quinta-feira, 2 de abril de 2020

CHODENSHI BIOMAN

título original: Chodenshi Bioman
título brasileiro: inexistente (inédito no Brasil)
ano de lançamento: 1984
país: Japão
elenco principal: Akito Osuga, Michiko Makino, Naoto Ota, Ryosuke Sakamoto, Sumiko Tanaka, Yuki Yajima
direção: Nagafumi Hori
roteiro: Hirohisa Soda

Antes de entrar no tema do post de hoje, só uma palavrinha rápida.
Desde a Grécia Antiga, quando a situação ficava pesada na vida real, as peças de teatro cômicas ganhavam mais destaque. Ou seja, em todas as épocas, quando o povo precisa rir pra poder sofrer menos, as comédias se fortalecem.
Nós estamos passando no Brasil por uma fase pesada, com o coronavírus. Então, acho que todo mundo está precisando rir mais pra se aliviar, certo? E por isso, eu decidi que no mês de Abril a Nova Bússola vai indicar só produções (em maior ou menor grau) cômicas. Nem todas vão ser comédias rasgadas, é claro. Mas todas vão ter pelo menos um toque de humor. Vamos deixar pra indicar as histórias mais pesadas um pouco mais pro futuro. É o máximo que eu posso fazer pra tornar a situação um pouquinho menos pesada pros frequentadores do blog.
Bom, vamos ao tema do post de hoje:

No Planeta Baio, no século XV, alguns cientistas desenvolveram poderosas partículas energéticas com fins pacíficos. Mas outro grupo de cientistas quis se apossar dessas partículas, pretendendo usar elas com maus propósitos.
Conclusão: o planeta mergulhou numa guerra pra decidir qual grupo ficaria com as partículas. E em 1484, quando Baio já tava a ponto de explodir devido à destruição causada pela guerra, uma robô em tamanho humano chamada Pibo e um robô gigante chamado Baio Robo foram enviados à Terra com uma amostra das partículas, onde deveriam proteger o planeta de futuros perigos.
Eles aterrissaram no Japão, onde 5 pessoas que viram isso foram irradiadas com as energias das partículas. E isso concedeu a elas poderes que os humanos não têm...
Passados 500 anos, uma organização secreta chamada Gia, instalada no Polo Sul, decide dominar a Terra, começando por atacar o Japão. Mas, ao mesmo tempo, o Baio Robo vai andando na direção da 1ª cidade que eles tentam destruir e agarra com a mão 5 jovens que tavam entre os cidadãos atacados.
Eles são descendentes daquelas 5 pessoas irradiadas pelas partículas em 1484, herdando assim os poderes que elas adquiriram. E foram escolhidos pra se juntar à Pibo e ajudar ela a defender a Terra contra Gia.
Ou seja: eles são o Esquadrão Bioman.

Chodenshi Bioman é um sentai que trouxe (pra época), algumas inovações simples.
Foi o 1º seriado desse tipo a não usar a fórmula de mandar um monstro em tamanho humano atacar os heróis e depois fazer uma versão gigante do mesmo monstro atacar os heróis. Aqui nenhum personagem muda de tamanho: os de tamanho humano ficam sempre assim e os de tamanho gigante a mesma coisa.
Outra novidade é que o robô gigante dos heróis aparece e participa da história com muito mais frequência (na maioria dos sentais, o robô aparece quase sempre só na hora de lutar contra os monstros gigantes).
E Bioman foi o 1º sentai a ter (ao todo) 3 guerreiras femininas fazendo parte do grupo dos heróis, porque começa com uma guerreira de armadura amarela e com outra de armadura rosa, mas a guerreira amarela morre no capítulo 10, sendo substituída na função por outra guerreira.
Isso aconteceu devido à saída da atriz Yuki Yajima, que interpretava a 1ª guerreira amarela.
O resto do elenco só foi informado de que ela não ia mais continuar no seriado, mas a direção e a produção não deram nenhuma explicação a eles sobre o motivo disso. Apesar de que as fofocas nos bastidores comentassem que ela tinha brigado com o diretor, pedindo um aumento de salário.
A Yuki se retirou do meio artístico e evitou contato com os colegas depois disso. E assim, ninguém sabe dizer exatamente o que aconteceu.
A propósito, ela já tinha interpretado a guerreira espacial Hélen em Sharivan, o Guardião do Espaço (1983).
Mas enfim: o único vilão nessa história que já teve um passado humano é o Dr. Man, o poderoso chefão do time do mal. Porque todos os outros membros de Gia são robôs construídos por ele, mas ele já foi um cientista humano que, se submetendo a experiências, se transformou num cyborg.
A parte humorística do núcleo dos vilões fica mais por conta do General Monsuta e do seu junoido (robô guerreiro que serve como ajudante e guarda-costas dos generais) Juo: o Monsuta e o Juo são os membros mais abrutalhados, mas também mais burros e atrapalhados de Gia.rsrs
No capítulo 35, enquanto investigam as atividades de Gia numa montanha florestal, os heróis esbarram com um rapaz chamado Shota, um eremita que vive ali protegendo a fauna da floresta.
Ele ajuda os heróis na luta seguinte que eles têm contra os vilões (embora acabe apanhando muito mais do que batendo), já que, ainda que de uma forma um tanto atrapalhada, ele sabe lutar.
O Shota foi interpretado pelo ator Seiki Kurosaki... Quem é fã de seriados japoneses de aventura conhece bem ele, né?rsrs Em breve vamos ter um post aqui com o trabalho mais famoso dele no Brasil...
E do capítulo 37 pra frente, o seriado muda um pouquinho de tema: um robô em tamanho humano construído no Planeta Baio chega à Terra pra exterminar todos os corpos físicos que tenham absorvido aquelas partículas criadas lá, ou seja, os Bioman, a Pibo e o Baio Robo.
Esse robô se chama Shiruba. E chegou à Terra acompanhado por um super robô gigante chamado Barujion. Mas se perdeu dele quando chegou aqui. E o Shiruba se declara inimigo tanto de Bioman quanto de Gia, ou seja, ele entra como um 3º poder na história.
O interesse desses 3 poderes estabelecidos agora é encontrar o Barujion: o Shiruba quer ele pra exterminar quem ele veio exterminar; os Bioman querem reprogramar o robozão com uma programação pacifista, vendo nisso a única forma de salvar a Terra do ataque dele; e o Man quer se apossar do robozão por ver que ele é mais poderoso do que todos os robôs que Gia já conseguiu construir.
Bom, vale lembrar que o ator Hirohisa Nakata, que aqui interpretou o vilão Meisun, já tinha aparecido em 1 capítulo de Space Cop (1982) e também já tinha interpretado um vampiro em 1 capítulo de Denshi Sentai Denziman (1980).
O ator Hidenori Iura, que aqui interpretou o menino Shuichi, já tinha aparecido em Goggle Five, os Guerreiros do Espaço (1982), interpretando uma das crianças que ajudavam os heróis.
Embora a mãe do Shuichi nunca apareça fisicamente no seriado, ela pode ser vista numa foto em 1 capítulo. E ali ela foi interpretada pela atriz Waka Satomi, que já tinha feito figurações em Denziman, Taiyo Sentai San Barukan (1981) e Shaider, o Detetive do Espaço (1984).
O ator Takaya Hashi, que interpretou o Man jovem numa cena de flashback, já tinha aparecido em 1 capítulo de Sharivan.
E o ator Yoshinori Okamoto, que aqui interpretou o Shiruba, já tinha feito figurações em Denziman, San Barukan, Goggle Five, Space Cop, Sharivan e Shaider.
Mais informações sobre Bioman? Lá vai:


ATENÇÃO! Esse post é inédito: não consta na Bússola do Terror!
E dê uma clicada aí do lado em ‘produções japonesas’ que você acha posts sobre Denziman, Goggle Five, San Barukan, Shaider, Sharivan e Space Cop.
Até a próxima!

Nenhum comentário: