sábado, 29 de outubro de 2022

AMBULI

título original: Ambuli
título brasileiro: inexistente (inédito no Brasil)
ano de lançamento: 2012
país: Índia
elenco principal: Ajai R., Parthiban, Srijith P.S.
direção e roteiro: Haresh Narayan e K. Hari Shankar

Numa aldeia que ficava no meio de um milharal do Sul da Índia, nos anos 50, uma mulher pariu um bebê monstruoso durante um eclipse solar.
O feroz monstrinho feriu uma das parteiras com uma séria mordida e foi se esconder no milharal. E desde então, a criatura, apelidada pelo povo de Ambuli, passou a ser o terror da região: vários animais e pessoas começaram a aparecer mortos com as marcas dos dentes dele. E isso levou o povo a abandonar a aldeia.
Apesar disso, as coisas ali não melhoraram muito... Quem passava pelo milharal durante a noite continuava sendo atacado pela criatura. Na melhor das hipóteses, a pessoa só conseguia escapar muito ferida. Mas quase sempre morria.

Bom, tudo no filme Ambuli gira em torno dessa lenda.
Mas, embora tudo isso seja tratado pelos habitantes das aldeias vizinhas como o surgimento de um ser sobrenatural que assombra o milharal, os protagonistas da história, chamados Amudhan e Vendhan, vão descobrir que, embora o monstro exista de fato e realmente mate ou machuque todos os humanos que ele encontra pelo caminho, ele não tem nada de sobrenatural...
Ambuli é um bom filme de terror. Mas tem aquele típico problema da maioria dos filmes indianos: é desnecessariamente longo pros padrões ocidentais.
Mesmo assim, momentos de ação e suspense não faltam. E vai agradar a quem gosta de histórias sobre resultados de experiências de cientistas loucos.
Algumas poucas cenas eventuais de comédia interpretadas pelos 2 protagonistas também aparecem.
O personagem que fica mais sem explicação aqui é o Sengodan: às vezes, ele ajuda os heróis; outras vezes, quase mata eles; diz que quer salvar todo mundo ao mesmo tempo em que mata pessoas sem motivo... O cara é bem contraditório nas ações dele! Ele até lembra a Luna de Noites Eróticas dos Mortos-Vivos (1980), só que sem sexo envolvido.
A última cena sugere que vamos ter uma continuação. Mas, pelo menos até agora, não rolou.
A pré-estreia de Ambuli foi marcada por uma tragédia... Ao terminar de filmar as cenas dele, em 2011, o ator Ajai R. se suicidou (aparentemente, vítima de depressão).
É curioso, porque ele parecia bem no filme, como o herói Amudhan.
Mais informações sobre Ambuli? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘produções dominicanas’ que você acha um post sobre Noites Eróticas dos Mortos-Vivos.
Até a próxima!

Nenhum comentário: