quinta-feira, 12 de maio de 2022

JOSÉ MAYER

O brasileiro José Mayer é mais conhecido pelas várias novelas que fez na Globo, quase sempre interpretando um galã durão. Mas pouca gente lembra que ele estreou como ator em 2 filmes de terror, ambos lançados em 1975: A Mulher do Desejo (no qual ele foi o protagonista) e Enigma para Demônios.
E em 2001, ele protagonizou Buffo & Spallanzani, que tá creditado pelo IMDB como “horror”, embora, a meu ver, aquilo não seja um filme de terror.
Acredito que Buffo & Spallanzani tenha recebido essa classificação por causa de algumas cenas splatter, como a polêmica cena da castração/autofagia.
E também em 2001, o José foi o protagonista da série Presença de Anita, inspirada no livro com o mesmo nome (1948) do brasileiro Mário Donato.
Em 2015, a série foi reorganizada como telefilme e assim reexibida.
Bom, embora a história termine em aberto, somos surpreendidos no final com a aparição da vilã Anita depois de morta voltando pra provocar a morte do amante Fernando (o personagem do José).
A questão é que só o Fernando enxergava a Anita depois de morta, mas o legista que examinou o corpo dela viu o cadáver mexer os olhos...
Ficam 3 possibilidades e o telespectador entende o que quiser: a Anita não morreu e simplesmente voltou pra se vingar do Fernando, ela morreu e o espírito dela voltou pra se vingar dele ou então ele simplesmente enlouqueceu e imaginou que tava enxergando ela e se suicidou.
Mais informações sobre o José? Lá vai:


Antes de encerrar o post, vale a pena fazer algumas reflexões aqui...
Em 2017, o José se envolveu numa briga com a figurinista Susllem Meneguzzi Tonani, que acusou ele de assédio sexual.
O José admitiu logo depois que realmente tinha tido um comportamento sexualmente desrespeitoso em relação à figurinista e pediu desculpas a ela publicamente.
Depois disso, pressionada por várias celebridades feministas, a direção da Globo decidiu não dar novos trabalhos a ele e não renovar o contrato dele quando chegasse ao fim, o que aconteceu em Janeiro de 2019.
Mas será que as celebridades feministas em questão ou mesmo a própria Globo não quiseram se livrar do José exatamente porque não queriam mais a imagem da emissora associada ao tipo de personagem que ele sempre interpretava?
Afinal, o tipo de heróis aos quais ele sempre deu vida contradizem bastante as pautas politicas que a emissora defende atualmente. E como as feministas partidárias obtêm vantagens vindas dessas pautas políticas...
O problema que aconteceu entre o José e a Susllem, na verdade não contou tanto assim. A lembrança do que o José já fez em termos de personagens na Globo é que é incômoda tanto pra emissora quanto pras feministas famosas. Então, se alguém ainda não entendeu por qual motivo botaram ele pra fora de uma forma tão indiscutível, é só somar 2 + 2  pra enxergar o 4.
ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!

Nenhum comentário: