domingo, 17 de abril de 2022

A AMEAÇA JURÁSSICA

título original: Pterodactyl
título brasileiro: A Ameaça Jurássica
ano de lançamento: 2005
países: Estados Unidos / República Tcheca / Turquia
elenco principal: Amy Sloan, Cameron Daddo, Coolio
direção: Mark L. Lester
roteiro: Mark Sevi

Numa região florestal da fronteira entre a Turquia e a Armênia fica um vulcão, extinto desde a Era Jurássica, onde os ovos de algumas espécies diferentes de dinossauros ficaram acumulados desde aquela época.
Um dia, acontece um terremoto interno no vulcão. E com o tremor, alguns dos ovos rolam até uma câmara mais quente, onde começam a ser chocados pelo calor...
Passados 2 meses, o professor de Antropologia Michael vai fazer uma expedição até o vulcão acompanhado por 5 alunos, já que foi detetado um abalo sísmico estranho ali.
Mas, antes mesmo de chegarem lá, eles começam a ser atacados por ferozes criaturas pré-históricas voadoras, que parecem gostar bastante de se alimentar de carne humana...
E aparentemente esse não é o único problema: uma quadrilha de bandidos sanguinários tão à solta naquela floresta. E não vão demorar muito a esbarrar com o Michael e o grupo dele!

Talvez a 1ª coisa questionável sobre A Ameaça Jurássica seja o nome que se dá aos monstros: eles são pteranodontes, mas são chamados o tempo todo de “pterodátilos”... Bom, esse é um erro bastante comum, cometido por muita gente ao se referir a esses répteis voadores.
Quanto ao filme em si, posso dizer que pouca gente vai se surpreender vendo isso. Porque, se você tem uma mínima experiência que seja com filmes de terror, vendo o grupo de heróis desde o início você já sabe direitinho quem vai morrer e quem vai sair vivo no final.rsrs
Também vemos algumas contradições, como a velocidade em que os pteranodontes crescem (2 meses depois de sair dos ovos eles já tão adultos e enormes!) e a instabilidade do personagem Michael (além de mudar de opinião o tempo todo, o cara também toma atitudes que nenhum homem de ciências tomaria, como ficar meio indiferente quando encontra vestígios de algum animal gigante estranho vivendo naquela floresta).
E como já foi dito, ali se esconde uma quadrilha. E o chefe do bando de bandidos se chama Yolen...
Bom, na prática, esse cara só serve como um figurante, já que não demora a ser preso e fica sendo conduzido algemado pra lá e pra cá, sem fazer nada de importante... Botaram isso no filme pra quê?
No mais, A Ameaça Jurássica é um filme de terror regular. Não é nenhuma obra-prima, mas também não chega a ser ruim.
Embora a história se passe na Turquia, a maior parte do filme foi gravada na República Tcheca.
A última cena dá a entender que vai ter uma continuação, com outro tipo de dinossauro... Mas, pelo menos até agora, nada rolou.
Mais informações sobre A Ameaça Jurássica? Lá vai:


Até a próxima!

Nenhum comentário: