segunda-feira, 18 de abril de 2022

CURIOSIDADES SOBRE OS PERSONAGENS COADJUVANTES DE SHE-RA


Continuando a nossa série de curiosidades sobre He-Man e os Defensores do Universo (1983) e She-Ra (1985), hoje a gente vai levantar algumas dúvidas sobre os personagens coadjuvantes de She-Ra.

A transformação do Espírito pra Ventania e vice-versa dependia da transformação da Adora pra She-Ra e vice-versa?
Não necessariamente.
É claro que o Espírito só podia se transformar em Ventania se a She-Ra encostasse nele, como foi visto no 3º episódio (A Descoberta de She-Ra) ou, muito mais comumente, se ele fosse atingido pelo raio da espada dela. Mas, em alguns episódios, ele já apareceu transformado em Ventania quando a Adora ainda não tava transformada em She-Ra, o que dá a entender que a She-Ra podia deixar ele transformado em Ventania quando se transformava de volta em Adora.
Vimos isso claramente no 25º, no 40º e no 73º episódios (A Queima dos Livros, A História de Cintilante e Acima de Tudo).
De qualquer forma, quando a She-Ra deixava ele transformado em Ventania, a transformação não parecia durar muito tempo, já que, logo no início do 73º episódio, vimos o Ventania ao lado da Adora.
E poucos minutos depois, ele apareceu transformado de volta em Espírito.

Por que a Madame Riso, o Corujito e o Vassourito sabiam que a Adora e o Espírito podiam se transformar na She-Ra e no Ventania? Afinal, eles não eram personagens com grandes poderes de ataque. Em quê eles ajudariam a heroína nas lutas contra a Horda?
Apesar da óbvia fragilidade física e do comportamento às vezes atrapalhado da Madame, do Vassourito e do Corujito, vimos que esses personagens ajudaram outros heróis da história com inúmeras atitudes (algumas talvez não muito significativas) durante o seriado.
De fato, eles não tinham muito valor no combate físico, mas sempre davam uma mão do jeito deles (às vezes, de forma mais indireta).

A Madame Riso era uma criatura da mesma espécie que os anões que viviam na Floresta do Sussurro?
Exceto pelo tamanho (a Madame era mais alta do que todos os anões), ela tinha as mesmas características físicas deles: ela era menor do que um humano comum, ela tinha a pele roxa, tinha os olhos amarelos e tinha todos os cabelos brancos.
Então, provavelmente, sim.

No 5º episódio (Batalha por Lua Clara), a Adora apareceu contando uma situação engraçada sobre a Madame Riso. Mas ela ainda não tinha convivido muito com a Madame até ali (fazia pouquíssimo tempo que a Adora tinha se juntado à Grande Rebelião). Então, como ela sabia sobre esse fato engraçado?
Essa cena foi posta no seriado só pra fazer uma associação direta entre o Gorpo e a Madame (inclusive, o Rei Randor respondeu à Adora que a Madame certamente devia se parecer muito com o Gorpo). Na verdade, a Madame era só uma versão feminina (e até um certo ponto maternal) do Gorpo.
Quanto à lógica da cena, é provável que a Adora já tivesse visto a Madame várias vezes antes durante as batalhas, enquanto elas ainda trabalhavam pra grupos inimigos um do outro. E numa dessas vezes, ela viu a Madame protagonizando a situação engraçada que foi mencionada.

No 9º episódio (O Dragão Sorridente), o Dragão Tristonho apareceu saindo de dentro de um poço. Por quê?
Provavelmente ele não tava exatamente dentro do poço, mas sim escondido no subterrâneo. E quando o Arqueiro acidentalmente incendiou o poço (que não continha água, mas sim restos de combustíveis inflamáveis usados pela Horda), provavelmente isso abriu uma passagem até a parte do subterrâneo onde o Tristonho tinha se escondido.
Aí ele se assustou e decidiu sair de lá de vez. 

No 45º episódio (Micah, o Rei da Lua Clara), a Cintilante caiu de um abismo, mas conseguiu se agarrar num galho de árvore que saía do paredão de pedra do abismo. Mas, em vez de usar os poderes dela de teletransporte ou de voo pra escapar dali, ela apenas gritou por socorro e só não caiu de vez porque a She-Ra resgatou ela. Por quê?
Pelo menos em metade das vezes em que a Cintilante usou os poderes mágicos dela, ela se mostrou bastante cansada quando terminou. E isso deixa claro que ela não tinha o controle total dos poderes dela. Assim, talvez ela não tenha conseguido usar os poderes dela pra se teletransportar ou pra voar quando ficou pendurada no abismo.

A Feiticeira de Grayskull e o Esperança da Luz eram os correspondentes um do outro em Etérnia e Etéria?
Sim. Porque a Feiticeira morava no Castelo de Grayskull, do qual ela era a guardiã principal, assim como o Esperança da Luz morava no Castelo de Cristal, do qual ele era o guardião principal. E ambos os castelos eram os correspondentes um do outro em Etérnia e Etéria.
Entretanto, embora os 2 tivessem grandes poderes mágicos, a Feiticeira era de longe bem mais poderosa do que o Esperança da Luz. Afinal, ao longo de He-Man, ela interagiu com vários personagens, tanto heróis quanto vilões, usando os poderes dela várias vezes pra proteger os heróis e impedir que os vilões prosseguissem com os planos deles.
Ao longo de She-Ra, o Esperança da Luz só interagiu com os pouquíssimos heróis que chegaram a entrar no Castelo de Cristal (ele nunca interagiu com vilão nenhum, até porque vilão nenhum nem sequer sabia da existência dele). E em vez de ajudar outros personagens diretamente com a magia dele, ele se prestava mais a dar conselhos à She-Ra e a explicar situações que ela não conseguia entender sozinha.
O 54º episódio (A Ajuda de Geninho) mostrou bem que, pra ajudar os heróis num momento de perigo, o Esperança da Luz não pôde ajudar de longe, mas teve que levar o Geninho até o Castelo de Cristal. E embora ele fosse uma criatura mágica, ele ficou bem enfraquecido pelo congelamento do tempo causado pela Horda (a Feiticeira disse, no mesmo episódio, que criaturas mágicas eram imunes ao congelamento do tempo), embora até o Gorpo e o Geninho não tivessem sido afetados.

A Ninfinha só se transformou numa mulher-borboleta e se juntou à Grande Rebelião no 68º episódio (Fora do Casulo), mas ela já pôde ser vista transformada numa cena rápida no início do 18º episódio (O Castelo Encantado). Como?
Isso realmente foi só um erro de continuidade. Não há outra explicação.

No 82º episódio (O Medalhão), o Falcão do Mar apareceu navegando no Solar Sailor. Mas como, se o navio tinha sido destruído no 58º episódio (Lançar Âncoras – parte 1)?
O Solar Sailor foi destruído antes de uma passagem de tempo de uns 3 anos na história, que ocorreu entre os episódios lançados em 1985 e os lançados em 1986. Então, talvez esse seja um novo navio que o Falcão construiu naquele meio tempo, inspirado no Solar Sailor.

Em praticamente todos os episódios de She-Ra, o Geninho aparecia se escondendo em lugares que não teria sentido ele se esconder (em algumas vezes, nem seria possível ele chegar ali). E ele também aparecia em lugares em que ele veria certos segredos dos personagens, embora, nos episódios em que participou de forma ativa da história, ele demonstrasse que não sabia nada desses segredos. Por quê?
As aparições do Geninho se escondendo não podem ser interpretadas literalmente. Essas cenas funcionavam mais como se fossem um jogo do ‘estilo onde está wally?’ dentro daquela cena específica. Então, eram aparições que não faziam parte da história em si que tava sendo mostrada naquele momento.
O único episódio de She-Ra em que o Geninho não apareceu em momento nenhum foi o 17º (O Descanso do Líder da Horda): os produtores do desenho acharam mais interessante substituir a costumeira lição de moral dada pelo Geninho no final dos episódios por uma cena com o He-Man, a She-Ra e o Gorpo dando conselhos às crianças sobre como se defender de abusos sexuais.

