domingo, 26 de maio de 2019

A NOITE DO LOBO

título original: Moon of the Wolf
título brasileiro: A Noite do Lobo
ano de lançamento: 1972
país: Estados Unidos
elenco principal: Barbara Rush, Bradford Dillman, David Janssen
direção: Daniel Petrie
roteiro: Les Whitten (autor do texto original) e Alvin Sapinsley

Numa ilha pantanosa da Louisiana, uma garota é encontrada morta com marcas de unhas e dentes de um animal selvagem. Entretanto, ela foi golpeada com precisão demais pros padrões de um animal irracional: quem fez aquilo planejou como fazer.
O Xerife Aaron começa a investigar essa estranha situação. E acaba chegando ao pai da garota, um imigrante francês muito velho e doente que só fala um dialeto do interior da França, o que leva ele a ficar o tempo todo repetindo uma palavra desse dialeto que ninguém entende.
Essa palavra na verdade é o nome de alguma coisa que o velho tenta espantar com enxofre. E o Aaron, conversando com o médico da ilha, descobre que, de acordo com superstições antigas, o enxofre era usado pra espantar lobos...
Ao mesmo tempo, o milionário Andrew, dono de todos os terrenos da ilha, estranhamente obriga a irmã a voltar de Nova York pra ficar com ele. Mas o Aaron começa a estranhar mais as atitudes do Andrew quando descobre que ele se encontrava escondido com a garota que foi morta.
E o xerife ainda tem que lidar com a revolta da população da ilha, já que começam a aparecer novas vítimas mortas por uma misteriosa criatura anormalmente forte.

Contando assim pode parecer que A Noite do Lobo tem uma história muito complicada. Mas, muito pelo contrário: todos os mistérios já se esclarecem nos primeiros 50 minutos do filme. Daí pra frente, são só os personagens tentando se proteger do lobisomem que se revela.
Inspirado no livro Moon of the Wolf (1967), do Les Whitten, esse filme apresenta um lobisomem com o mesmo tipo de aparência dos lobisomens vistos nos filmes O Lobisomem de Londres (1935), O Lobisomem (1941), A Maldição do Lobisomem (1961) e La Loba (1965), ou seja, um homem vestido com roupas humanas e com cara de lobisomem. Mas com uma diferença: nos 4 filmes anteriores a maquiagem ficou muito mais bem feita... Bom, no caso de La Loba, ficou mais ou menos mais bem feita.rsrs
Não é que a maquiagem do lobisomem da Noite do Lobo seja mal feita. O problema é que ficou simples demais. Ele parece um personagem de teatro infantil amador.
A câmera só fecha na cara dele quando ele tem a luta final contra a mocinha do filme. E provavelmente o diretor fez isso pra não passar vergonha, né?
Outra coisa: não esperem ver nenhuma cena de luta entre o Aaron e o lobisomem! Embora o xerife seja o herói do filme, ele não faz nada além de investigar as situações.
Enfim, eu não diria que A Noite do Lobo é um filme ruim. Mas ele é muito ‘aguinha com açúcar’ pro que a gente espera ver num filme de terror. Não choca, não impressiona... Só conta uma historinha de terror simples.
Também costuma ser considerado um filme gótico, já que tenta seguir os passos dos filmes góticos europeus, mas adaptando isso à realidade norte-americana, é claro.
Mais informações sobre A Noite do Lobo? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘aventura’ que você acha posts sobre A Maldição do Lobisomem, La Loba, O Lobisomem e O Lobisomem de Londres.
ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!

Nenhum comentário: