domingo, 2 de abril de 2023

BIG LEGEND

título original: Big Legend
título brasileiro: inexistente (inédito no Brasil)
ano de lançamento: 2018
país: Estados Unidos
elenco principal: Kevin Makely, Skotty Masgai, Todd A. Robinson
direção e roteiro: Justin Lee

Um casal de namorados chamados Tyler e Natalie vão acampar numa floresta de Washington. E à noite, eles escutam barulhos estranhos ao redor da barraca...
Quando o Tyler sai pra dar uma olhada, alguma coisa agarra a barraca com a Natalie dentro e sai correndo com ela pra dentro da floresta. E o Tyler vai atrás. Mas, depois de alguns metros, ele só encontra os destroços da barraca jogados entre as árvores e nem sinal da garota!
O caso é registrado como ‘ataque de urso’. E passado 1 ano, o Tyler não é deixado em paz pelos traumas psicológicos que adquiriu naquela noite. Ainda mais quando, ao olhar as fotos que eles tiraram da floresta com o celular algumas horas antes do ataque, ele vê um grande vulto peludo entre as árvores!
Assim, o Tyler conclui que não vai descansar enquanto não voltar à floresta pra descobrir o que aconteceu com a Natalie... A mesma floresta que, de acordo com os índios que foram os primeiros habitantes daquela região, é habitada por criaturas que não gostam de humanos. E também a mesma floresta que, de acordo com lendas locais, é o lar de uma criatura chamada Big Man!

Completando 5 anos de lançamento esse ano, Big Legend foi o 1º longa do Justin Lee como diretor e roteirista.
A intenção dele ao lançar esse filme foi dar origem a uma franquia de filmes de terror protagonizada por um esquadrão de caçadores de monstros. Nos primeiros filmes esses caçadores vão ser recrutados (depois que cada um deles tenha passado por uma experiência com um monstro diferente), sendo o Tyler o 1º recrutado. E mais pra frente eles vão se juntar pra enfrentar as criaturas.
Na verdade, Big Legend termina já anunciando nos créditos finais a chegada do próximo filme, chamado The Monster Chronicles.
Devido à pandemia de 2020, o lançamento dos próximos filmes teve que ser adiado. Mas o Justin ainda mantém a decisão de lançar os filmes seguintes nos próximos anos. Ele dá a entender que tá com tudo preparado pra isso.
Quanto a Big Legend, ele acaba sendo um filme mais de suspense do que de terror. Sim: é mantido um bom clima de suspense desde a cena da barraca até o final do filme, mas pouquíssimas coisas aterrorizantes aparecem.
A luta final do Tyler contra o monstro é praticamente uma imitação da conclusão do Predador (1987). Mas essa cena acaba meio em aberto.
Quanto ao monstro, embora o filme nunca explique com todas as letras o que ele é, pela lógica, deve ser um sasquatch.
Os cenários simples e o elenco diminuto mostram que é uma produção de baixo custo. Mas, na última cena, uma participação especial do ator Lance Henriksen, tão presente em tantos filmes de terror desde os anos 70, consegue encerrar Big Legend com uma certa dignidade.
Vamos esperar pra ver o que vem por aí.
Mais informações sobre Big Legend? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘produções mexicanas’ que você acha um post sobre O Predador.
ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!

Nenhum comentário: