sábado, 20 de junho de 2020

SECTAURS, OS GUERREIROS DE SYMBION

título original: Sectaurs: Warriors of Symbion
título brasileiro: Sectaurs, os Guerreiros de Symbion
ano de lançamento: 1986
país: Estados Unidos
produção: Ruby-Spears Productions

Originalmente habitado por humanos, o Planeta Symbion foi completamente modificado quando um grupo de cientistas perderam o controle de uma experiência, que, aparentemente, espalhou algum tipo de energia por todo o planeta, destruindo as construções que existiam até então e alterando a estrutura física de todas as formas de vida animais e vegetais que viviam ali. E os humanos especificamente adquiriam características físicas de insetos.
Muitos anos (talvez séculos) depois desse grande abalo, 2 países mais poderosos conseguiram se formar no planeta: o Reino da Luz, governado pelo Príncipe Dargon, e o Império das Trevas, governado pelo General Spidrax.
Um dia, chegam ao Reino da Luz os guerreiros do Império das Trevas, liderados pelo Spidrax. E eles começam a destruir as plantações e incendiar as casas dos camponeses.
Em defesa de seu país, o Dargon ataca, acompanhado por seus guerreiros principais.
Mas ninguém percebe que o ataque do Spidrax é só pra camuflar uma tentativa de roubar um mapa do sábio Mantor, o que eles conseguem fazer enquanto o Dargon e os amigos dele tão distraídos.
Aquele mapa mostra a localização do Hyve...
Ninguém ali parece saber bem o que é Hyve. Mas dizem as lendas que é uma fortaleza construída pelos antigos habitantes de Symbion e que esconde segredos importantíssimos. E quem se apossar desses segredos vai ser capaz de dominar o planeta.
Depois de uma tentativa frustrada de recuperar o mapa, os habitantes do Reino da Luz percebem que os habitantes do Império das Trevas já partiram na direção que o mapa indica.
Agora só resta aos heróis seguir os passos dos inimigos através de Symbion e enfrentar todos os perigos desconhecidos que vão aparecer pelo caminho...

Em 1985, a Coleco Industries Inc. lançou nos Estados Unidos uma coleção de bonecos chamada Sectaurs: Warriors of Symbion.
A coleção mostrava um grupo de guerreiros do bem e outro de guerreiros do mal. E foi criada toda uma mitologia pra explicar quem eram aqueles personagens, qual era a história pessoal de cada um deles, qual era a personalidade de cada um deles, qual era a relação de cada um deles com os outros... Tudo isso vinha escrito no verso da caixa em que cada boneco era vendido.
Os bonecos eram muito bem feitos, comparados com outras coleções de brinquedos da época! Mas, apesar disso, a aparência deles não agradou muito, o que fez com que a coleção acabasse encalhada nas lojas de brinquedos dos Estados Unidos. E a Coleco, pra tentar salvar o produto, propôs uma parceria à Ruby-Spears Productions, uma companhia que criava desenhos animados, pedindo que a Ruby-Spears lançasse um seriado inspirado nos bonecos da coleção, pra chamar um pouco mais a atenção das crianças.
A Ruby-Spears concordou em produzir 5 capítulos experimentais. E dependendo da aceitação do público, o seriado continuaria depois disso ou não.
E assim, em 1986, foi lançado o seriado Sectaurs, os Guerreiros de Symbion.
Na verdade, a história acabou ficando meio insossa: as histórias pessoais de quase todos os personagens são ignoradas pelo seriado; as aventuras pelas quais eles passam não têm muita ligação umas com as outras, já que, ao longo da história, eles passam por aquilo, esquecem e já começam a se preocupar com a aventura seguinte; e o roteiro ficou com algumas contradições meio bizarras.
Nem é preciso dizer que o desenho ficou só nesses 5 episódios experimentais mesmo, né?
Talvez a falta de humor também tenha incomodado o público, já que os personagens aqui só passam por dramas e lutas. E não tem nenhum personagem fofucho fazendo coisinhas engraçadas pra servir como alívio cômico.
Parece que também tentaram imitar He-Man e os Defensores do Universo (1983) na parte que envolve a obsessão do Spidrax em se apossar do Hyve pra conquistar Symbion: vão dizer que isso não lembra a obsessão do Esqueleto tentando se apossar do Castelo de Grayskull pra conquistar Etérnia?
Quanto à coleção de bonecos, ela também foi lançada no Brasil, mas incompleta: através da Mimo Brinquedos, a Coleco distribuiu no Brasil os bonecos dos 8 humanoides principais (Dargon, Spidrax, Mantor, Pinsor, Skulk, Skito, Waspax e Zak) e dos 4 insetoides pequenos deles (Bitaur, Raplor, Toxcid e Winged). E só isso. Ou seja, mais ou menos a 3ª parte do que foi lançado nos Estados Unidos.
Outra produção da Ruby-Spears que eu já indiquei aqui foi Bicudo, o Lobisomem (1978).
Mais informações sobre Sectaurs? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘seriados’ que você acha posts sobre Bicudo e He-Man.
ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!

3 comentários:

Marcelo Castro Moraes disse...

Eu me lembro tanto dessa coleção de bonecos como o desenho, mas foi algo muito rápido e acredito que até mesmo da minha geração nem se lembre disso.
https://cinemacemanosluz.blogspot.com/2020/06/cine-dica-durante-quarentena-assista_19.html

Jaws disse...

Lembro que assisti e gostei muito e sempre que reprisava eu assistia novamente, acho que no SBT. Eu gostava de desenhar eles :)

Leo Rib disse...

Marcelo→ Eu tive quase todos os bonecos que foram lançados no Brasil. Eu lembro que eu ia ao shopping perto da minha casa todo mês pra ver quais bonecos tavam sendo vendidos na Mesbla.rsrs
Como o tempo passa, né?

Jaws→ É verdade. Esse desenho reprisou umas 50 vezes no SBT.rsrs
Eu também desenhava vários heróis daquela época.