, eles fazem parte de uma divisão especial de combate da EAGLE pra defender o Japão contra novos ataques de Kuro Jujigun.
Tá formado o Esquadrão Secreto Gorenger.

2025 é o ano em que se completa meio século da existência dos sentais!
É: aqueles grupos de heróis japoneses que vestem cada um um traje de combate de uma cor diferente e lutam contra alguma quadrilha de vilões com superpoderes.
Tudo começou de uma forma meio experimental nos anos 70, época em que a Toei Company tava lançando vários seriados diferentes mostrando super-heróis diferentes nas suas lutas contra o mal.
Em meio a esse aglomerado de seriados de aventura que infestou a TV Japonesa daquela época, surgiu a ideia de apresentar a história de um grupo de heróis em que cada um deles tivesse um poder diferente e em que cada um usasse uma roupa com uma capa de uma cor diferente nas costas.
Muito provavelmente, o pessoal da Toei teve essa ideia ao olhar pra Super Amigos (1973), seriado que fazia muito sucesso naquela época nos Estados Unidos. Afinal, esse seriado mostrava exatamente um grupo de heróis com poderes diferentes e (pelo menos alguns deles) usando capas de cores diferentes nas costas: o Superman usava uma capa vermelha, o Batman usava uma capa azul, o Robin usava uma capa amarela...
E assim surgiu Himitsu Sentai Gorenger.
Completando 50 anos nos próximos meses, esse foi o 1º sentai. E o pontapé inicial pra um tipo de programa que os japoneses produzem até hoje. E que, em 1993, ainda inspirou Power Rangers!
Gorenger estreou em Abril de 1975. E teria nada menos que 84 episódios, ficando no ar até Março de 1977!
Na verdade, principalmente em relação aos heróis, esse é um seriado bem episódico: a maioria esmagadora das situações começam e acabam no mesmo capítulo e nem voltam a ser mencionadas depois. E também tem algumas coisas que mudam de um episódio pro outro sem explicação.
Outro detalhe: todos os personagens aqui têm tamanho humano. Nada de vilões mandando monstros gigantes pra destruir as cidades nem de heróis pilotando robôs gigantes pra enfrentar eles. Embora esse seja um clichê quase obrigatório desse tipo de seriado, só passaria a ser usado alguns anos depois, em sentais seguintes.
Também não esperem ver aqui uma quadrilha com vários vilões fixos trabalhando juntos ao mesmo tempo. A coisa aqui funciona com o vilão principal sempre no comando e só 1 vilão fixo abaixo dele dando ordens ao monstro da vez e aos soldados. Até que, alguns episódios depois, o vilão principal fica de saco cheio das derrotas daquele vilão fixo e bota outro no lugar dele. Mas é claro que essa transição nunca acontece de forma pacífica.
Por um breve período, vemos aqui um 6º herói se juntando aos gorengers, como o novo guerreiro amarelo, enquanto o guerreiro amarelo original deixa o grupo...
Essa situação só aconteceu porque o ator que interpretava o guerreiro amarelo teve que se afastar das filmagens durante cerca de 10 dias, já que ele tava participando de uma peça de teatro.
Então, os roteiristas inventaram uma transferência do personagem pra outra divisão da EAGLE. E no lugar dele, botaram esse substituto provisório.
Bom, é claro que você não pode ver Gorenger esperando encontrar os mesmos efeitos especiais de hoje. Aliás, nem esperando encontrar os mesmos efeitos especiais de 40 anos atrás. Mas, tendo isso em mente e se você for fã de sentais, acho que você vai gostar.
O ator Hiroshi Miyauchi, que aqui interpretou o guerreiro azul Akira, teria um pequeno personagem em 2 episódios de Space Cop (1982) e interpretaria o herói Naoyuki em Choriki Sentai Ohranger (1995).
O hoje falecido ator Mitsuo Ando, que aqui interpretou o Presidente de Kuro Jujigun, teria um pequeno personagem em 1 episódio de Denshi Sentai Denziman (1980) e interpretaria o vilão Leider em Sharivan, o Guardião do Espaço (1983).
E o hoje falecido ator Toshi Takahara, que aqui interpretou o Comandante Gon-Pachi, faria uma pequena participação em 1 episódio de Denziman.
Mais informações sobre Gorenger? Lá vai:


Mais informações sobre Denziman? Lá vai:


Mais informações sobre Ohranger? Lá vai:


Mais informações sobre Sharivan? Lá vai:


Mais informações sobre Space Cop? Lá vai:


ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!😉

sábado, 15 de fevereiro de 2025

VADIM MUROMTSEV

O russo Vadim Muromtsev (também creditado algumas vezes como Adam, Bear e Zloebuchka) tem trabalhado há mais de 20 anos como ator de filmes de divertimentos adultos.
Mas o único filme de terror em que ele apareceu até hoje foi Bal u Satany (2002).
Mais informações sobre o Vadim? Lá vai:














ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!😉

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

OS PENTAGRAMAS DOS LOBISOMENS

O clássico O Lobisomem (1941) começa com alguém abrindo um dicionário e procurando a palavra LICANTROPIA. E aí, vemos a definição:

“Uma doença mental na qual humanos imaginam que são lobos humanoides. De acordo com uma antiga lenda que ainda persiste em certas localidades, as vítimas realmente assumem as características físicas do animal. Existe uma pequena vila perto do Castelo de Talbot que ainda afirma que tem tido experiências horríveis com essa criatura sobrenatural. O símbolo do lobisomem é uma estrela de 5 pontas: um pentagrama.”

Mais tarde, a cigana Maleva explica que, quando se encontra em forma humana, um lobisomem consegue prever quem vai ser a próxima vítima dele, pois ele enxerga um pentagrama na palma da mão dessa pessoa.
E o rico herdeiro Larry Talbot, depois de ter sido atacado e mordido no tórax por um lobisomem, se transforma em outro. E na manhã seguinte, ele vê que a marca da mordida no tórax dele sumiu. E no lugar dela apareceu uma espécie de tatuagem de pentagrama!

A ideia de que um pentagrama aparece (de diferentes formas) no caminho de uma pessoa relacionada a um lobisomem foi mostrada pela 1ª vez nesse filme. Mas foi reaproveitada em várias produções seguintes.
Em A Noite do Lobo (1972), vemos um velho vidente francês chamado Hugh.
Ele se mudou pros Estados Unidos há muitos anos e só fala um dialeto do interior da França, o que faz com que quase ninguém entenda as coisas que ele diz.
Depois que uma filha dele é morta por um animal desconhecido, o Hugh olha a palma da mão do filho dele, enxerga ali um pentagrama e entra em pânico, entendendo que o filho dele vai ser a próxima vítima do lobisomem que matou a irmã. Mas, como não entendem direito as coisas que ele diz...
Com efeito, o homem é morto por um lobisomem.
Só entendem o que tá se passando quando a socialite Louise Rodanthe escuta o velho falando no dialeto dele e mencionando a enigmática palavra “rougarou”. E ela entende que isso é o mesmo que loup-garou (“lobisomem” em Francês).
Amaldiçoados (2005) mostra os irmãos Ellie e Jimmy sendo feridos por um lobisomem numa ocasião em que se encontravam numa floresta da Califórnia.
Eles começam a ficar com os sentidos naturais estranhamente intensificados depois disso.
O Jimmy começa a pesquisar sobre ataques de lobos na Califórnia. E isso acaba levando ele a pesquisar também sobre lobisomens.
Um dos livros que ele consulta diz que, em sua forma humana, os lobisomens têm sempre 5 feridinhas na palma da mão em forma de círculo, como se fossem as 5 pontas de um pentagrama. E tanto ele quanto a Ellie têm essas marcas nas mãos.
Um Lobisomem Americano em Londres (1981) começa nos mostrando 2 rapazes andando por uma região deserta do interior da Inglaterra, quando começa a anoitecer. São 2 amigos dos Estados Unidos que foram passar as férias lá, chamados David  e Jack.
O lugar por onde eles tão passando é um grande vale sombrio que não tem uma aparência nem um pouco acolhedora. E o único vestígio de habitação nas redondezas é um pequeno vilarejo isolado.
Como não sabem exatamente onde tão, eles entram no Cordeiro Massacrado, uma espécie de taberna que encontram no vilarejo, pra comer ou beber alguma coisa e pedir informações. A única direção que receberam antes, de um cara que tinha dado carona pra eles, era pra se manterem sempre andando na estrada e evitarem caminhar pelas charnecas.
Quando entram na taberna, eles são muito mal recebidos por todos os frequentadores que tão lá, que se mostram realmente incomodados com a presença dos 2 jovens estrangeiros.
As hostilidades pioram quando eles veem um pentagrama ladeado por velas desenhado numa parede do estabelecimento. E o Jack, supondo que a figura serve pra espantar algum tipo de mal, pergunta aos frequentadores da taberna o que é aquilo...
E assim, é claro que eles vão embora em poucos minutos, irritados com a recepção que tiveram e com medo da coisa ficar ainda pior, já que algumas pessoas ali parecem extremamente rudes...
Logo depois que eles saem, enquanto algumas pessoas que tão na taberna começam a se questionar sobre o perigo que eles tão correndo lá fora, todos escutam um monstruoso uivo vindo das redondezas. E todos se olham, dando a entender que sabem o que é, mas nem querem falar no assunto!
É interessante lembrar que, enquanto eles tavam na taberna, o Jack chegou a mencionar o filme de 1941 quando viu o desenho na parede.
An American Werewolf in London XXX Porn Parody (2012) começa com 2 rapazes chamados David e Jack chegando à noite a um restaurante chamado The Slaughtered Lamb, localizado no meio de uma floresta.
Eles só encontram ali um velho e a filha dele, que são os donos do estabelecimento. E veem um pentagrama ladeado por velas desenhado na parede, usado, aparentemente, como proteção contra forças sobrenaturais.
Sem que o velho perceba, a garota chama o Jack pra ir ao depósito pra transar com ela.
Quando o velho descobre, bota os rapazes pra fora. E andando pela floresta, eles são atacados por um lobisomem.

É bom lembrar que essa associação dos lobisomens com pentagramas foi lançada realmente pelo filme de 1941. Não há nada nos mitos e lendas dos povos antigos que mencione uma coisa relacionada com a outra.

🐺🐺🐺

Outras vezes em que o blog já falou sobre:

A NOITE DO LOBO


AMALDIÇOADOS


AN AMRECIAN WEREWOLF IN LONDON XXX PORN PARODY


O LOBISOMEM






UM LOBISOMEM AMERICANO EM LONDRES






Até a próxima!😉

sábado, 8 de fevereiro de 2025

NIKOLAY STAVROGIN

O russo Nikolay Stavrogin (também creditado algumas vezes como Salomon Petrovich, Pyotr, Sasha e Sergei) trabalhou nos primeiros anos do século como ator de divertimentos adultos.
Ao longo dessa curta carreira, ele só apareceu em 1 filme de terror: Bal u Satany.
Mais informações sobre o Nikolay? Lá vai:













ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!😉

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

DESESPERO PROFUNDO

título original: No Way Up
título brasileiro: Desepero Profundo
ano de lançamento: 2024
país: Inglaterra
elenco principal: Manuel Pacific, Sophie McIntosh, Will Attenborough
direção: Claudio Fäh
roteiro: Andy Mayson

A filha do Governador da Califórnia, chamada Ava, vai viajar dos Estados Unidos pro México junto com o namorado e mais um amigo. E junto com eles, vai o guarda-costas dela.
Quando o avião deles começa a sobrevoar o Mar, uma das turbinas colide com algumas gaivotas e acaba se incendiando. E um fragmento da turbina se solta, se choca contra a parede do avião e abre um buraco ali, fazendo o avião cair.
O avião afunda no Mar, acabando por se encaixar num rochedo submarino algumas dezenas de metros abaixo da superfície.
A extremidade traseira do avião não foi atingida. E é ali que a Ava e os poucos sobreviventes tavam.
Ali também se formou um bolsão de ar: a outra extremidade do avião ficou virada pra baixo e inundada.
Apesar de ninguém ali ter sofrido ferimentos muito graves, o ar vai durar no máximo por mais algumas horas. Mas há outro problema além desse: tubarões começaram a entrar na parte inundada do avião!

Eu ia mandar esse post no mês passado. Mas, devido a alguns problemas técnicos, tá indo agora.
Bom, teoricamente, era pra Desespero Profundo ser mais um filme de terror de tubarões. Mas o que saiu na prática foi um filme de suspense com meia dúzia de cenas específicas de terror espalhadas pelo filme.
Acontece que os tubarões são vistos muito pouco. Somando todo o tempo de tela em que eles aparecem não dá nem 1 minuto. E os humanos ficam muito mais pensando na ameaça que os tubarões representam do que encarando eles de fato.
Também não tem nada demais na aparência nem no comportamento dos tubarões: eles foram retratados de uma forma bem comum.
O roteiro não ajuda muito, já que mostra algumas situações sem lógica. E até a situação que acontece com a Ava no final não chega a ser muito fisicamente possível.
E os personagens quase todos apresentam algumas contradições no comportamento durante a história.
Simplificando: Desespero Profundo é um filme de terror meio light e com pouco conteúdo. Mas, se você é daqueles que não podem perder nem 1 filme de tubarão, vale a pena dar uma olhada.
Mais informações sobre o filme? Lá vai:


ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!😉