segunda-feira, 8 de abril de 2024

EU SOU A LENDA

título original: I am Legend
título brasileiro: Eu sou a Lenda
ano de lançamento: 2007
país: Estados Unidos
elenco principal: Alice Braga, Dash Mihok, Will Smith
direção: Francis Lawrence
roteiro: Richard Matheson (autor do texto original), Akiva Goldsman, John William Corrington, Joyce Hooper Corrington e Mark Protosevich

Em 2009, uma cientista é entrevistada num telejornal, dizendo que uma vacina foi inventada pra impedir que os organismos desenvolvam câncer. E que 10000 pessoas receberam essa injeção ainda em fase de teste...
Passados 3 anos, vemos Nova York abandonada, com mato crescendo pelas ruas e vários animais selvagens vagando soltos por ali.
O único habitante humano da cidade é um coronel do Exército dos Estados Unidos chamado Robert Neville, que anda sempre acompanhado por sua pastora alemã Samantha.
Todo dia o Robert envia uma transmissão de rádio, dizendo que sempre vai ao porto ao meio-dia. E assim, se alguém tiver ouvindo ele, pode encontrar ele ali.
De qualquer forma, isso só pode realmente ser feito durante o dia, já que, assim que anoitece, centenas de mutantes humanoides saem dos prédios onde eles se abrigam durante o dia em busca de comida (o que inclui eventuais vítimas humanas).
Sim: esses mutantes são o que sobrou das 10000 pessoas que receberam aquela vacina em fase de teste 3 anos antes.

Eu sou a Lenda foi inspirado no livro A Última Esperança Sobre a Terra (1954), do Richard Matheson.
Bom, tirando a parte de aventura e ficção científica, a mensagem que o filme passa é aquele questionamento: se o ser humano usa a ciência pra alterar a Natureza, vê que fez merda por causa disso, aí usa a ciência de novo pra tentar consertar a merda que fez e ainda assim continua usando mesmo vendo que não tá dando certo, quando isso vai parar?
Tudo isso acontece muito porque, durante os 3 primeiros anos observando os mutantes, o Robert supõe que eles são só animais irracionais e/ou loucos, sem nenhum discernimento de nada.
Finalmente, depois de um tempo, ele entende que as criaturas ficam escondidas dentro dos prédios da cidade espiando ele pelas janelas enquanto ele anda pela rua. E ele descobre da pior forma possível que elas também sabem preparar armadilhas e que até criam cachorros infectados e treinam eles pra atacar. Ou seja, esses mutantes tão bem longe de ser as feras irracionais que ele pensava.
Vale lembrar que, até essa fase, o Robert tinha capturado alguns humanos e ratos transformados em mutantes e submetido eles a experiências, tentando reverter essas criaturas ao estado original delas. Mas, na prática, a única coisa que ele sempre conseguiu foi matar as cobaias que usava durante essas experiências. E por acreditar que elas não tinham consciência, ele não se importava em fazer isso.
Foram filmados 2 finais diferentes pro filme.
Acontece que o fim original da história destacava bem esse lado do Robert se arrependendo de ter sacrificado todos aqueles mutantes em vão. Só que o público de teste não gostou nem um pouco dessa conclusão.
Então, filmaram outro final, justificando, até um certo ponto, os esforços dele e colocando ele como um mártir que morre pra salvar os 2 outros humanos que ele encontrou.
Uma dúvida que muita gente tem é sobre a origem dos animais selvagens vistos vagando por Nova York.
Bom, muito provavelmente, quando a pandemia que criou os mutantes tava em fase de desenvolvimento, alguém correu pros zoológicos pra salvar os animais (pois sabia que não ia sobrar ninguém pra cuidar deles) e abriu as portas das jaulas.
Como agora as ruas de Nova York tão em processo de se transformar em novas florestas e o vírus que provoca a mutação só parece afetar humanos, cachorros e ratos, os animais das outras espécies ficaram por lá mesmo vivendo numa boa.
No início de 2023, foi anunciado que uma continuação do filme tá em fase de produção. E vai desconsiderar a versão em que o Robert morreu e trazer o Will Smith novamente interpretando o personagem.
Mais informações sobre Eu sou a Lenda? Lá vai:


ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!
Brasil 2024: tempo de pensar no que é melhor pra sua cidade.

Nenhum comentário: