Os vilões feiticeiros são personagens frequentes na maioria dos seriados de aventuras. Então, decidi fazer aqui uma lista desse tipo de vilões vistos nos desenhos animados. E futuramente vamos ver outra lista do mesmo tipo, mas com vilões feiticeiros de seriados live-action.
Lembrando que só vamos levar em conta aqui o que foi mostrado sobre esses personagens nos desenhos mencionados aqui, certo? Ninguém tá levando em conta o que foi mostrado sobre eles em novas versões, reboots e adjacências.
ESQUELETO, de He-Man e os Defensores do Universo (1983)
Essa estranha criatura com o corpo de um homem de pele azul e unhas pretas e afiadas não tinha nada na cabeça além de um crânio amarelo vazio.
Os poderes mágicos do Esqueleto se desenvolveram de tal forma através dos Discos Dourados do Conhecimento que foram suficientes pra que ele criasse a Montanha da Serpente. Mas, como ficou alguns anos atuando como aluno do Hordak, cedeu a Montanha da Serpente a ele na época em que a Horda tentou dominar Etérnia. E depois que a Horda foi embora, ele pegou a fortaleza de volta.
Nos tempos mais antigos, o Esqueleto carregava um machado mágico com uma bola de cristal acoplada, mas que logo depois substituiu por cetros mágicos com crânios de caprinos numa das pontas.
Ele passou um longo tempo recrutando criaturas perversas de várias espécies diferentes pra trabalhar como súditos dele.
O Esqueleto era obcecado por se apossar do Castelo de Grayskull, conquista através da qual ele pretendia se apossar de Etérnia ou mesmo de todo o Universo.
Embora a princípio possa parecer que ele vai fazer mal gratuitamente a qualquer pessoa que encontre pelo caminho, na verdade ele tem esses planos muito mais direcionados ao He-Man. E, até um certo ponto, ao Hordak.
Quanto à maioria das outras criaturas que o Esqueleto encontra pelo caminho, ele tem mais a tendência de ignorar e tratar como algo sem importância.
Mas é claro que se ele enxergar ali algo que vai trazer benefícios a ele...
Mas, em várias cenas, o Esqueleto é retratado como mais engraçado do que mau.
Além de feiticeiro, ele também tinha algumas habilidades como cientista e guerreiro, chegando a construir alguns de seus robôs e naves, além de encarar alguns inimigos em lutas mano a mano eventualmente.
GARGAMEL, dos Smurfs (1981)
Na Europa Medieval, o inimigo mortal dos azuisinhos da floresta parecia ser um nobre falido, já que morava num velho castelo caindo aos pedaços deixado pela mãe dele. E não tinha ninguém morando nos domínios dele que cercavam o castelo, apesar de ele só se vestir com trapos velhos e não ter dinheiro nenhum.
Apesar de ter um certo conhecimento (bastante rudimentar) sobre poções mágicas e adjacências, o Gargamel não tinha nenhum poder sobrenatural, como se teletransportar, disparar raios, mudar de aparência usando só energias sobrenaturais ou qualquer coisa parecida. Assim, na verdade podemos definir ele mais como um alquimista do que como um mago.
E levando em conta que até mesmo as poções que ele fazia muitas vezes davam errado (o lago imundo ao lado do castelo dele era cheio de restos de produtos mágicos que ele tinha usado e tinham falhado, levando ele a despejar tudo ali no lago a cada fracasso cometido), dá pra classificar ele como o vilão feiticeiro que deu mais errado na profissão entre todos dessa lista aqui.
Embora fosse obcecado por fazer qualquer mal que conseguisse contra os smurfs, o Gargamel costumava tratar qualquer outra criatura apenas com indiferença. A não ser, é claro, quando via que podia tirar algum proveito dessa criatura.
A única criatura por quem ele já sentiu alguma afetividade, embora não admitisse, era seu gato de estimação Cruel. E isso fica claro nas ocasiões em que o gato sumia por algum motivo e o Gargamel ficava desesperado pra reencontrar o bichano.
KRIMM, de Galtar e a Lança de Ouro (1985)
Nascido numa família de feiticeiros do Planeta Aranon, na velhice ele se tornou o mago da corte do tirano Tormack, ocupando assim a autoridade máxima em Bandassar abaixo do próprio Tormack.
Apesar de não ser o vilão principal do seriado, o Krimm foi bastante atuante nos planos do Tormack pra matar o Galtar e se apossar da Lança de Ouro.
Apesar disso, mesmo nas ocasiões em que o Krimm seguia algum plano próprio, ele nunca agia sozinho: preferia mandar alguém fazer o trabalho pesado no lugar dele ou então só entrava em ação pessoalmente ao lado de alguém poderoso que fosse garantir a segurança dele.
LÍDER MAU, dos Fantasmas (1986)
Embora oficialmente ele seja um fantasma, e não um mago, ele próprio se autodeclarava “o 2º mago mais poderoso do Mundo”, inferior apenas ao Merlin.
A coisa complica mais ainda quando a gente olha pro aspecto físico do Líder Mau e vê que ele se parece muito mais com um cyborg.rsrs
Ele parece ter o mesmo nível de poderes sobrenaturais que o Esqueleto. Ou quase isso.
MORAG, de Ewoks (1985)
A “bruxa tulgah”, como era chamada pelos ewoks, era uma feiticeira que vivia numa caverna do Monte Pedra-Sabão, na Lua Florestal de Endor.
Quando o seriado começa, a Morag é apresentada como a vilã principal da história, ficando claro que naquela época já fazia cerca de 700 anos que ela criava dificuldades e problemas pros ewoks. Embora, como vamos ver, a parte mostrada do reinado dela como grande vilã da história tenha sido muito curta...
Também não era raro que ela criasse situações difíceis pros duloks. Mas esses ela preferia usar como material de consumo nos planos dela, sem tratar eles com o mesmo sadismo que tratava os ewoks.
Devido ao seu tamanho diminuto, a Morag preferia flutuar do que caminhar, no ‘Estilo Gorpo’.
No 4º e último plano que usou contra os ewoks, a Morag raptou algumas das crianças dessa espécie, o que resultou num encontro entre ela e seu arqui-inimigo Logray usando todos os seus poderes um contra o outro. E por fim ela atacou o Logray transformada num monstro de lava. Mas ele esfriou a lava, transformando a Morag numa estátua de pedra paralisada.
Numa última tentativa de ferir seu inimigo, ela se virou em cima dele, batendo no chão e se espatifando em blocos de pedra.
Apesar disso, o Logray fez a Morag reencarnar na forma de uma árvore encantada, dando a ela uma nova chance pra viver em paz.
Assim, dos vilões dessa lista, ela foi a que fez menos vilanias (tirando os 700 anos mencionados que não vimos).
MUMM-RA, de ThunderCats (1985)
Sobre a origem dele, muito pouco se sabe...
Claramente, o Mumm-Ra viveu no Egito Antigo, visto que ele mesmo já mencionou que conhece segredos de antigas tumbas egípcias.
Embora, depois disso, ele tenha vivido na Pirâmide Negra do Terceiro Mundo por milhares de anos, na 1ª vez em que o Lynx foi até lá, sentiu que, num passado distante, a Pirâmide Negra já tinha conhecido grandes forças do bem. E embora o assunto nunca tenha sido retomado depois dessa cena, isso faz uma pequena insinuação de que o Mumm-Ra já teve um passado muito distante voltado pro bem.
Na mesma ocasião, o Lynx encontrou algo caído no chão da pirâmide: um talismã carregado de energias positivas que conseguia pôr em fuga o Mumm-Ra, o Ma-Mutt e até os Antigos Espíritos do Mal... Também é um tanto estranho que o Mumm-Ra guardasse tal objeto entre os pertences dele.
De qualquer forma, embora ele se apresentasse a princípio como uma criatura imortal e controladora de poderes sobrenaturais quase invencíveis (frequentemente, ele declarava que, enquanto existisse o mal em algum lugar do Mundo, ele continuaria vivo), na verdade nenhum desses poderes era dele: eram poderes dos Antigos Espíritos do Mal; ele só usava. E o Mumm-Ra já chegou mesmo a admitir que morreria sem a proteção dos Antigos Espíritos do Mal, ou seja, a própria imortalidade dele dependia deles.
Bem antes disso, já tinha ficado bem claro que, a cada vez que ele saía do sarcófago, os poderes que ele usava tinham um prazo de duração: passado esse prazo, os poderes deixavam de funcionar e ele se enfraquecia, sendo obrigado a recuar... Isso dá a entender que ele morreria se ficasse muito tempo fora do sarcófago.
Em circunstâncias normais, o Mumm-Ra tinha a aparência de uma múmia ressecada. Mas, quando invocava os Antigos Espíritos do Mal, ele era transformado por eles num faraó semimumificado e muito mais alto e musculoso.
Nos primeiros tempos em que lutou contra os ThunderCats, a fraqueza principal do Mumm-Ra era não poder passar diante de nenhum espelho ou outra superfície reluzente: quando ele olhava pro próprio reflexo nessas superfícies, ele se desesperava tanto com a figura medonha que via que fugia dali na mesma hora.
Por motivos desconhecidos, mesmo quando ele tava transformado em faraó, os espelhos só refletiam a aparência dele em forma de múmia.
Depois de ser fortalecido pelos Antigos Espíritos do Mal, o Mumm-Ra ficou imune ao problema do reflexo.
A personalidade dele também assustava devido à ausência total de humor, rara em vilões de outros seriados da mesma época: enquanto o Esqueleto, o Gargamel e o Líder Mal frequentemente protagonizavam cenas cômicas, o Mumm-Ra era eternamente sério. Só ria por sadismo, quando via que os inimigos tavam se dando mal.
A única criatura por quem ele demonstrava afetividade era seu buldogue-zumbi Ma-Mutt.
SOMBRIA, de She-Ra (1985)
Originalmente, era uma feiticeira de 2ª classe que morava em Mystacor, onde era aprendiz do feiticeiro Norwyn e colega de estudos da Rainha Mágica.
Na época em que a invasão da Horda em Etéria ainda se encontrava em curso, o Hordak começou a observar a Sombria e identificou nela uma forte ambição. Assim, ofereceu a ela a energia de um cristal mágico que aumentaria profundamente os poderes sobrenaturais dela, desde que em troca ela revelasse onde se escondia o Conselho dos Reis.
Ambos os lados cumpriram suas partes no acordo. Mas o Norwyn flagrou a Sombria no momento em que ela tava absorvendo a energia do cristal mágico. E ele destruiu o cristal, mas já era tarde: ela já tinha absorvido 1 terço da energia contida ali, o que inclusive deformou o corpo dela da cabeça aos pés.
Assim, da mesma forma que acontecia com o Mumm-Ra, os poderes sobrenaturais que a Sombria usava não eram dela, mas apenas foram colocados nela. E o Hordak já deixou claro que, se as autoridades da Horda se desagradarem com as atitudes dela, podem tirar esses poderes dela a qualquer momento.
Da mesma forma que o Krimm, a Sombria não era a vilã principal do seriado. Mas ocupava um escalão mais alto do que a maioria dos membros da Horda, atuando como maga da corte do Hordak.
Embora tivesse um apartamento próprio na Zona do Medo, ela também tinha uma residência própria longe dali: uma fortaleza chamada Sala dos Horrores.
Depois de absorver a energia do cristal mágico, ela sempre se vestiu com uma espécie de niqab rosa escuro. Assim, a aparência que ela adquiriu depois do evento do cristal é desconhecida. Mas certamente é muito feia (uma vez, ela levantou o capuz e mostrou a cara a um garoto e, embora o público não tenha visto nada, o garoto teve uma expressão de espanto total!).
Provavelmente os pés da Sombria foram carbonizados pela energia do cristal, já que ela passou a flutuar em vez de caminhar a partir dali.
Ela também adquiriu aversão contra luz forte.
Apesar do poder que adquiriu, a Sombria sempre foi derrotada sem muitas dificuldades quando lutou de frente contra outros feiticeiros, como a Rainha Mágica, a Rainha Angella e o próprio Norwyn.
A Sombria só conseguiu fazer alguma coisa contra a Angella quando pegou ela de surpresa ou quando ela se encontrava enfraquecida.
A Sombria também tinha algum tipo de passado negativo nunca explicado envolvendo o Esqueleto. Mas seja lá o que tenha acontecido, fez o Esqueleto não ter nenhuma consideração pela Sombria e menos ainda confiar nela.
Levando em conta que ela mantinha na Sala dos Horrores algumas criaturas que eram naturais de Etérnia, e não de Etéria, é bem possível que ela já tenha andado por Etérnia no passado. E os desentendimentos dela com o Esqueleto devem ter começado ali.
A Sombria também supervisionou a educação da Adora, depois que a princesa tinha sido raptada pelo Hordak.
VINGADOR, da Caverna do Dragão (1983)
Apresentado desde o 1º episódio como o vilão principal do seriado, ele era basicamente um tirano, soberano de muitos territórios espalhados pelo Reino, que se impunha através das energias sobrenaturais que ele controlava. E assim, ele era servido por um exército de criaturas escravizadas de várias espécies diferentes.
Matar o Vingador não era tão difícil assim. Mas isso não produzia grandes resultados: em todas as vezes em que foi morto, uma figura fantasmagórica dele se erguia do lugar onde ele tinha morrido, desaparecendo segundos depois, mas dando a entender que ele tinha sobrevivido... E no episódio seguinte, ele reaparecia sem nenhum arranhão.
A única criatura que ele temia era a Tiamat, que era imune às magias dele. E assim, o Vingador tinha como projeto de vida se apossar dos objetos mágicos que o Mestre dos Magos tinha dado aos 6 jovens terráqueos chegados ao Reino, já que ele queria usar as energias desses objetos pra fortalecer o poder dele e, dessa forma, matar a Tiamat.
E foram raras as vezes em que o Vingador tomou alguma atitude fora das questões mencionadas acima.rsrs
Assim como o Mumm-Ra, o Vingador tinha uma personalidade com ausência total de humor.
Agora, pra encerrar, uma pergunta que todos que viram A Caverna do Dragão já se fizeram: como o cavalo do Vingador conseguia voar se ele não tinha asas e por qual motivo o Vingador não voava sozinho, mas só quando montava no cavalo, se ele próprio tinha asas?
Bom, quanto ao cavalo, não precisamos pensar muito. Afinal, existem vários e vários personagens de desenhos animados que não tinham asas e voavam: o Morcegoide, o Mumm-Ra, o Gorpo, o Vassourito...
Se todas essas criaturas sem asas voavam, por que o cavalo sem asas do Vingador não podia voar?
A dúvida maior que fica é sobre o próprio vingador ter asas e não voar sozinho. E essa parte realmente não tem muita lógica.
Nem tentem dizer que as asas não funcionavam porque eram só enfeites que faziam parte da roupa do Vingador, porque ele aparece em várias cenas movimentando as asas. Então, eram órgãos de carne e osso que faziam parte do corpo dele mesmo.
Vamos lembrar que ele tinha uma irmã chamada Kareena que, enquanto se disfarçava de humana, não demonstrava ter asas. Mas, quando ela assumia a aparência de soberana do mal (ela era a rainha dos orcs antes que eles passassem pro lado do Vingador), ela passava a usar uma roupa quase igual à do Vingador e com asas. Só que a Kareena também não voava.
Então, parece que, na espécie deles, apesar das asas não servirem pra voar, elas podiam desaparecer quando isso era conveniente.
Enfim, analisando racionalmente essa questão das asas, não chegamos a conclusão nenhuma. Mas, se você não liga pra coerência, apenas veja o desenho e se divirta.rsrs
👹👹👹
Outras ocasiões em que a Multibússola já falou sobre...
A CAVERNA DO DRAGÃO
EWOKS
HE-MAN
GALTAR
OS FANTASMAS
OS SMURFS
SHE-RA
THUNDERCATS
Até a próxima!