terça-feira, 14 de dezembro de 2021

KANE HODDER

O californiano Kane Hodder é um dos grandes monstros sagrados do Cinema de Terror do final do século XX e início do XXI.
Por pouco que o nome dele não é um sinônimo de Jason Voorhees. Afinal, o Kane é mais lembrado (especialmente entre os fãs de terror) principalmente por ter interpretado esse vilão nos filmes Sexta-Feira 13 Parte 7: A Matança Continua (1988), no qual ele também foi coordenador de dublês; Sexta-Feira 13 Parte 8: Jason Ataca em Nova York (1989); Jason vai para o Inferno: a Última Sexta-Feira (1993); e Jason X (2001) no qual ele também foi coordenador de dublês, que tiveram como origem o clássico Sexta-Feira 13 (1980).
É que, embora o Jason tenha sido interpretado por vários atores diferentes durante todos os filmes em que ele apareceu, foi o Kane que interpretou ele na maioria das vezes.
E assim, ele não costuma ser esquecido em produções derivadas dessa série cinematográfica...
Em 2004, foi lançado um documentário sobre a franquia chamado Friday the 13th Chronicles. E o Kane tava lá.
Em 2009, foi lançado um telefilme falando sobre o personagem chamado His Name Was Jason: 30 Years of Friday the 13th. E o Kane também tava lá.
Em 2013, foi lançado um documentário sobre o personagem chamado Crystal Lake Memories: The Complete History of Friday the 13th. E o Kane também tava lá.
E em 2021, foi lançado outro filme inspirado na franquia chamado 13 Fanboy. E o Kane também tava lá.
E quanto às outras produções de terror? Afinal, claro que esse tá muito, mas muito longe de ser o único personagem que o Kane já teve em produções de terror. Até porque ele tem todas as características necessárias pra dar vida a esse tipo de personagem: alto, abrutalhado e com formação de dublê.
Bom, a estreia dele na área foi em 1980, quando ele apareceu em Alligator interpretando... o jacaré gigante! É sério. Em algumas cenas em que a câmera fechava no jacaré mais de perto, era o Kane que tava dentro do monstro, manipulando ele.
Vale lembrar que, em 1991, o Kane apareceu em Alligator 2: A Mutação, a continuação do outro.
Ainda em 1984, ele trabalhou como dublê em Quadrilha de Sádicos 2.
No ano seguinte, ele foi dublê e coordenador de dublês da comédia de terror A Casa do Espanto. E seguiu em frente com os demais filmes da franquia: ele foi ator, dublê e coordenador de dublês em A Casa do Espanto II (1987); ator em em A Casa do Espanto III (1989); e ator e coordenador de dublês em A Casa do Espanto IV (1992).
Em 1987, o Kane foi ator e dublê em Condenação do Além. E também foi visto em 1 episódio do seriado Além da Imaginação.
No ano seguinte, ele trabalhou como dublê em A Passagem e como dublê e coordenador de dublês em Cidade Fantasma.
Em 1989, o Kane trabalhou como dublê e coordenador de dublês em Abismo do Terror.
No ano seguinte, ele participou do documentário The Horror Hall of Fame e trabalhou como coordenador de dublês em O Massacre da Serra Elétrica 3. E também trabalhou como ator e coordenador de dublês em Os Ghoulies vão ao Colégio.
Em 1992, o Kane trabalhou como ator em Sem Refúgio e como dublê em Waxwork II: Perdidos no Tempo.
No ano seguinte, Pumpkinhead - O Retorno, a continuação da Vingança do Diabo (1988), contou com ele no elenco.
Em 1995, o Kane apareceu em Scanner Cop II. E também trabalhou como ator e coordenador de dublês em Metalbeast e como dublê em Seven.
Em 1997, ele trabalhou como ator em O Mestre dos Desejos, como dublê em Spawn e como coordenador de dublês em O Hotel dos Fantasmas.
No ano seguinte, o Kane trabalhou como ator e coordenador de dublês em Colheita Maldita 5 - Campos do Terror. E também apareceu em Watchers Reborn.
Em 1999, ele trabalhou como dublê em A Mão Assassina.
Em 2003, o Kane foi visto em Lobisomem Solteiro Procura e em 2 capítulos do seriado Jovens Bruxas.
Em 2005, ele foi ator e coordenador de dublês de Rejeitados pelo Diabo. E também foi atore em 2001 Maníacos.
No ano seguinte, o Kane se envolveu com outra franquia de terror bem marcante na carreira dele: ali ele interpretou o vilão Victor Crowley no slasher moderno Terror no Pântano, dando vida ao mesmo personagem nas 3 continuações que o filme teve (2010, 2013 e 2017). E vale lembrar que ele foi coordenador de dublês nos 3 primeiros filmes da franquia.
Em 2011, foram lançados documentários sobre a franquia chamados First Look: Hatchet II, Hatchet II: Behind the Screams e Hatchet II: Meet the FX Team. E o Kane tava lá.
Em 2013, foram lançados outros 2 documentários sobre a franquia, chamados Hatchet III: Raising Kane e Hatchet III: Swamp Fun. E o Kane também tava lá.
Ainda em 2006, ele foi ator, produtor e coordenador de dublês de Fallen Angels. E também foi ator em Por Trás da Máscara: o Surgimento de Leslie Vernon e em Quarto 6.
No ano seguinte, o Kane protagonizou Dead Noon e Ed Gein: The Butcher of Plainfield e apareceu em O Nascimento. E também trabalhou como ator e dublê em Ilha Maldita.
No ano seguinte, ele protagonizou Sede de Sangue.
Em 2009, o Kane trabalhou como ator, dublê e coordenador de dublês em Old Habits Die Hard. E também apareceu em 5 capítulos do seriado de terror Fear Clinic.
No ano seguinte, ele apareceu no documentário Never Sleep Again: The Elm Street Legacy. E também foi ator e em coordenador de dublês em Pânico na Neve (esse filme é mais de suspense, mas tá creditado em alguns sites como “horror”).
Em 2011, o Kane foi visto nos filmes Chillerama, The Making of The Diary of Anne Frankenstein, The Afflicted e Exit 33, além de 1 capítulo do seriado Ghost Adventures. Também trabalhou como ator, produtor e coordenador de dublês em Monsterpiece Theatre Volume 1. E também trabalhou como ator e coordenador de dublês em The Family.
No ano seguinte, ele foi visto em Among Friends, Driving Lessons e Robin Hood: Ghosts of Sherwood. E também apareceu em 3 capítulos do seriado de terror Holliston.
Em 2013, o Kane protagonizou Exit to Hell.
No ano seguinte, ele protagonizou Alice D e Abandoned in the Dark e também aparecem em Nas Profundezas do Solo, Love in the Time of Monsters e Twiztid: Sick Man. E também trabalhou como ator e produtor em Fury: The Tales of Ronan Pierce e como ator e coordenador de dublês no slasher Charlie’s Farm.
Em 2015, o Kane foi visto em Muck. E voltaria na continuação Muck: Feast of Saint Patrick (2016).
Ainda em 2015, ele foi visto em 1 capítulo do seriado Eye on Entertainment, em 1 capítulo do seriado Nightmares e no seriado Adam Green’s Scary Sleepover. E também protagonizou Almost Mercy; foi ator e coordenador de dublês em Old 37; e foi ator, diretor e produtor executivo de The Killer & I.
Em 2016, o Kane foi ator e produtor de Chainsaw Maidens e Smothered.
No ano seguinte, ele trabalhou como ator em Death House e como ator e produtor executivo em An Accidental Zombie Named Ted.
Em 2018, o Kane apareceu no documentário de terror For the Love of Halloween e no curta-metragem The Intervention.
No ano seguinte, ele protagonizou Paralyzed with Fear, participou de Shed of the Dead e do documentário sobre filmes de terror In Search of Darkness e foi coordenador de dublês em Hanukkah.
Em 2020, o Kane apareceu em Stay Home e em The Good Things Devils Do.
E em 2021, ele protagonizou Knifecorp e apareceu em Death Breed, em Room 9 e no documentário Behind the Monsters.
Tem filmes novos do Kane prontos pra ser lançados, com os títulos provisórios de Arthur Prescott Promo, Balsan, Beaten Path, Dawn of 5 Evils, Dead by Midnight Y2Kill, Iron Lung, Jasper, Murders, Severed Road e Z Dead End. Mas as datas de lançamento ainda não tão definidas.
Esse realmente contribuiu com as produções de terror, hein!
Mais informações sobre o Kane? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘aventura’ que você acha posts sobre A Casa do Espanto, A Vingança do Diabo, Abismo do Terror, Metalbeast, Terror no Pântano e a franquia Sexta-Feira 13.
Até a próxima!

Nenhum comentário: