título original: Brokeback Mountain
título brasileiro: O Segredo de Brokeback Mountain
ano de lançamento: 2005
países: Canadá / Estados Unidos
elenco principal: Anne Hathaway, Heath Ledger, Jake Gyllenhaal
direção: Ang Lee
roteiro: Annie Proulx (autora do texto original), Diana Ossana e Larry McMurtry
Em 1963, 2 caubóis chamados Ennis e Jack se conhecem quando vão procurar trabalho no mesmo lugar, acabando por ser contratados pro mesmo emprego: ficar numa montanha florestal onde uma criação de ovelhas é mantida e ali vigiar e proteger os animais.
Enquanto ficam sozinhos na montanha, eles desenvolvem uma relação de parceria de trabalho e amizade. Mas, passado algum tempo, os 2 acabam se tornando amantes. Contudo, enquanto o Jack não liga muito pra isso e até propõe ao namorado de morar junto com ele, o Ennis quer manter a imagem de que é hétero e quer que tudo o que tá havendo entre eles fique no mais absoluto segredo, já que ele é traumatizado com uma situação que presenciou na infância envolvendo um homossexual que foi torturado até a morte só por ser homossexual.
Depois disso, o Ennis e o Jack passam a se comportar como “chefes de família tradicionais”: se casam com mulheres, têm filhos com elas e até têm relações extraconjugais eventuais com outras mulheres que eles encontram pelo caminho. Mas eles mantêm o romance deles, se encontrando em segredo nas montanhas até 1981, quando tudo acaba num final infeliz...
Inspirado no conto Brokeback Mountain (1997), da Annie Proulx, O Segredo de Brokeback Mountain ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado de 2006, enquanto o diretor Ang Lee ganhou o Oscar de Melhor Diretor de 2006.
Vale lembrar que os atores Heath Ledger e Jake Gyllenhaal também foram indicados ao Oscar de Melhor Ator e ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.
Bom, o básico que podemos dizer sobre a história que o filme conta é que ela retrata uma situação da vida real que acontece com muito mais frequência do que a maioria das pessoas pensam: um bissexual se casa com uma mulher, tem filhos com ela e dá suas escapadinhas com um ou mais homens de vez em quando ou então mantém um romance fixo com um homem específico paralelo ao casamento hétero dele (pode ter certeza de que você já conheceu até hoje muitos e muitos homens nessa situação, embora você não saiba). A diferença que vemos no filme é que o Ennis faz isso pra esconder o máximo os impulsos sexuais dele, enquanto o Jack vai simplesmente curtindo a vida e quem não gostar da forma como ele vive que fique sem gostar.
Em termos de ação, o filme tem muitos altos e baixos: tem partes bem paradas e outras partes que têm um certo clima de aventura.
Mais informações sobre O Segredo de Brokeback Mountain? Lá vai:
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário