segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

A NOITE DO MEDO

título original: The Being
título brasileiro: A Noite do Medo
ano de lançamento: 1983
país: Estados Unidos
elenco principal: Bill Osco (creditado aqui como Rexx Coltrane), Marianne Gordon, Martin Landau
direção e roteiro: Jackie Kong

No início dos anos 80, numa pequena cidade do interior de Idaho, o prefeito começou a despejar lixo tóxico sem nenhum tipo de tratamento num terreno baldio perto dali.
Pouco depois, coisas estranhas começaram a acontecer: buracos começaram a aparecer no chão da cidade, uma gosma verde não identificada começou a ser encontrada por toda parte e, o mais estranho de tudo, pessoas começaram a sumir sem deixar vestígios! Entre elas, uma criança chamada Michael.
Uma noite, ao chegar em casa, o Xerife Mortimer é atacado por um estranho monstro, só conseguindo escapar dele por um triz.
Juntando A + B, ele entende não só que a criatura é algum tipo de mutante criado pelo lixo tóxico derramado nas redondezas, mas também que a criatura é a causa do desaparecimento das pessoas.
Mas o que fazer se o prefeito e a primeira dama querem simplesmente fazer de conta que tá tudo bem na cidade?

Dentro do que se propõe a mostrar, A Noite do Medo até que é um filme bom... No início.
Porque esse é aquele tipo de filme que começa bom, mas, do meio pro fim, a qualidade desce a ladeira com o pé no acelerador. As contradições e situações sem sentido que aparecem na 2ª parte do filme são quase insanas.
Outra coisa que incomoda um pouco é que o monstro nunca aparece inteiro: a câmera geralmente fecha só no olho dele (sim: ele tem 1 olho só mesmo), só na boca dele, só nas mãos dele...
Os poderes dele até que dão pro gasto: a criatura pode diminuir de tamanho, se transformar em líquido (na verdade, gosma rs) e até andar por baixo da terra.
Desde os primeiros minutos do filme são feitas várias insinuações de que o monstro é a criança desaparecida, transformada devido ao contato com lixo tóxico. Mas a última cena do filme deixa claro que não é nada disso...
A parte mais esquisita aí é que o monstro é um cíclope mutante vermelho que vive com a bocarra cheia de dentes escancarada e soltando uma baba transparente. Só que, em todos os lugares por onde ele passa, ele deixa a tal da gosma verde que sai de algum lugar do corpo dele...
Ué! Mas se ele é todo vermelho e a baba que escorre da boca dele é transparente, o que é esse troço verde e gosmento que ele deixa por onde passa? Diarreia mutante?
Bom, A Noite do Medo tem alguns bons momentos de suspense e algumas cenas de aventura. Mas nada que chegue a animar muito.
De qualquer forma, como eu já disse, o que faz o filme perder mais são as contradições e o nonsense de algumas cenas.
Tirando isso, só leve em conta que é um típico filme de terror dos anos 80 sobre um monstro mutante sanguinário. Se você gosta disso, vale a pena assistir.
Mais informações sobre A Noite do Medo? Lá vai:


Até a próxima!

Nenhum comentário: