quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

OS SMURFS

títulos originais: De Smurfen / Smurfs / Smurfs’ Adventures / The Smurfs
título brasileiro: Os Smurfs
ano de lançamento: 1981
países: Bélgica / Estados Unidos
produção: Hanna-Barbera Productions e SEPP International S. A.

Qual é a diferença entre duende e gnomo?

Bom, sem querer discutir com quem acredita ou não acredita nisso, se fizermos essa pergunta a esotéricos, vamos ouvir as mais diferentes respostas, já que eles mesmos discordam bastante em relação a esse assunto.
Mas e quando entra nessa discussão a palavra ‘smurf’? Bom, aí é fácil:
Os smurfs são uma raça de duendes azuis inspirados nos schtroumpfs, personagens criados pelo desenhista belga Peyo.
O 1º desenho animado sobre os schtroumpfs foi Les Aventures des Schtroumpfs (1965). Mas os smurfs mesmo (vistos como uma nova versão dos schtroumpfs) foram apresentados ao público pela 1ª vez num desenho animado belga de 1976. E aí eles chamaram a atenção da Hanna-Barbera, que comprou os direitos autorais sobre os personagens e, em parceria com a SEPP International S. A., lançou em 1981 o seriado Os Smurfs.
O desenho foi lançado na Bélgica como De Smurfen. Mas chegou a ser anunciado nos Estados Unidos com 3 títulos diferentes (Smurfs, Smurfs’ Adventures e The Smurfs). E é um desenho de aventura misturada com comédia.
Nessa versão, o local e a época exatos em que os smurfs vivem nunca ficam muito claros. Mas a história se passa basicamente numa floresta europeia (aparentemente na França ou nas proximidades da França) no início da Idade Média. E lá, eles enfrentam uma série de bandidos, magos, monstros e assombrações. Ou simplesmente se metem em confusões pessoais uns com os outros que acabam resultando em pequenas aventuras.
Às vezes, os roteiristas acabam incluindo personagens de outras culturas na história, o que acaba criando situações meio ‘estranhas’. Por exemplo, uma criatura parecida com um yeti mora numa montanha da floresta dos smurfs... Seja lá onde fique essa floresta, com certeza ela fica bem longe do Himalaia, né?
São poucos os smurfs que são personagens fixos e vários aparecem em 1 único capítulo. Mas o que podemos destacar é o Papai Smurf, que é o líder da aldeia onde eles vivem. E é também o único que usa roupas vermelhas, ao contrário de todos os outros smurfs mais jovens do que ele, que usam roupas brancas (ou pelo menos 1 peça de roupa branca).
O vilão principal, chamado Gargamel, é um mago perverso, mas que só tem conhecimentos muito rudimentares sobre magia (aliás, acho que ele é o mago mais inábil que já apareceu na História dos Seriados: sempre sai alguma coisa errada nas magias que ele faz!). E assim, são raras as vezes em que ele sozinho cria problemas realmente sérios pros smurfs.
Curiosamente, o Gargamel só se veste com roupas remendadas (aliás, ele é quase igual às criaturas subterrâneas que aparecem em Superman and the Mole-Men, de 1951) e mora num castelo em ruínas deixado pela mãe dele sem nenhum vizinho por perto, o que dá a entender que todas as terras ao redor são só da família dele, mas dinheiro ele não tem nenhum. Então, é provável que ele e os parentes dele sejam nobres falidos.
Há quem enxergue nesse desenho uma apologia ao socialismo...
Os smurfs não usam nada parecido com dinheiro na aldeia deles (embora todos tenham profissões definidas, ninguém ganha nada por trabalhar), não têm classes sociais separando uns dos outros (as únicas divisões hierárquicas que existem são por idade, com os mais velhos mandando nos mais jovens), todos vão consultar o Papai Smurf quando surge qualquer tipo de problema (vemos aí a ideia de que não se deve pensar e tomar decisões próprias, mas sim consultar o sábio vestido de vermelho, que é a cor do socialismo), todos se vestem quase exatamente da mesma forma e com roupas da mesma cor (só o Papai Smurf e o Vovô Smurf, que são os smurfs mais velhos, se vestem de vermelho e amarelo) e eles não têm religião (eles comemoram o Natal e a Páscoa, mas tratam isso como simples festas sem nunca mencionarem nada do Cristianismo).
Isso parece a descrição exata de uma sociedade socialista.
Alguns afirmam até que a palavra SMURF é formada pelas iniciais de SOCIALIST MEN UNDER RED FATHER (“homens socialistas sob um pai vermelho”).
Ao mesmo tempo, os vilões do desenho, que representariam o capitalismo, tão sempre em busca de dinheiro e, muitas vezes, querendo transformar os smurfs em ouro. E o Gargamel usa sapatos vermelhos, como se ele quisesse pisar no socialismo.
Será que tudo isso é só coincidência? Pode até ser. Mas não dá pra negar que dá o que pensar, né?
Em 2011 e 2013 foram lançados 2 filmes em live-action com os smurfs. Mas eles foram mais inspirados nas revistas em quadrinhos com os personagens do que no seriado dos anos 80.
E dando uma olhada pela Internet, a gente vê que o seriado inspirou vários filmes amadores também com atores de carne e osso.
Outras produções da Hanna-Barbera que eu já indiquei aqui foram a versão de 1967 dos Herculoides; a versão de 1981 dos Herculoides; Os Flintstones (1960); Os Jetsons (1962); A Feiticeira Faceira; A Formiga Atômica; A Lula Lelé; O Esquilo sem Grilo; O Xodó da Vovó; Zé Buscapé (todos esses de 1965); Frankenstein Jr; Os Impossíveis (ambos de 1966); O Poderoso Mightor (1967); Scooby-Doo, Cadê Você? (1969); Os Mussarelas (1972); Goober e os Caçadores de Fantasmas (1973); A Família Dó Ré Mi (1974); e Treme-Treme (1977).
Mais informações sobre o seriado dos anos 80? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘seriados’ que você acha posts sobre a versão de 1967 dos Herculoides, a versão de 1981 dos Herculoides, A Família Dó Ré Mi, A Feiticeira Faceira, A Formiga Atômica, A Lula Lelé, Frankenstein Jr., Goober, Mightor, O Esquilo sem Grilo, O Xodó da Vovó, Os Flintstones, Os Impossíveis, Os Jetsons, Os Mussarelas, Scooby-Doo, Superman and the Mole-Men, Treme-Treme e Zé Buscapé.
Até a próxima!

Nenhum comentário: