título original: The Haunting
título brasileiro: A Casa Amaldiçoada
ano de lançamento: 1999
países: Estados Unidos / Inglaterra
elenco principal: Catherine Zeta-Jones, Liam Neeson, Lili Taylor
direção: Jan de Bont
roteiro: Shirley Jackson (autora do texto original) e David Self
Uma mulher chamada Eleanor perdeu os últimos 11 anos de vida cuidando da mãe velha e doente. E descobriu que, quando a velha morreu, deixou tudo o que tinha em testamento só pro marido da irmã.
Agora, como a irmã e o cunhado querem o apartamento onde ela mora, ela não tem pra onde ir.
Pouco depois, a Eleanor recebe um telefonema de alguém falando sobre um psiquiatra que quer reunir um grupo pra fazer uma experiência numa mansão isolada chamada Hill House. E ele paga U$ 900,00 por semana pra isso.
Faz parte da experiência que ninguém saia da casa (aliás, os caseiros vão trancar o portão quando saírem). E a casa não tem televisão nem telefone nem nenhum meio de comunicação.
A Eleanor aceita participar da experiência e vai pra tal mansão.
Chegando lá, ela vê que as paredes são cheias de estátuas de crianças em todos os cômodos.
Ela também encontra uma porta com uma imagem do Purgatório. E identifica esculpidas ali imagens de espíritos de pessoas que já morreram, mas que não conseguiram ir pro Céu nem pro Inferno.
Depois de enfrentar várias situações aterrorizantes naquela mansão, a Eleanor vai entender por qual motivo aquelas esculturas se encontram ali...
Inspirado no livro The Legend of Hill House (1959), da Shirley Jackson, A Casa Amaldiçoada foi filmado nos Estados Unidos e Inglaterra.
Apesar de contar uma história de terror sobrenatural, o filme aposta muito mais no suspense do que no horror. Nada de cenas hardcore de monstros despedaçando pessoas. É muito mais gótico.
Falando em gótico, a mansão onde A Casa Amaldiçoada foi filmado tem uma atmosfera tão sinistra de noite que alguns atores chegaram a ficar com medo de andar pelos corredores no escuro!
Vemos aqui uma história com início, meio e fim: todos os mistérios vão sendo explicados do meio do filme pra frente.
Como a maior parte da história se passa dentro do terreno de uma mansão, não chega a ser um filme de muita aventura. Mas a última meia hora é bem movimentada.
Claro que o filme tem algumas esquisitices, como 2 mulheres que, de madrugada, percebem alguma coisa rosnando e tentando arrombar a porta do quarto delas com uma força descomunal. E depois de levantar uma suposição meio boba pra explicar a situação, elas simplesmente deixam isso pra lá e esquecem.
No roteiro original, A Casa Amaldiçoada teria mais um personagem participando do experimento. Mas o diretor decidiu não usar ele na história, aparentemente pra evitar o excesso de gente e não tirar o foco da heroína principal.
Se você é fã de suspense e terror gótico, vale a pena ver o filme.
Mais informações sobre A Casa Amaldiçoada? Lá vai:
ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até Abril!
Brasil 2024: tempo de pensar no que é melhor pra sua cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário