quarta-feira, 29 de julho de 2020

O PREDADOR

títulos originais: Depredador / Predator
título brasileiro: O Predador
ano de lançamento: 1987
países: Estados Unidos / México
elenco principal: Arnold Schwarzenegger, Elpidia Carrillo, Kevin Peter Hall
direção: John McTiernan
roteiro: Jim Thomas e John Thomas

“El Diablo Cazador de Hombres.” Assim os índios guatemaltecos se referem a uma misteriosa assombração que, de acordo com as lendas locais, vive na selva do país deles e que mata brutalmente todos que se atrevem a entrar em seus domínios.
Carcaças humanas horrivelmente estraçalhadas encontradas pela selva parecem confirmar a existência desse ser. Mas quem vai descobrir definitivamente o que há por trás dessa lenda é uma pequena tropa do Exército dos Estados Unidos, mandada até a Selva da Guatemala numa missão especial... da qual quase ninguém vai voltar vivo!

Com esse roteiro, O Predador apresentou ao público uma das espécies de monstros espaciais mais famosos entre os fãs de terror, aventura e ficção científica.
Filmado no México, embora o diretor e quase todos os atores sejam dos Estados Unidos, esse filme é considerado um clássico do final dos anos 80. Além de ser o 1º de uma franquia de 6 filmes (os outros 5 foram lançados em 1990, 2004, 2007, 2010 e 2018). E mais algumas produções aleatórias que a gente encontra por aí e que não fazem parte da série cinematográfica oficial.
O 1º, como já vimos, se passa num ambiente florestal. E parece que isso agradou tanto aos fãs que causou problemas pro 2º...
Acontece que esse deslocou a história pro Centro de Los Angeles, o que, embora tenha sido bem aproveitado pelo roteiro, foi mal visto por uma grande parte dos fãs. E assim, a história voltou a se passar em ambientes florestais na maioria das produções posteriores, tentando retomar o clima do filme de 1987.
Os filmes de 2004 e 2007 foram crossovers com a série cinematográfica lançada pelo filme Alien (1979). E embora isso não tenha ficado ruim, descaracterizou um pouco o tema original, né?  A história acabou tomando outro rumo: até ali, o que a gente via era uma espécie de caçadores espaciais abatendo humanos por esporte; dali pra frente, virou um tipo de guerra entre 2 espécies diferentes de monstros espaciais.
Bom, só os 2 primeiros filmes (principalmente o 2º) se fixaram com mais força no gênero ‘terror’. Os seguintes, embora evidentemente também possam ser classificados como “terror light”, se prenderam mais aos gêneros ‘aventura’ e ‘ficção científica’. Então, O Predador e suas continuações agradam a fãs de todos esses gêneros.
Também é interessante lembrar que, nos 2 primeiros filmes, o monstro foi interpretado pelo hoje falecido ator Kevin Peter Hall, famoso por vestir a roupa de vários monstros de filmes de terror desde o final dos anos 70 até o início dos 90, como a ursa monstruosa Katahdin, da Semente do Diabo (1979).
Mais informações sobre O Predador? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘minimonstros’ que você acha posts sobre A Semente do Diabo e Alien.
Até Agosto!

2 comentários:

Marcelo Castro Moraes disse...

O filme foi exibido pela primeira vez na época na Tela Quente mas fui só assistir no Domingo Maior posteriormente com os meus pais. Meu, foi uma sessão inesquecível para todos nós.

Leo Rib disse...

É. Também acho esse filme incrível.
Inclusive a troca de papéis entre o herói e o vilão no final (até ali o monstro tinha ficado invisível pros humanos e atacado eles e dali pra frente o personagem do Arnold Schwarzenegger é que ficou invisível pro monstro e passou a atacar ele) foi muito bem pensada, né?