No 55º episódio (Duelo entre Vilões), quando a Sombria foi à Montanha da Serpente, o Esqueleto demonstrou uma grande indignação com isso. Por quê?
Na verdade, não só o Esqueleto demonstrou indignação, como a própria Sombria só se atreveu a entrar na Montanha da Serpente protegida por um campo de força, o que dá a entender que ela já esperava uma reação negativa do Esqueleto ao ver ela ali.
Algumas pequenas insinuações do seriado deram a entender que a Sombria já andou por Etérnia no passado...
No 46º episódio de She-Ra (O Preço do Poder), vimos que ela tinha um corvo espião bem parecido com aquele que o Esqueleto tinha usado no 67º episódio de He-Man (O Monstro Energia)...
...e no 90º episódio (A Sombra do Gorpo), vimos que a Sombria mantinha um monstro de tentáculos na Sala dos Horrores.
Esses animais eram de Etérnia. Então, pra ter eles, a Sombria já teria que ter passado por Etérnia e capturado eles.
E naquela ocasião, ela deve ter se envolvido em alguma situação negativa ligada ao Esqueleto.

Alguns episódios dão a entender que a Scorpia teve um passado significativo. Mas o que exatamente ela fez?
No 24º episódio (A Fórmula de Encolhimento), o Arqueiro mencionou que a Scorpia teve uma grande vitória, embora nunca tenha se explicado o que exatamente ele quis dizer com isso.
E no 36º e no 44º episódios (A Aprendiz Inquieta e O Guerreiro do Planeta Silax), vimos que ela tinha uma fortaleza própria, localizada no Deserto Carmesim.
E isso dá a entender que a Scorpia tinha posses por si só, e não que ela adquiriu através da Horda (até porque o posto que ela ocupava na Horda não era dos mais altos).
Tudo isso faz pensar que a Scorpia veio de um passado anterior à aliança dela com a Horda no qual ela já tinha algum tipo de poder, provavelmente adquirido através de uma batalha, já que o Arqueiro mencionou a tal “grande vitória” no passado dela.
Mas, além desses pedaços de informações, nada foi explicado sobre a história pessoal da Scorpia.

No 34º episódio (Passagem para o Problema), vimos que o Látego se encontrava em Etérnia, ajudando o Esqueleto. Por quê?
Embora isso nunca tenha sido explicado, o mais provável é que ele tivesse ajudando o Esqueleto em algum plano pra derrubar o Hordak. Afinal, ele tava usando o símbolo da Horda na roupa e o episódio deixou claro que ele tinha vindo de Etéria, ou seja, não se tratava de um erro de continuidade nem nada parecido.
Curiosamente, o Modulok, que testemunhou essa traição, não denunciou nada ao Hordak, apesar de ter abandonado o Esqueleto e ido trabalhar pro Hordak no mesmo episódio.
De qualquer forma, o Látego nunca mais apareceu traindo o Hordak depois disso.

O Vultak era uma harpia-macho?
Ele parecia ser mesmo um macho da espécie das harpias.
E sendo que todas as harpias que viviam na Montanha de Talon se referiam umas às outras como “irmãs”, isso dá o que pensar.
Será que todas elas eram realmente irmãs no sentido biológico da palavra e o Vultak seria o pai delas com uma mãe que nunca foi mostrada no seriado?
Isso explicaria o fato de só existirem fêmeas naquele grupo de harpias, já que, se fosse uma espécie inteira que se reproduz, teoricamente teriam que existir também machos.

No 57º episódio (Neve Negra), o Multi-Robô disse à She-Ra que ele tinha sido criado pelo Modulok. Mas como, se ele já tinha aparecido no 17º (O Descanso do Líder da Horda), bem antes do Modulok se juntar à Horda?
O Multi-Robô foi retratado como extremamente idiota. Então, talvez simplesmente ele tenha dito que foi criado pelo Modulok numa das confusões que ele fez.

Por que os vilões que eram responsáveis por administrar as forças navais da Horda quase não apareciam?
Só pareciam existir 2 autoridades navais da Horda em Etéria (ambas submetidas ao Hordak): a Comandante Otávia e o Almirante Cavernoso. E eles não trabalhavam junto com outros membros da Horda (com exceção dos robôs), mas geralmente eles ficavam só nas regiões litorâneas de Etéria.
Isso explica o fato de eles quase não aparecerem.

💥💥💥

Outras vezes em que o blog já falou sobre He-Man e She-Ra:











Até a próxima!

Nenhum comentário: