terça-feira, 28 de julho de 2020

CLIVE BARKER

O inglês Clive Barker é lembrando na área do terror basicamente pelos trabalhos que já teve como escritor e roteirista.
Lançadas nos anos 80, a coleção Livros de Sangue e a série cinematográfica Hellraiser (que apresentou ao Mundo o cenobita sadomasoquista Pinhead, considerado por muitos um dos grandes vilões do terror moderno) talvez sejam lembradas como as principais obras do Clive nessa função.
Entretanto, ele também deu a sua contribuição ao Cinema de Terror como ator.
Vejamos os trabalhos que o Clive teve só como ator em filmes de terror:
Sonâmbulos (1992), Os Outros (2000), Vault of the Macabre (2014) e Vault of the Macabre: the House upon the Hill (2017).
É claro que se vê que é uma carreira modesta como ator. Mas exatamente porque o Clive sempre se dedicou muito mais à Literatura de Terror e à produção de textos pra filmes de terror. A carreira de ator sempre veio em 2º plano. Por isso, em alguns outros filmes, ele foi ator & roteirista: em 1973, ele foi diretor, roteirista e ator do curta-metragem Salomé; em 1978, ele foi diretor, ator e roteirista do curta-metragem The Forbidden; 1992, ele foi roteirista e ator do curta-metragem Motörhead: Hellraiser; em 1997, ele foi roteirista e ator do filme A Maldição de Quicksilver; e em 1998, ele foi diretor roteirista e ator do filme Clive Barker’s Salomé & The Forbidden.
Um filme inspirado num conto dos Livros de Sangue que eu já mencionei aqui foi O Senhor das Trevas (1986). Mas esse filme é um dos que o Clive mais rejeita: de acordo com ele, devido à insistência dos produtores, o diretor distorceu completamente o roteiro que ele tinha planejado pro filme (sim: foi o próprio Clive que tinha adaptado o texto do conto pra ser usado como roteiro cinematográfico) e fez praticamente outro filme com outra história que ele considera bizarramente pior do que a história original.
E por fim, uma palavrinha sobre a franquia Hellraiser:
Pra dizer a verdade, essa é uma das séries cinematográficas de terror às quais eu dou menos bola. O único filme inteiro que já vi dessa franquia foi o 1º (1987). E sendo sincero, achei meio confuso na hora. Depois é que, lendo o roteiro, entendi melhor a história.
E é uma série assustadora porque trabalha com sadomasoquismo: os vilões sentem prazer em sentir dor física e em provocar dor física nos outros.
Mas o que foi mais inovador nessa série é que o Pinhead foi retratado de forma bem diferente da grande maioria dos vilões de filmes de terror oitenteiros: ele não é uma besta descontrolada que sai massacrando qualquer coisa que se mexa na frente dele e também não é um vilão mudo que a gente não entende direito por quê tá matando.
Se é isso que você quer ver, vale a pena dar uma olhada.
Mais informações sobre o Clive? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘produções irlandesas’ que você acha o post sobre O Senhor das Trevas.
Até a próxima!

Nenhum comentário: