sábado, 29 de maio de 2021

KYORYU SENTAI ZYURANGER

título original: Kyoryu Sentai Zyuranger
título brasileiro: inexistente (inédito no Brasil)
ano de lançamento: 1992
país: Japão
elenco principal: Aohisa Takayasu (creditado aqui como Seiju Umon), Hideki Fujiwara, Reiko Chiba, Shiro Izumi, Takumi Hashimoto, Yuta Mochizuki
direção: Shohei Tojo
roteiro: Noboru Sugimura

Quem tem mais de 25 anos, vendo o pôster aí do lado, talvez diga:

“Ué! Mas os primeiros Power Rangers tão aparecendo aí! O que é que eles tão fazendo aí?”

Bom, na verdade, quem questionar isso tá lendo a história de trás pra frente. Os primeiros Power Rangers é que foram inspirados nos personagens que aparecem nesse pôster, ou seja, os membros do Esquadrão Pré-Histórico Zyuranger.
Em 1992, a empresa japonesa Toei Company foi responsável pelo seriado Kyoryu Sentai Zyuranger. E em 1993, começando ali uma lucrativa sociedade com a Toei, a empresa estadunidense Saban Entertainment filmou várias cenas de um novo seriado nos Estados Unidos, com os heróis principais sendo interpretados por atores de lá e com temas muito simples e infantis. Ao mesmo tempo, eles pegaram cenas com os vilões e personagens gigantes de Zyuranger, dublaram todas essas cenas em Inglês com falas correspondentes ao que aparecia nesse novo seriado e acoplaram uma coisa à outra.
E o resultado dessa mistura foram as 3 primeiras temporadas de Power Rangers (1993, 1994 e 1995).
Então, Zyuranger entrou pra História dos Seriados de Ação como o seriado responsável pelo lançamento de Power Rangers.
Esse processo, conhecido como sabanização, passou a ser feito com todos os outros sentais lançados nos anos seguintes. E continua sendo feito até hoje.
Quanto à história de Zyuranger, apesar de ter algumas passagens mais tristes e sérias, é basicamente infantil (acho que o público-alvo que a Toei pretendia atingir eram mesmo as crianças menores da época):

Há 170000000 de anos, no território que corresponde ao atual Japão, existia uma espécie de confederação de 5 reinos vizinhos, onde viviam juntos todos os tipos de animais pré-históricos das mais diferentes épocas.
Também viviam humanos ali, além de várias criaturas que hoje são consideradas lendárias e mitológicas, como os gnomos, os grifos, as lâmias, os trolls e os vampiros.
Um dia, esse território foi atacado pela feiticeira Bandora, que causou ali grande destruição. Mas foi derrotada e aprisionada junto com os súditos dela.
Mesmo assim, os antigos ficaram com medo de que ela se soltasse algum dia. E decidiram deixar um esquema preparado pra esse caso: cada um dos 5 reinos escolheu o seu melhor guerreiro pra ficar hibernando e só acordar se a Bandora voltasse um dia.
Eles são o espadachim vermelho Geki, o lenhador preto Goshi, o lanceiro azul Dan, o atirador de facas amarelo Boi e a arqueira rosa Mei. Em outras palavras, eles são o Esquadrão Pré-Histórico Zyuranger.
Em 1992, a Bandora é acidentalmente solta de sua prisão junto com os súditos dela. E começa a atacar com os seus dora monstros (feitos de barro) ou com monstros de outras origens que ela vai escravizando aleatoriamente...
É hora dos 5 heróis despertarem pra defender a Terra.

Bom, temos aqui muita aventura, muita comédia e um certo nível de ficção científica (embora a magia seja muito mais usada, tanto pelos heróis quanto pelos vilões).
Violência? Bem, as cenas de violência de Zyuranger são mais fortes que as de Power Rangers. Mas nada que traumatize ninguém.rsrs
Com exceção dos irmãos Burai e Geki, nenhum herói tem a sua história pessoal muito explorada.
E entre os vilões? Bom, a Bandora é uma feiticeira que vendeu a alma a um demônio chamado Dai Satan. E na verdade, ela não tem poderes por si só. Os poderes que ela usa pertencem ao Dai Satan, embora o demônio não ‘mande’ propriamente na Bandora.
Por isso tudo, teoricamente, o Dai Satan é que seria o vilão principal da história, enquanto a Bandora seria a vilã secundária, certo? Só que o Dai Satan quase não aparece no seriado. Quem dá trabalho aos heróis do início ao fim da história é a Bandora mesmo.
Então, é uma produção em que fica difícil determinar de forma indiscutível quem é o vilão principal. Vai depender do ponto de vista do espectador.
O último capítulo é escancaradamente mais infantil do que todo o resto do seriado. Pra vocês terem uma ideia, na última cena vai ter gente montando numa nuvem e voando pro Céu pra ir morar com os deuses! E também vai ter gente que vai ser forçada a passar a morar numa tigela que vai ficar flutuando à deriva no espaço!
Contando, ninguém acredita, né? Mas se você chegar a ver o final do seriado, vai ver que eu não tô mentindo.
Inovações? Bom, posso destacar que foi a partir daqui que se tornou comum que os sentais passassem a ter mais de 5 membros. Sendo que o outro membro (ou, em alguns sentais, mais de 1) geralmente não faz parte da equipe desde o início, mas se junta aos outros heróis depois. E sim: é isso mesmo que acontece aqui.
Zyuranger também é cheio de atores e atrizes que são bem conhecidos pelos fãs brasileiros de seriados japoneses.
A hoje falecida Machiko Soga interpretou a Bandora. Mas ela já tinha na época várias vilãs no currículo dela...
A Machiko já tinha interpretado a Rainha Hedorian em Denshi Sentai Denziman (1980) e Taiyo Sentai San Barukan (1981); a aparência humana de um monstro de Space Cop (1982); a aparência humana de um monstro de Sharivan, o Guardião do Espaço (1983); a Rainha Pandora em Spielvan (1986); a mãe do Barrabás em Defensores da Luz Maskman (1987); e a Aracnin Morgana em Jiraiya, o Incrível Ninja (1988). E nas 2 primeiras temporadas de Power Rangers, a Saban usaria stock footage dela em Zyuranger pra representar a Rita Repulsa.
A atriz Ami Kawai, que interpretou aqui a vilã Rami, já tinha interpretado a vilã Marshal em Jiban (1989). E nas 2 primeiras temporadas de Power Rangers, a Saban usaria stock footage dela em Zyuranger pra representar a Scorpina.
O hoje falecido ator Jun Tatara, que aqui interpretou o mago Baza, já tinha interpretado o patrão do Gyaban em Space Cop e o mestre do Aman Negro em Jiraiya. E em algumas poucas cenas de Power Rangers, a Saban usaria stock footage dele em Zyuranger pra representar o Zordon em forma humana.
E os atores Shiro Izumi e Takumi Hashimoto, que aqui interpretaram o guerreiro verde Burai e o guerreiro amarelo Boi, não tiveram nenhuma cena deles usada como stock footage em Power Rangers. Mas eles também são conhecidos no Brasil. O Shiro intepretou o Change Pegasus Ozora em Esquadrão Relâmpago Changeman (1985) e o Takumi interpretou o Manabu em Jiraiya como personagem fixo e apareceu em 1 episódio de Jiban como o mesmo personagem.
O ator Yuta Mochizuki, que aqui interpretou o guerreiro vermelho Geki, já tinha aparecido em 2 episódios de Chojin Sentai Jetman (1991), interpretando o líder do “Novo Esquadrão Jetman” do Comandante Akira que não deu certo.
O ator Hideki Fujiwara, que aqui interpretou o guerreiro azul Dan, já tinha feito uma participação simples em 1 episódio de Black Kamen Rider (1987) e também já tinha interpretado outro herói também chamado Dan em Jetman.
O ator Hideaki Kusaka, que aqui interpretou o vilão Totopato, já tinha interpretado os vilões Heru Satan em San Barukan, Mau Saíke em Sharivan, Aton em Kagaku Sentai Dynaman (1983), Satan Goss em O Fantástico Jaspion (1985), Gyodai em Changeman, La Deus em Comando Estelar Flashman (1986), Zeba em Maskman, Ragon em Kosoku Sentai Turboranger (1989), o vilão redimido Gunsa em Chikyu Sentai Fiveman (1990) e o robô romântico Gurei em Jetman.
O ator Yoshinori Okamoto, que aqui interpretou o pai adotivo do Geki, já tinha feito participações simples em Denziman; San Barukan; Goggle Five, os Guerreiros do Espaço (1982); Space Cop; Sharivan; Shaider, o Detetive do Espaço (1984); Kamen Rider Black RX (1988); Jiban; e Jetman, além de já ter interpretado o robô Shiruba em Chodenshi Bioman (1984), o pirata espacial Buba em Changeman, o herói Deus Titan e o vilão Galdan em Flashman, o ninja subterrâneo Oyobu em Maskman e o vilão Ashura em Choju Sentai Liveman (1988).
O ator Toshimichi Takahashi, que aqui interpretou o pai biológico do Geki e do Burai, já tinha feito algumas figurações em Denziman, San Barukan e Dynaman, já tinha interpretado o herói Keiso em Sharivan, o General Des-Killer em Goggle Five, o vilão Iki em Jaspion, e o Dr. Bio em Spielvan, um policial no filme de terror Baioserapi (1986), um dos guerreiros que lutaram contra o Akira em Maskman, o Sacerdote Baraom em Black Kamen Rider e o robô Gatezon em RX.
O ator Maroshi Tamura, que aqui interpretou o monstro Dora Furanke, já tinha aparecido em 1 episódio de Black Kamen Rider.
O ator Kazutoshi Yokoyama, que aqui interpretou o vilão Gurifoza, já tinha interpretado o personagem-título transformado em Jiban.
E o hoje falecido ator Rikiya Iwaki, que aqui interpretou um gnomo, já tinha feito personagens menores em Denziman, San Barukan, Dynaman, Bioman, Fiveman e Jetman e também já tinha interpretado o profeta Zel em Changeman.
Mais informações sobre Zyuranger? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘produções japonesas’ que você encontra posts sobre Baioserapi, Bioman, Black Kamen Rider, Changeman, Denziman, Dynaman, Fiveman, Flashman, Goggle Five, Jaspion, Jetman, Jiban, Jiraiya, Maskman, RX, San Barukan, Shaider, Sharivan, Space Cop, Spielvan e Turboranger.
Até Junho!

Nenhum comentário: