segunda-feira, 27 de julho de 2020

O PORTÃO II: ELES ESTÃO DE VOLTA

títulos originais: Gate II / La Fissure II: Le Cauchemar Reprend
título brasileiro: O Portão II: Eles Estão de Volta
ano de lançamento: 1990
países: Canadá / Estados Unidos
elenco principal: Louis Tripp, Pamela Adlon (creditada aqui como Pamela Segall), Simon Reynolds
direção: Tibor Takács
roteiro: Michael Nankin

Passados 2 anos desde que o rei demônio gigante e seu exército de minidemônios tentaram dominar o Universo, o único adolescente que lutou contra esses demônios e ainda continua morando no mesmo lugar é o Terry. As famílias dos demais se mudaram pra outras cidades (provavelmente, traumatizadas com as loucuras sobrenaturais que se passaram ali).
Vendo o pai desempregado e se afundando no alcoolismo, o Terry tem uma ideia radical: ir até a casa agora abandonada onde se abriu o portão por onde o rei demônio saiu e reabrir o portão! Dessa vez, ele quer soltar os 3 demônios mais poderosos do Inferno e pedir a eles que restaurem a vida do pai... Pedindo isso a demônios?! Já vimos que a coisa não vai acabar bem, né?
Mas, no momento em que ele faz a invocação, os 3 adolescentes da pesada que rondam a vizinhança aparecem e interferem no ritual, que acaba saindo errado: em vez de trazer os demônios do Inferno pra Terra, o Terry e os outros 3 garotos é que acabam sendo teletransportados pro Inferno por alguns segundos.
Quando voltam pra Terra, eles trazem sem querer um dos minidemônios que serviam ao rei demônio. E descobrem que a asquerosa criaturinha realiza todos os pedidos feitos a ela, mas com péssimos resultados: tudo o que ele dá se transforma em algo negativo algumas horas depois.
E essa não é a pior parte, pois, poucos dias depois, os 3 demônios que o Terry invocou conseguem fugir do Inferno e vir pra Terra. Mas eles possuem o próprio Terry e 2 dos adolescentes que interferiram no ritual. E agora, tão transformando os corpos deles em corpos de demônios!

Acho que tá claro que temos aqui a continuação do filme O Portão (1987). Mas enquanto esse último era um filme de terror infantil, O Portão II: Eles Estão de Volta tem temas mais comuns de filmes voltados pro público adolescente (a preocupação do rapaz em relação ao futuro, os garotos brigões enchendo o saco do nerd, a namorada do garoto brigão mudando de lado e ficando ‘boazinha’...).
Como um todo, O Portão II tem uma história um pouco mais séria (apesar de ter várias cenas cômicas, é claro). E como o Terry é o único personagem que aparece nos 2 filmes, ele teve que virar o protagonista desse aqui (no 1º filme, apesar de aparecer quase o tempo todo, ele era um personagem secundário).
Em termos de efeitos especiais, eu diria que os 2 filmes seguem a mesma linha. Um não chega a ser melhor do que o outro.
Em termos de aventura, O Portão II é um pouco mais agitado e tem mais mudanças de cenário.
Ambos são de terror light.
Enfim, se você viu O Portão, gostou e quer ver uma versão um pouco menos infantil dele, vai gostar do Portão II também.rs
Mais informações sobre o filme? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘séries cinematográficas’ pra ver um post sobre o 1º filme da franquia.
Até a próxima!

Nenhum comentário: